Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

eu procurei um cabo cat 6 no mercado livre , aparentemente era um cat 6, no corpo do cabo , esta escrito CAT6E , porém  so consigo pega 100 na rede , , o cabo e falso , ou existe algo q eu possa fazer ? 

Postado

Cabo de rede é cabo de rede, não importa a marca vai realizar sua função corretamente (ligar um dispositivo a outro). Acredito que esteja em um dilema similar ao seu, descobri que meu plano oferta 500Mbps e que meu PC só está pegando 100Mbps, vi que o cabo usado é CAT 5E e descartei a possibilidade de ser o culpado, então só resta o chip de minha (péssima) placa-mãe.

Print informativo sobre as velocidades teóricas de cada versão:

image.png.52fa38c2cb76bcb10bb2a0d7695fe0f4.png

Há também a possibilidade de seu cabo ser na verdade CAT 5, veja com algum conhecido para testar o cabo deles. Outra opção seria a compra de um novo cabo para testar, qual o comprimento do seu atual?

Visitante

Postado
6 horas atrás, Diogo Morais disse:

qual a velocidade máxima suportada pela placa de rede do PC.

Depois de verificar isso, pode ser que a conexão dos RJ's esteja mal feita. Se um só fio ficar mau crimpado, cai a velocidade automaticamente para fast. Para permanecer em gigabit, nada pode estar ruim na parte física, incluindo a placa de rede.

Postado

galera mals pela demora , então, eu sei de todas esses nuances, a minha placa-mãe e uma b450m da Gigabyte, ela tem suporte pra 1gbit , e no célular o wi fi bate 240 no speed test, eu sabia q o problema pode ser o cabo. mas eu n entendo o seguinte, A PORCARIA DO CABO ESTA MARCADO COMO CAT6e , eu n entendi , essa nomenclatura n existe, correto? e mais correto afirmar , q me passarão a perna me vendendo um cat 5 como cat 6 . so por desemcargo de consciência , eu pedi ajuda pra vcs, pois eu pensei q poderia ser alguma configuração ou algo do tipo

por que ele crava no 100 , e isso n deveria acontecer , o conector dele também n e de ferro , mas eu achei q isso seria mera stetica então comprei "um cat 6"
(que n tem o desempenho de um cat 6) me lenhei todim

Visitante

Postado

@maluco-134 Tanto CAT5e quanto o CAT6 irão rodar a gigabit. Se for defeito, não é o cabo em si, mas os conectores RJ45 que também devem ser CAT6. Talvez refazer os conectores possa resolver. Entretanto, não descarte ser a placa de rede o problema. Se não mexeu nas configurações do adaptador e placa é realmente gigabit, a coisa mais barata a fazer é refazer os conectores. Ou arruma outro cabo sabidamente bom e testa. Muitas coisas podem derrubar a velocidade. Outra coisa que pode ser é a porta do roteador. Tem alguns modelos que só tem uma porta gigabit e as demais são fast. Posta a marca e modelo de todo seu setup (router incluso), por favor. B450M tem vários modelos (Gaming, DS3H, M H, M)...

Postado
3 horas atrás, maluco-134 disse:

eu sei de todas esses nuances, a minha placa-mãe e uma b450m da Gigabyte, ela tem suporte pra 1gbit , e no célular o wi fi bate 240 no speed test, eu sabia q o problema pode ser o cabo. mas eu n entendo o seguinte, A PORCARIA DO CABO ESTA MARCADO COMO CAT6e , eu n entendi , essa nomenclatura n existe, correto? e mais correto afirmar , q me passarão a perna me vendendo um cat 5 como cat 6 . so por desemcargo de consciência , eu pedi ajuda pra vcs, pois eu pensei q poderia ser alguma configuração ou algo do tipo

por que ele crava no 100 , e isso n deveria acontecer , o conector dele também n e de ferro , mas eu achei q isso seria mera stetica então comprei "um cat 6"
(que n tem o desempenho de um cat 6) me lenhei todim

Então sabe que não precisa desse cabo. Conexões gigabit são de 1.999 e rodam bem com cabos CAT5E ou mesmo com cabos CAT5 desde que junte 8 vias para curtas distâncias.

Sua conexão é de rede local e nada tem a ver com o tal Speed Test ou com a internet. Vai se conectar a 10, 100 ou 1000 no cabo. Via wifi a uma série de possíveis velocidades. Veja o que o seu sistema reporta e não um Speed Test.

Se desligar o cabo que traz o sinal da internet vai ver que a rede continua igualzinha.

Teste os conectores e os cabos em outras posicóes, outros lugares e outras máquinas e logo vai isolar o problema.

Postado

@arfneto mano, se no speed test no meu CELULAR marca 240, isso siginifica q meu plano de internet é 240 mbps certo? (n sou eu quem pago , e n sabem nada sobre isso , eh exato, n sabem o quanto de internet o plano tem, fo*a) se isso estiver certo , MEU computador so recebe 100 mbps, e no speed test NO PC marca 97, e no celular marca 240. acho q algo pode estar errado ne ? baixei drive de placa-mãe , tentei ver alguma comfig. mas o mais correto de se afirmar e q o cabo . pode ser falso e na marcação dele esta descrito como cat6e , mas na real ele so e um cat5 comum , e isso q eu to achando

Postado

cabos cat6 ou 6E ou superior são irrelevantes para essas velocidades. CAT5E vai até 1 gigabit em até 95+5m em situações sem grande interferência. E pode ir até 5 gigabits em curtas distâncias, tipo um cabo de uns 5m em uma casa.

Mesmo cabos cat5 serviriam, desde que tenham as 8 vias conectadas. Em situações de emergência mesmo um par de cabos cat5 de 4 vias vai muito bem obrigado para conectar a gigabit full duplex, a curtas distâncias em lugares comuns.

