Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ryzen 7 5800X3D

RTX 4060 TI OC TUF GAMING

B550 A GAMING ROG STRIX

CORSAIR RM 750X

VENGEANCE RGB RT 32GB

WATER COOLER LIAN LI GALAHAD II TRINITY PERFORMANCE

Montei meu PC ZERO BALA, tudo novo, mas notei que o processador esta dando picos de 91 graus e a AMD diz que a temperatura maxima que o processador pode trabalhar é 90 graus, eu ja testei 3 water cooler e todos eles de 360mm TOP, todos de marcas boas e mesmo assim a temperatura não baixa, eu sei que esse processador é esquentado mesmo, mas n existe isso dele ficar acima de 90 graus, vai dar problema e eu não estou conseguindo descobrir onde esta o problema, o water cooler não é, eu estou pensando que pode ser a placa-mãe ou o processador, mas ai fica a pergunta a placa-mãe e o processador pode dar algum tipo de problema que superaqueça o processador? ou isso só acontece quando o problema esta no water cooler? a unica coisa que não testei foi o processador e a placa-mãe, na verdade eu nem sei como testar a placa-mãe ou o processador para ver se esta certo isso, por favor me ajudem não sei mais o que fazer....

a foto a seguir é da area de trabalho sem eu estar fazendo nada no pc.... tem horas que as fan do pc ta a toda velocidade e o PC DESLIGA! aconteceu isso 1x, então essas oscilações estão me deixando louco, ta tudo normal.... ai do NADA o pc esquenta muiiito e bate 91,92,95 graus....

ggeay.png

Postado

Já verificou se a bomba do WC esta realmente funcionado - no BIOS pode esta com configuração errada do conector onde plugou  veja se o radiador esta ficando morno, se não dá para perceber ao tato desligue as fans do radiador, assim ele esquentará.

Os BIOS ASUS costuma vir com o MCE (multi core enhancement) - um overclock do Turbo; ativado por padrão.

E qual o gabinete que usa, pois se for um "aquário com 10 fans" (de enfeite) com airflow bagunçado pode estar contribuindo para o aquecimento.

• Curtir 1
Postado

gabinete NZXT H7 FLOW full fan com air flow correto, mesmo assim esta acontecendo superaquecimeto sem fazer nada, testei 3 water coolers NOVOS (360mm tuf gaming, lian li, cooler master) e nenhum deles manteve a temperatura abaixo de 90,,,

basicamente estou usando o pc normal, tranquilo e DO NADA o pc sai de 60 graus para 95 e lasca tudo...

O PROBLEMA NÃO É O WATER COOLER, ja foi testado e compovado, sobraram 2 peças, OU É A placa-mãe OU O PROCESSADOR...

então fica a pergunta, o que poderia estar acontecendo na placa-mãe ou no processador que esta causando o superaquecimento....

eu estou quase mandando o processador e a placa-mãe para a garantia...

• Curtir 1
Postado
5 horas atrás, Amd User disse:

Ryzen 7 5800X3D

RTX 4060 TI OC TUF GAMING

B550 A GAMING ROG STRIX

CORSAIR RM 750X

VENGEANCE RGB RT 32GB

WATER COOLER LIAN LI GALAHAD II TRINITY PERFORMANCE

Montei meu PC ZERO BALA, tudo novo, mas notei que o processador esta dando picos de 91 graus e a AMD diz que a temperatura maxima que o processador pode trabalhar é 90 graus, eu ja testei 3 water cooler e todos eles de 360mm TOP, todos de marcas boas e mesmo assim a temperatura não baixa, eu sei que esse processador é esquentado mesmo, mas n existe isso dele ficar acima de 90 graus, vai dar problema e eu não estou conseguindo descobrir onde esta o problema, o water cooler não é, eu estou pensando que pode ser a placa-mãe ou o processador, mas ai fica a pergunta a placa-mãe e o processador pode dar algum tipo de problema que superaqueça o processador? ou isso só acontece quando o problema esta no water cooler? a unica coisa que não testei foi o processador e a placa-mãe, na verdade eu nem sei como testar a placa-mãe ou o processador para ver se esta certo isso, por favor me ajudem não sei mais o que fazer....

a foto a seguir é da area de trabalho sem eu estar fazendo nada no pc.... tem horas que as fan do pc ta a toda velocidade e o PC DESLIGA! aconteceu isso 1x, então essas oscilações estão me deixando louco, ta tudo normal.... ai do NADA o pc esquenta muiiito e bate 91,92,95 graus....

ggeay.png

troca placa-mãe e processador, aproveita os 7 dias de consumidor da loja que você comprou.

