Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galerinha, é o seguinte, montei um PC com essas configurações:

Processador: Ryzen 5 5600

Placa-mãe: MSI B550M PRO VDH WIFI
Placa de Vídeo: RX 6600 DA GIGABYTE

Fonte: MSI MAG 650W

Memórias: 2 pentes de 8GB 3600mhz (mas ambas estão em 3200mhz) - dual chanel

Armazenamento: SSD NVMe M2 512 GB

Water Cooler 240 mm + 4 fans para refrigeração

Aí para jogos ele tá de boa, rodando tudo tranquilo e tal (sem travar e com boas taxas de fps), mas meu problema mesmo é usando durante o dia a dia, pois acho ele meio travadão em comparação com meu notebookzin (um i7 de 11 geração com iris xe e 8g de ram). Por exemplo, entro no navegador e ele fica tipo dando mini travadinhas, em alguns apps ele fica mó lagadão, como no da Microsoft Store, aí isso tem me incomodado. Fico pensando, será se é por causa do windows? Tô usando o Windows 11 (que é o que também uso no notebook)... Ou seria tipo o processador ou qualquer outro componente? Todos os drivers estão atualizados e o pc não tá esquentando (ele opera na faixa dos 45 graus). Percebi que usando os mesmos apps no notebook, sinto a fluidez dele bem melhor, já no pc, sinto sempre ele meio lagado (é pouca coisa, mas percebo). O que vocês acham que pode ser? Ou isso é normal?

Postado

Bom dia,

Acho incrivel achar alguém que use microsoft store, achei que era só um app de bloatware que ninguém na face de todos os quatro cantos desde a divida criação humana usava.

Faz o seguinte e me diz se resolve:
aperta as teclas windows + R → digita "msconfig" sem as aspas → aperte enter → quando abrir a janela, clica em serviços lá no canto superior → clica em ocultar serviços da microsoft → clica em desativar tudo → clica em aplicar → vai em inicialização de programas → no meio vai em abrir gerenciador de tarefas → com o botão direito do mouse, desative um a um de todos os programas que aparecem lá (não se preocupe, isso só impede que ele fiquem 24h ligados, assim que você clicar eles vão abrir normal.)

clique no menu iniciar do windows → digite "agendador de tarefas" sem aspas → abra o agendador → na parte esquerda vá em biblioteca do agendador de tarefas → vai aparecer alguns itens no meio, desative todos eles com botão direito, isso fará eles não iniciarem sem sua permissão.

algumas outras coisas:

abra o cmd como administrador e desative uma das coletas de dados da microsoft com esse comando:
reg add "HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows\DataCollection" /v "AllowTelemetry" /t REG_DWORD /d 0 /f

desabilite animações de transição entre as pastas para acelerar:
reg add "HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\Desktop" /v UserPreferencesMask /t REG_BINARY /d 00000000000000000000000000000040 /f

Postado
4 horas atrás, Swalls disse:

algumas outras coisas:

abra o cmd como administrador e desative uma das coletas de dados da microsoft com esse comando:
reg add "HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows\DataCollection" /v "AllowTelemetry" /t REG_DWORD /d 0 /f

desabilite animações de transição entre as pastas para acelerar:
reg add "HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\Desktop" /v UserPreferencesMask /t REG_BINARY /d 00000000000000000000000000000040 /f

Antes de aplicar, caso eu não goste do resultado e queira desfazer essas alterações futuramente, como poderia proceder?

4 horas atrás, Swalls disse:

Bom dia,

Acho incrivel achar alguém que use microsoft store, achei que era só um app de bloatware que ninguém na face de todos os quatro cantos desde a divida criação humana usava.

Bom dia irmão!

Cara, pior que uso bastante, pois a maioria dos apps eu baixo por lá, e como sou assinante do gamepass para PC, baixo os jogos por lá também. Mas assim, usei ele só como exemplo, só que esse lag também acontece em outros apps, como o a EA, Spotify, Navegadores e etc.

Postado
2 horas atrás, MegamanVascaino disse:

Antes de aplicar, caso eu não goste do resultado e queira desfazer essas alterações futuramente, como poderia proceder?

Bom dia irmão!

faz um backup:

(aperta windows + R → digita "sdclt" sem aspas e dê enter, vai abrir a janela de backup e você segue as orientações dela)

sobre os programas:

Talvez seu problema seja excesso de bloatware (telemetria em excesso), EA tem telemetria (se você for no gerenciador de tarefas vai ver que tem um programa dela rodando mesmo sem uso), spotify também, Edge também, microsoft XBOX, microsoft store, todos esses tem.. quanto de ram e processador está sendo consumido quando você inicia a maquina?

aproveita e reduz o uso da cpu pelo windows defender, o comando é esse: Set-MpPreference -ScanAvgCPULoadFactor 1

Se os passos que te citei no meu comentario anterior não resolveram, existe um software chamado windows debloater, verifica se te interessa, tem no github.

Qual o seu gabinete?

qual a marca e modelo desse NVMe? marca e modelo dessa ram?

Postado
15 horas atrás, Swalls disse:

faz um backup:

(aperta windows + R → digita "sdclt" sem aspas e dê enter, vai abrir a janela de backup e você segue as orientações dela)

sobre os programas:

Talvez seu problema seja excesso de bloatware (telemetria em excesso), EA tem telemetria (se você for no gerenciador de tarefas vai ver que tem um programa dela rodando mesmo sem uso), spotify também, Edge também, microsoft XBOX, microsoft store, todos esses tem.. quanto de ram e processador está sendo consumido quando você inicia a maquina?

aproveita e reduz o uso da cpu pelo windows defender, o comando é esse: Set-MpPreference -ScanAvgCPULoadFactor 1

Se os passos que te citei no meu comentario anterior não resolveram, existe um software chamado windows debloater, verifica se te interessa, tem no github.

Qual o seu gabinete?

qual a marca e modelo desse NVMe? marca e modelo dessa ram?

Bom dia irmão! Agora agora não posso dar uma olhada pra te confirmar o uso da RAM e da CPU, porque tô no trabalho, mas a respeito do gabinete, é um Wheeljack da Redragon, o SSD é um da Lexar (LNM620X512G-RNNNU) e as duas memórias são da Lexar também (LD4BU008G-R3600GSLA)

Postado
Em 28/07/2024 às 17:32, Swalls disse:

sobre os programas:

Opa irmão, boa noite! Tirei esse print logo após ligar a máquina (apenas com o navegador aberto): 

Captura de tela 2024-07-29 224550.png

• J.Augusto F alterou o título para PC Ryzen 5 5600 e Radeon RX 6600 com mini travadas

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!