2 horas atrás, maluco-134 disse:

se no speed test no meu CELULAR marca 240, isso siginifica q meu plano de internet é 240 mbps certo?

Sua conexão não é com a internet e sim com a rede local, entre seu PC e o roteador. Mesmo caso do celular, conectado via rádio a 5ghz com o roteador ou o AP.

A conexão continua igualzinho e funcionando mesmo que desligue o cabo que traz o sinal da internet.

Sua conexão é com o que tem do outro lado do cabo, e acontece a 10, 100 ou 1000 mbps, em half ou full duplex. E não é uma coisa configurável. Depende do cabo e do que tem do outro lado do cabo. O que pode definir no sistema é um limite e não uma configuração.

Se conecta sempre a 100 e nunca a 1000 e nas duas pontas tem capacidade para gigabit ou superior, apenas teste o cabo e os soquetes.

E veja o que O SISTEMA reporta e não um teste vazio de tráfego com a internet. Se usa Windows veja no painel de controle o que diz sobre a conexão. Está tudo lá.

Se quer testar estabilidade e performance use um arquivo grande, tipo 4 ou 8 gigabytes, e transfira de uma máquina para outra em sua rede. Nada a ver com a internet. O simples: baixe uma distribuição de Windows direto da Microsoft. Assim testa a performance da internet. E depois transfira isso de um micro para outro em sua rede e veja os tempos. O próprio sistema faz a gentileza de mostrar um gráfico na tela.

A conexão com a internet é para TODOS os dispositivos da rede. Se rodar esses testes ao mesmo tempo em várias máquinas ou com outras máquinas rodando grandes downloads ou uploads ao mesmo tempo vai ver o quando mudam esses números, que são só para referência.

• Membro VIP
Postado
11 horas atrás, maluco-134 disse:

@arfneto mano, se no speed test no meu CELULAR marca 240, isso siginifica q meu plano de internet é 240 mbps certo? (n sou eu quem pago , e n sabem nada sobre isso , eh exato, n sabem o quanto de internet o plano tem, fo*a) se isso estiver certo , MEU computador so recebe 100 mbps, e no speed test NO PC marca 97, e no celular marca 240. acho q algo pode estar errado ne ? baixei drive de placa-mãe , tentei ver alguma comfig. mas o mais correto de se afirmar e q o cabo . pode ser falso e na marcação dele esta descrito como cat6e , mas na real ele so e um cat5 comum , e isso q eu to achando

O mais provável é que a porta Ethernet do outro lado (roteador ou modem) estar limitada à 100Mbps (Fast-Ethernet), nessas condições  a limitação na porta é a causa-raiz, independente do resto. E muito provavelmente limitação via configuração, pois caso a porta estivesse com duplex em AUTO, com cabo novo categoria-6 quase impossível não sincronizar na velocidade TOTAL que a interface permite.

Não vi no seu tópico menção ao modelo do roteador ou modem que o seu cabo esta conectado, caso tenha acesso poste para verifcarem pra você, mas já adianto que caso seja um modem;ONT;ONU de operadora, eles geralmente limitam mesmo a velocidade de algumas das portas para 100Mbps e deixam apenas 1 porta em Gigabit-Ethernet (na 1a porta geralmente), mas informando o modelo do equipamento fica mais fácil te orientarem neste quesito.

Outra coisa que ainda não vi no seu tópico @maluco-134 é se por acaso a velocidade não estaria travada na sua interface de rede do PC também, você já verificou se lá o "Speed & Duplex" não está setado em 100 Mbps Full-Duplex? O ideal é que esteja em "Auto" ou "1 Gbps Full-Duplex" para esse seu contexto.

• Curtir 1
Postado

Tanto a porta do seu computador como no seu roteador devem ser gigabit, e o cabo tem que ser cat5e ou superior (esse cat6e nunca ouvi falar, acho que é falso, igual os mp10 que os ambulantes vendiam antigamente, sem nem saber o que era o padrão mpeg, e achava que um rádio, tv e outras tranqueiras somavam no número final).

Eu recomendo a Cirilo cabos aqui em São Paulo, eles vendem online também.

• Curtir 1
Postado
Em 28/07/2024 às 19:17, maluco-134 disse:

eu procurei um cabo cat 6 no mercado livre , aparentemente era um cat 6, no corpo do cabo , esta escrito CAT6E , porém  so consigo pega 100 na rede , , o cabo e falso , ou existe algo q eu possa fazer ? 

Não precisa de cabos cat6 ou 6E ou superior para as velocidades que em geral se tem para acesso a internet e para rede local. Seu problema não é o cabo.

• Membro VIP
Postado
3 horas atrás, maluco-134 disse:

agradeço  a todos  , mexendo na BIOS ativei uma opção , algo relacionado a 4g , e agora pego muitos pontos no speed test , alem da placa-mãe estar reconhecendo os 1000 mbps image.png.27f597a5c8a23db6e6292f1f1723c6b5.png

@maluco-134

Que bom que resolveu! Curioso que essa limitação ainda na BIOS exista atualmente..

Qual o modelo/fabricante exato da sua placa-mãe?

Postado
2 horas atrás, maluco-134 disse:

agradeço  a todos  , mexendo na BIOS ativei uma opção , algo relacionado a 4g , e agora pego muitos pontos no speed test , alem da placa-mãe estar reconhecendo os 1000 mbps 

BIOS é masculino, de sistema (S) básico (B) de entrada (I)  e saída (O). 4G é um padrão de telefonia celular. Não há opções de BIOS relativas á velocidade do chipset de rede. Pode habilitar ou desabilitar a placa, se for embutida. Ativar alguma opção de energia em outros casos. E ativar o boot pela placa de rede em uns casos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!