Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, boa tarde! 

alguém poderia me ajudar, por favor. 

Tenho um Ryzen 7 5800x, comprei no final de fevereiro, junto com o water cooler da Rise Mode RM-WCB-04-ARGB. Porém, desde que eu comprei, ele sempre ficou em 90C pra cima, quando jogo jogos do tipo The First Descendant, Path of Exile, league of legends.
Já botei as configurações dos jogos em Ultra e em Baixa qualidade, para fazer uma comparacao, porém continua a mesma coisa. 

Estou pensando acionar a garantia do Water Cooler, porém antes, gostaria de saber se alguém poderia me ajudar a solucionar esse problema.

Segue as configs do PC (todas as pecas compradas em 2024) -
placa-mãe - MSI MPG B550 Gaming Plus ;
Placa de Vídeo - RTX 4060 TI Eagle 8gb DDR6 ; 
Fonte - XPG Kyber, 850W 80 Plus Gold ; 
memória Ram - XPG Spectrix d35G 16GB 3200MHz DDR4 (2x)
Water Cooler -  Rise Mode water cooler 240mm RM-WCB-04-ARGB 
Processador - AMD Ryzen 7 5800x 3.8Hz (4.7GHz Max turbo)
Gabinete - Rise Mode galaxy Glass standard 
Pasta térmica - Rise Silver Frost 

image.png

Postado

@FantaLaranja Olá, boa tarde! na instalação do Water cooler você lembrou de remover o plástico que fica na bomba logo na parte que faz contato com o processador?

Colocou pasta térmica?

lembrou de instalar o radiador no gabinete e não as fãs no gabinete?

E o plug do Water cooler você ligou no CPU fan?

• Curtir 1
Postado

Cara não tem muito o que fazer, te aconselho em pedir ajudar de alguém que tu confia em montagem de PC revisar tua instalação do processador, não é pra fica 90c fácil assim e ainda usando um WC

Como é a instalação das Fans dentro do gabinete, tanto para entrada de ar e saída do ar quente também.

Seria esse teu WC ?

Postado
15 minutos atrás, FantaLaranja disse:

Gabinete - Rise Mode galaxy Glass standard 

OK, mas como está a circulação de ar do gabinete? Quantas ventoinhas instaladas e em que posições? O water cooler está instalado onde?

Postado

@maycon2 Sim, removi o plástico! Até abri hoje pra conferir isso, mas realmente já estava sem..
Sim e sim, o plug do water cooler ta conectado no CPU Fan, vou deixar uma imagem abaixo de como está! 

20b62e09-0366-4f39-9f6a-b189a2eaf28f.jpg

@luizfagner27  Esse mesmo, vou deixar o link aqui também.

Eu realmente tava pensando em ir em algum lugar (tipo promoinfo / infobarra) para pedir uma montagem, porque to com muita duvida em relação ao Pc assim...
| https://www.kabum.com.br/produto/248205/water-cooler-rise-mode-argb-240mm-amd-intel-preto-rm-wcb-04-argbKaBuM!

@GuilhermeGB Boa tarde! Deixei uma imagem de como está agora, algo que eu posso botar como nota: Eu uso ele fechado, com os vidros na frente e do lado. Deixei assim Porque acabei de mexer nas Fan`s, deixando essas duas viradas.

• Curtir 2
Postado

@FantaLaranja pelo que vi no vídeo do Kabum postado pelo Luiz a saída de ventoinha CPU fan limita a velocidade de rotação das fãs o que pode fazer o sistema de refrigeração não ser 100% eficaz. na sua placa-mãe tem alguma outra saída? seria legal conectar o Water cooler justo na saída de Water cooler. se puder ver e mandar o modelo da sua Motherboard eu agradeço.

• Curtir 2
Postado

@FantaLaranja o Water Cooler aparentemente não está posicionado corretamente, amigo. O WC precisa ser posicionado em um local onde normalmente o ar sai do gabinete. O local onde você posicionou seu WC é um local por onde você deve puxar o ar frio pra dentro. Por isso mesmo que o local mais utilizado para o WC é no topo do gabinete, lá é por onde o ar quente sai, até porque a tendência natural do ar quente é subir.

