Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, faz aproximadamente uns 2 meses que quando abro algum jogo (ex: LOL, Death Stranding) após algum tempo a tela fica preta, o áudio ainda dá pra escutar mas após 2 minutos o PC reinicia. Este problema começou coincidentemente após eu decidir trocar de gabinete por questões de refrigeração, porém não consegui identificar de fato se esse é isso que 'iniciou' o problema. Após muita análise de logs e comportamentos, nos visualizadores de erros peguei o erro: evento 153 'nvlddmkm', onde tentei os procedimentos mais simples como reinstalar drivers com DDU, refiz permissões de segurança neste arquivo, formatação limpa, chegando até em soluções mais complexas como atualizar BIOS, underclock de GPU e revisar toda a instalação e pasta térmica de GPU e CPU (ambos operando abaixo de 50°C) e nada resolveu. 

Consegui chegar em um 'ponto de equilíbrio' após muita pesquisa onde combinar todas as soluções anteriores, mexi em algumas configurações da BIOS (Secure Boot: ON, Above 4G Decoding: Enable) e limitar o jogo a executar em 60FPS pelo menos nas ultimas 24hrs o PC não reiniciasse com este erro, porém na placa-mãe o led 'VGA' está aceso, onde após esta ultima configuração que reparei. Até então ele chegou a acender mas no meio das atualizações o mesmo apagou. Abaixo minhas configurações:

Placa-mãe: Gigabyte AB350-Gaming 3 (BIOS F53)

CPU: Ryzen 5 1600x

Cooler: Cooler Master Hyper T4

memória RAM: 2x8Gb HyperX Fury 2400Mhz DDR4

Fonte: EVGA 500w 80 Plus (modelo 100-W1-0500-KR)

Discos: 1 SSD Kingston UV400 240GB, 1 SSD M.2 Walram 500GB

VGA: EVGA GeForce GTX 970 4 GB

Acabei por comprar uma fonte nova (XPG Core Reactor 750W) para fazer um teste e estou aguardando chegar, visto que muita gente fala que este problema pode ser algo desencadeado de energia mas também vi muita gente falando que nem isso acaba por resolver. Gostaria de tentar entender os seguintes pontos abaixo:

1. O que pode ter causado este erro, pois não sei se a coincidência de trocar o gabinete pode ter feito algo no hardware gerar conflitos de driver;
  2. Qual a solução sem ser 'trocar' o PC inteiro, pois vejo que isso ocorre até nas RTX série 40;
  3. Como 'evitar' de voltar a ocorrer, pra que mesmo se for necessário uma troca não ter este problema que é bem complexo;

Desde já agradeço a atenção e apoio.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!