Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fiz um upgrade no meu setup. Saí de uma GT1050 para uma GTX1650, entretanto, os jogos que eu normalmente jogava estão com baixo FPS, papo de 15-20 FPS, sendo que na GT1050 eu ficava com um desempenho muito melhor. Já atualizei drivers e até reinstalei o windows. Não sei mais o que fazer. As temperaturas parecem estar ok também.

Memórias: 4x4gb 2133 MHz

Cpu: I5 7400

WhatsApp Image 2024-08-02 at 01.16.50.jpeg

WhatsApp Image 2024-08-02 at 01.17.23.jpeg

WhatsApp Image 2024-08-02 at 06.48.59.jpeg

• Membro VIP
Postado

Teste as soluções a seguir. Normalmente, os passos são testados na ordem em que estão no texto, mas sugiro que comece pelos pontos 3 e 4, e depois 1 e 2, se a sua instalação de Windows é recente.

1. Verifique se seu driver de placa de vídeo está atualizado e se o Windows Update não o desatualizou por acidente, o que pode acontecer. Para evitar isso:

1.1 Pressione Windows + R e digite sem aspas "sysdm.cpl", pressione Enter.

1.2 Clique na Aba de Hardware (em cima), e depois no botão Configurações de Instalação do Dispositivo.

1.3 Clique em Não, e depois em Salvar Alterações. Clique em Ok e saia sem reiniciar.

1.4 No Menu Iniciar, procure por Opções Avançadas do Windows Update.

1.5 Desmarque todas as caixas de seleção e selecione uma data (na última opção abaixo). Essa data é o limite de pausa do Windows Update (selecione o valor mais distante). Vai evitar a instalação imediata de atualizações defeituosas, assim que forem disponibilizadas.

1.6 Reinicie o computador depois disso;

1.7 Vá ao site do seu fabricante de CPU (AMD) e GPU (Nvidia), e baixe os drivers mais recentes para seus dispositivos. 

2. Verifique a integridade dos seus arquivos de sistema no Windows:

2.1 Abra o CMD como administrador;

2.2 Digite sem aspas: "sfc /scannow" e pressione Enter. Espere a verificação acabar.

2.3 Digite sem aspas: "dism /online /cleanup-image /restorehealth" e pressione Enter. Espere terminar.

2.4 Reinicie o PC mais uma vez.

*Caso o script pareça congelado por muito tempo em uma das verificações, clique na parte preta da janela e pressione Enter mais uma vez (pode ser que a execução do script seja pausada de vez em quando).

3. Atualize os Componentes Herdados do seu DirectX (aumenta a compatibilidade, especialmente com jogos mais antigos):

3.1 Baixe o instalador: https://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=35

3.2 Instale os componentes.

4. Atualize seus Pacotes do Microsoft Visual C++

4.1 Baixe e instale: https://kutt.it/vcpp

(O script é um instalador stand alone de um usuário do GitHub, para evitar baixar todos os pacotes separadamente e instalar um a um).

Depois de tudo isso, caso ainda não resolva, me avise e podemos testar outras soluções para o seu caso.

• Curtir 1
Postado

@Gabriel U Obrigado por responder, quando eu chegar em casa eu verifico. Outro ponto a adicionar é que até ontem ela estava normal, no caso antes de formatar, e depois, do nada, ficou estranha, até por esse motivo que resolvi formatar. Eu peguei na mão de um amigo ontem mesmo e ontem ele estava usando no computador dele, então deu pra ver que a placa estava funcionado como esperado, isso no caso sem pensar na diferença de hardware só a performance da placa em si.

• Pedroou alterou o título para Baixo FPS após upgrade da GeForce GTX 1050 para GTX 1650
  • Moderador
Postado

Olá, bom dia.

Por mais que não vá ajudar muitos nestes casos, tente utilizar o DDU, remova o driver antigo totalmente e depois instale um novo. Pode ocorrer do driver ainda estar configurado para sua antiga placa. 

Outro acaso, esse jogo é deveras pesadinhos as mesmas, tente deixar o gráfico mediano entre desempenho e qualidade. Pode ter, sim, atualizado a placa de vídeo, mas uma GeForce GTX 1650 não fará milagres.

• Membro VIP
Postado

@SamuelS7895 Tarde

Baixe o CPU-Z e verifique se a placa de vídeo se está realmente rodando em PCIe 3.0 x16, se estiver X8 ou X4 remova a placa de vídeo e espirre um pouco de limpa contato dentro do slot PCI-E e recoloque a placa de vídeo.

Se estiver igual na imagem está correto.

1675388791382-png.282124

Se não resolver, tente resetar a BIOS da placa-mãe, as vezes é algo dentro da BIOS.

• Membro VIP
Postado

Bom, eu não sei se reparou, mas as informações estão diferentes da placa do colega, no print mais acima. Algumas informações divergem:

GPU: TU117 - TU106
Shaders: 1024 - 896
Bus Interface: PCIe x16 3.0 - PCIe x16 2.0 (essa aqui talvez seja a divergência mais importante)

(Agora que percebi: a placa do colega pode ser a versão mobile. Só que a revisão dela parece ser mais recente, e portanto, mais potente. Interessante...)

