Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Buscando por uma solução para medir o consumo da energia do plug SATA 15pin:

A.jpg.692b7e4c50e371e179bd11520fa0ea1a.jpg

E do 7pin:

B.jpg.7dc5d187b164acee30fda0d0f4acca58.jpg

O máximo que achei foi o que mede USB:

1.jpg.a781d16bb0e775e9a4d745b18a76507f.jpg

Com uma bonita variação mostrando gráficos:

2.jpg.67a0b392d4fe41d1c486dafe9c9cd304.jpg

Até aqui imagino que uma adaptação só mede a parte da energia do 15pin, já no caso da 7pin, achei algo parecido como seria um aparelho de medir rede em que os LEDs ficam piscando quando transitam os dados:

3.jpg.f03340f94dcdcdb16a26c77195fa9123.jpg

Se bem que nem sei qual a real finalidade dele, só imagino que os LEDs devem piscar quando os dados transitam, ou então só vão acender quando passa energia, só Deus sabe.

De qualquer forma o meu objetivo seria ter um aparelho em que pudesse ser conectado entre o computador e o SSD/HDD para que pudesse mostrar o real consumo de cada linha de tensão e também se existe alguma comunicação ou não entre o computador e a unidade.

Alguém sabe se já existe um aparelho assim?

Se não existe, seria muito difícil desenvolver precariamente o meu próprio aparelho?

Tipo assim, eu adaptaria um medidor USB para cada linha, um na de 12V, outro a de 5V e o terceiro na de 3,3V, já na parte dos dados adaptaria um aparelho de rede ou outra coisa que me desse alguma referência se o TX e RX estão ativos como um piscar de LEDs indicando alguma atividade, LED apagado indicando inatividade e LED aceso indicando curto.

Ou se existe na China algum lugar onde eu dou a ideia e eles desenvolvem o aparelho?

E porque eu iria querer fazer este tipo de medição?

A principio serviria para matar minha curiosidade e também estudar possibilidades de realizar diagnósticos rápidos conforme o resultado.

Eu queria saber que diferença tem nestes consumos no SSD normal em uso, no SSD com curto em componente, no SSD com a firmware corrompida e no SSD nos diversos modos ROM; de programação, de análise de memória etc.

• Membro VIP
Postado
55 minutos atrás, Swalls disse:

sata checker?

Se for o testador de fontes:

tester.jpg.cb61265d2320a92b48fdfb8f63e527a6.jpg

Acho que para minha aplicação pode servir na parte da energia, pelo que entendi ele liga a fonte sem estar conectado ao computador e periféricos, só faz o teste do que a fonte fornece e meu objetivo é testar com o SSD conectado, então em tese um fio entra no medidor e o outro fio entra no SSD.

Não sei se nesta situação sairia a medida que quero mensurar.

Acho que para dar certo o fio deve passar pelo aparelho e ficar entre a fonte e o SSD, tipo cortar o fio e medir entre as pontas cortadas, no mesmo estilo do medidor USB.

Esse pino sata para multímetro eu não encontrei.

Mas, acho que a minha ideia seria no sentido de cortar o fio a ser medido e ligar uma ponta no polo + do multímetro e a outra ponta ligada no polo - do multímetro.

Pelo menos imagino que é assim que deve ocorrer a medição e não da forma de uma ponta do multímetro em cada fio.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!