Fora que essas ventoinhas do topo também estão mais instaladas. As ventoinhas no topo devem ser instalados o mais para trás possível, e quando você não tiver um WC no PC, usar uma ou no máximo 2 ventoinhas no topo, isso evita que uma parte do ar frio que está chegando pela frente saia por cima antes mesmo de chegar no fundo do gabinete. Você precisa forçar a circulação de ar dentro do gabinete.

EDIT: Acho que eu confundi, parece que o WC realmente está na parte de cima, na foto não ficou muito claro isso. De qualquer forma, ele precisará ser posicionado mais atrás.

• Curtir 3
  • Solução
Postado

@maycon2  Isso mesmo conectar no Pump Fan

Captura de tela 2024-08-04 163456.png

@FantaLaranja

Adicionei imagem colocando observações que o @GuilhermeGB informou da instalação das fan do WC que tem que ser para trás, e na fan a direita abaixo tb, se ela não for modelo Reverse colocando ar frio para dentro, ela está instalado incorretamente e tem que virar ela na instalação, porque ela está puxando o ar das 3 fans acima desse jeito que está instalado.

Captura de tela 2024-08-04 165235.jpg

• Curtir 2
Postado

@luizfagner27 Opa, acabei de voltar, fiz isso que vocês falaram, movi o WC para trás e botei o cabo no Pump _Fan1 ao invés do CPU_Fan1.

Essa Fan é igual as outras, Removo ela? Eu também acabei de mudar de lado as outras duas que estavam para baixo. 

Vou deixar anexada uma imagem de como está agora a temperatura, já já abro algum dos jogos citados pra ver como vai ficar

Capturar.PNG

• Curtir 1
Postado

@FantaLaranja depois de tudo resolvido com o WC, eu sugiro você dar uma estudada no PBO. As placas-mãe MSI tem uma "mania" de liberar muita tensão pro processador, e isso acaba fazendo com que eles consumam mais energia e esquentem um pouco mais também. Dá pra ver aí na imagem que o CPU está requisitando da placa-mãe até 1.45V (provavelmente em cargas mais leves), dá pra você reduzir isso aí.

Eu também uso placa-mãe MSI e um Ryzen 5 3600, em stock também via o Vcore passando de 1.4V de pico, e em situações normais ainda operava entre 1.3V e 1.4V, mas hoje uso undervolting manual pra resolver isso. O undervolting nos CPUs Ryzen 5000 é até mais tranquilo que nos Ryzen 3000, graças ao PBO Curve Optimizer, que é o que você deve pesquisar sobre.

• Curtir 1
Postado

Essa fan diferente embaixo esta só atrapalhando, fazendo turbulência no ar que entra pelas fans laterais.

Se ela couber em cima ao lado do radiador instale ela perto do fundo, assim vai extrair ar quente da região do VRM, e evita que esse ar passe pelo radiador do WC.

A "popular wisdom" diz que as fans debaixo da GPU deveriam estar puxando ar para dentro, mas como colocou puxando para fora,  ajudaram a melhorar a temperatura do CPU, pois é menos ar quente que sobre para o radiador. Em todo caso confira se a temperatura da CPU mudou, é provável que não.

Não acho que foi boa ideia mover o radiador para trás, porque mais para frente um dos fans do radiador puxa ar do fluxo de ar fresco que entra pelos fans laterais, mas a diferença disso deve ser pequena, como melhorou deixe como está.

Postado

@1lokos acredito q para melhorar a saída de ar quente do vrm é melhor remover o plástico que fica bem em cima deles, assim o ar pode sair e ser puxado pra fora pelo fan da traseira.

Postado

@luizfagner27 Acabei de abrir o jogo e deixei processar um pouquinho, abri o The First Descendant, conferi a temperatura no HWMonitor e no AIDA64 Extreme. 

Não sabia que esse AIDA64 era completo assim, maneiro... Vou testar o PBO Curve Optimizer que o mano passou, pra ver como fica

Capturar1.PNG

Capturar3.PNG

Postado
14 minutos atrás, FantaLaranja disse:

@luizfagner27 Acabei de abrir o jogo e deixei processar um pouquinho, abri o The First Descendant, conferi a temperatura no HWMonitor e no AIDA64 Extreme. 