Bom, se nenhuma das dicas que te dei funcionou, ou o problema pode ser hardware, ou pode ser software. Mas, em questão de sistema, todos os principais ajustes de compatibilidade foram feitos. Também há outro fator importante a se considerar: é importante que você tente jogar os seus jogos por alguns minutos, para que a compilação de shaders aconteça. Enquanto esse carregamento acontecer, você pode notar ligeira perca de performance, mas depois, estabiliza.

Postado

@Gabriel U a versão 1024 CUDA é a GTX 1650 Mobile (para notebook), a versão de PC tem 896 CUDA. Mas a própria versão de PC tem várias revisões, TU117, TU116 e TU106.

https://www.techpowerup.com/gpu-specs/?generation=GeForce+16&sort=generation

@SamuelS7895 o que está estranho aí é sua placa rodando em PCI-Express 2.0. Qual é a marca e modelo da sua placa-mãe? A sua placa de vídeo é da versão que tem conector de alimentação? Ele está corretamente encaixado?

• Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, GuilhermeGB disse:

@Gabriel U a versão 1024 CUDA é a GTX 1650 Mobile (para notebook), a versão de PC tem 896 CUDA. Mas a própria versão de PC tem várias revisões, TU117, TU116 e TU106.

https://www.techpowerup.com/gpu-specs/?generation=GeForce+16&sort=generation

@SamuelS7895 o que está estranho aí é sua placa rodando em PCI-Express 2.0. Qual é a marca e modelo da sua placa-mãe? A sua placa de vídeo é da versão que tem conector de alimentação? Ele está corretamente encaixado?

Pois é. Também notei o PCI Express em 2.0. Me perguntei se isso era normal...

Postado

@GuilhermeGB@Gabriel UMinha placa-mãe é a Gigabyte B250-Fintech, meu amigo tem uma B450M Steel Legend da ASRock. Será que o barramento PCI da minha está bichado?. Ela é sim a da versão que tem o conector encaixado, verifiquei o cabo de alimentação e parece estar ok.

• Membro VIP
Postado

Se sua placa for parecida com esta aqui, deveria suportar PCIe 3.0. Não sei o que pode estar causando esse problema (sou menos especializado em hardware do que em software).

Postado

@Gabriel UVou trocar a placa de vídeo pra antiga pra verificar o barramento que ela reporta. Eu posso desconsiderar então que o problema é na placa de vídeo? Estou pra fazer um upgrade pra um Ryzen 4600 e naturalmente vou trocar placa-mãe e outros componentes.

• Membro VIP
Postado
agora, SamuelS7895 disse:

@Gabriel UVou trocar a placa de vídeo pra antiga pra verificar o barramento que ela reporta. Eu posso desconsiderar então que o problema é na placa de vídeo? Estou pra fazer um upgrade pra um Ryzen 4600 e naturalmente vou trocar placa-mãe e outros componentes.

Depende. Se a 1050 reportar PCIe x16 3.0, usando o mesmo conector na placa-mãe, aí a principal suspeita de defeito deixa de ser a placa-mãe e passa a ser a placa de vídeo nova.

Postado

Rapaz, aconteceu algo interessante aqui. Eu fiz a troca e realmente a 1050 acusou PCIe 3.0, entretanto, ao trocar pra GTX 1650 eu verifiquei rápido o gpu-z antes de instalar os drivers de vídeo e estava lá a PCIe 3.0, mas, quando terminei a instalação dos drivers a PCIe foi pra 2.0 novamente.

• Confuso 1
Postado

@SamuelS7895 Se a placa estivesse rodando em PCI-Express 2.0 x16, não é pra dar tanta diferença para o PCI-Express 3.0 x16. O problema, que eu não tinha reparado de primeira, é que está em 2.0 x1, isso quer dizer que a placa está com enorme gargalo no PCI-Express, então não consegue desempenhar direito.

GPU-.png.a7aa5860034841969161904676cc059c.png

Quando a placa está em idle, é comum o PCI-Express ficar na versão 1.1, mas ainda vai continuar sendo x16 ou x8 (dependendo da placa). No meu caso aqui, a placa em idle fica em x16 1.1, e quando eu faço o teste de estresse apertando o botão "?", vai para x16 3.0. Eu sugiro você verificar se sua placa-mãe está com a versão mais recente da BIOS e atualizar, caso não esteja. Pode ser algum bug, e bugs costumam ser corrigidos com atualizações de BIOS.

EDIT: Vi que sua placa-mãe é uma versão especial para mineração, ela tem um slot x16 e vários outros slots x1. Então as chances de bug no gerenciamento do PCI-Express aumentam. Se uma atualização de BIOS não resolver, creio que a única solução possível seria a substituição da placa-mãe. Mas tendo em vista a idade do PC, você ganharia mais vendendo seu processador e placa-mãe e investindo num kit novo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!