Não sabia que esse AIDA64 era completo assim, maneiro... Vou testar o PBO Curve Optimizer que o mano passou, pra ver como fica

Capturar1.PNG

Capturar3.PNG

Aida64, HWinfo64 HWmonitor, é meio que obrigação de quem tem pc heheh

Agora sim ficou na temperatura que é pra ser desse processador.

Sim da um estudada no Curve Optimizer, só usando ele tu pode baixar uns 10 graus e até mais.

• Curtir 1
Postado

Pessoal, boa noite / bom dia! 

Notícia não muito boa.... Liguei o computador agora apareceu a aba de temperatura alta do CPU, fui ver e tava.. Tinha batido 90C com ele abrindo... To muito na duvida do que possa ser, acho que levarei para algum técnico.. Por algum acaso, vocês teriam alguma recomendação de alguém pelo Rio De Janeiro? kkkkk

(se desse, eu postaria o vídeo de como ficou, quando eu liguei eu gravei pra poder ver se aparecia o aviso de cpu e apareceu)

Obrigado pela ajuda de todos!

Postado

Cara, eu tenho o mesmo processador e placa-mãe...
O 5800x tem fama de ser esquentado, mas se está dando 90ªC logo no que liga o PC.... seu WC não está funcionando, seja por defeito ou por alguma conexão ai.
Leva em uma loja especializada para eles darem uma olhada antes de enviar para garantia, as vezes é um cabo que está ligado errado.

Mas cuidado cara, 90ºC é o limite do processador.

Postado

@Rdiaz1234 Opa, bom dia! Consegue me informar o seu cooler? Eu mandei para a garantia, havia enviado para um tec e ele tinha me dito que provavelmente era a bomba do WC que estava ruim… (pedi para ele não abrir,

porque assim iria tirar a garantia) Ai ao invés de pedir um novo, eu solicitei o dinheiro de volta, ia usar para comprar um cooler melhor pro processador.. 

teria alguma recomendação?

@luizfagner27 levei em um técnico e ele me disse que muito provavelmente é a bomba que não está funcionando, já botei nos correios pra garantia, agora é esperar a resposta deles em relação a isso.. 

Eu solicitei um estorno (caso sucedido), sabe me dizer algum cooler que seja bom para ser usado com o processador? Tanto air cooler quanto water cooler

Postado

Air Cooler:

Thermalright Peerless Assassin 120 SE ARGB - R$ 229,99 

• Teste do Pipoca "RGB" Tech com um Ryzen 5800X - ficou 76,4º no Cinebench R24. Desta vez o "Né!" não colocou fan no topo na frente air cooler roubando ar fresco dos fans do air cooler. 😜 

Thermalright Phantom Spirit SE ARGB - R$ 269,99

• Não vi qual a diferença tem do PA 120 SE - os fans são os mesmo e o dissipador tem 1mm de diferença a altura, a favor do PA120 SE.

WC AIO:

Cooler Master MasterLiquid ML240L Core - R$ 439,99

Thermalright Aqua Elite V3, ARGB, 360mm - R$ 429,99

Cooler Master MasterLiquid ML360L Core - R$ 549,99

• A linha Core tem 3 anos de garantia do fabricante.

Postado

@FantaLaranja Eu usava um WC da superframe de 360mm, mas ele deu problema e foi para a Garantia.... Acabou que vão me reembolsar o valor e devo comprar algum desses que o @1lokos sugeriu, provavelmente algum de 360mm para ficar mais tranquilo em relação a temperatura.

No Momento estou usando o cooler que veio no meu antigo processador, um Ryzen 3 1600... Mas obviamente eu fiz um underclock com o Próprio software da AMD, porque ele não suporta esse processador funcionando normalmente não. 

Postado

@Rdiaz1234 no seu caso, WC de 360mm seria mais por estética mesmo, porque não vai mudar muito em relação a temperatura de um 240mm. Quando você pega um de 360mm por quase o mesmo preço de um 240mm, acho que ainda é interessante.

Postado

@GuilhermeGB Eu pensei pela estética e também para o futuro, quando eu trocar para um processador mais potente, vai que ele é esquentado igual o 5800X ou até mais. hahahah

Pensei no Thermalright 360mm sugerido ali em cima...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!