Digo isso porque eu montei um kit parecido com teu e tudo com peças usadas placa-mãe MSI B550 EDGE Wifi, 5800x3d, aircooler tb foi comprado usado, VGA tb foi trocar por outra usada, única peça que é nova são as memórias e nunca me aconteceu essa instabilidade.

Já que tu testou com outros 3 WC e deu mesma coisa é no processador ou placa-mãe, já inclui a fonte tb nessa troca por descarto. 

Se a loja fizer birra contigo negando, só apresenta que você tem direito do ART. 49, CDC: DIREITO DE 7 DIAS AO ARREPENDIMENTO DE COMPRA FORA DO ESTABELECIMENTO COMERCIAL - EX: INTERNET E TELEFONE

Postado

E você ligou a bomba do cooler em qual conector? Pois tem um conector específico para usar, nas placas ASUS tem no manual o AIO Pump, se você usar o conector do fan da CPU não vai dar certo.

Postado

ja fiz tudo o que vocês falaram e o que não falaram kk nada adianta, simplesmente o processador ta chegando a 93 graus com peças novas top de linha... me mandaram peças novas, estou com tudo novo no pc, minha conclusão é, o Ryzen 7 5800x3d pega 93 graus ou mais em picos e n tem nada o que eu possa fazer '-'

Postado

Olha, eu tenho exatamente o mesmo processador, e estou usando um air cooler, um Scythe Ninja 5, e o máximo que eu peguei em jogos foi 71 graus, então não sei o que pode estar errado com o seu setup.

Postado

@Marco Tada faz um teste? kkkk baixa once human pela steam ai e abre esse jogo, esse jogo faz meu Ryzen bater 86 graus, testa depois me fala quando pega de piko, só no abrir ja pega 70-80 graus...

sem abrir o jogo

sj.png

abrindo o jogo ...

cj.png

quero eu acreditar que o problema é o jogo, mas n é possível que meu pc n aguenta esse jogo KKK

Postado

Joguei por uma meia hora, e ficou em 66 graus quando saí do jogo. O cliente da Steam é meio pesado, ele sozinho já deixa a CPU próximo dos 70 graus, mas depois que esperei compilar os shaders e entrei no jogo, a temperatura baixou um pouco.

Instalei o Mangohud e tirei um print com as informações no canto superior esquerdo. O jogo quase não usa CPU, fica entre 15 e 20%, e a temperatura não chega nos 70 graus.

Captura de tela de 2024-08-14 00-39-37.jpg

Mas no seu print a temperatura está 62,9 graus, que é praticamente a mesma temperatura que está no meu print, apenas 0,1 grau de diferença.

• 2 semanas depois...
Postado

@Marco Tada eu queria ver o pico maximo que pega, exemplo... só na abertura do jogo pego 87,8 graus DE MAXIMO, depois ele fica 60 graus, ai tenho mais um duvida, esse pico altissimo é normal?

print2.png

Postado

@Pedro Math.pi ja fiz, nada mudou

SOLUÇÃO: Fiz um push and pull SINISTRO com 6 fan da lian li as mais potente do mercado kkk 100 CFM+, baixou 10 graus, vida que segue...

(o baixar que estou falando é referente aos 'PICOS' de temperatura, temp. MAX que o processador chegou em algum momento...)

lian li.png

Postado

Se você for mexer nos fans do radiador, use fans de alta pressão estática, pois existem dois tipos de fans, os de alto fluxo de ar, e os de alta pressão estática. Os voltados para air flow são bons para empurrar grandes quantidades de ar em lugares onde o fluxo de ar seja livre, já os de alta pressão estática são bons para empurrar ar em lugares obstruídos, que é o caso de um radiador.

Sobre a temperatura ser normal ou não, esses 87 graus podem ocorrer em certas ocasiões, mas acho que está um pouco fora do normal nesse jogo, pois pelo que eu vi no pouco que joguei, ele não é tão consumidor de recursos de CPU, a ocupação da minha CPU ficou bem baixa na maior parte do jogo. E como você usa watercooler, aí fica ainda mais estranho essa temperatura. Mas de qualquer forma, por alguns segundos nessa temperatura não vai ter tanto problema, a cpu vai começar a dar uns engasgos (throtling), se for detectado um sobreaquecimento, e eventualmente vai desligar o computador.

• 2 meses depois...
Postado

esse bixo e quente mesmo! voce ta com um ótimo sistema derefrigeração, so que mano ele tem um problema que enquanto tiver margem pra ele subir ele vai ! então voce teria que limitar ele pelo PBO e o unico jeito de domar isso. to tendo os mesmo problemas que voce, so que a diferença e que uso so um wc de 240mm to usando ele capado ate trocar por um wc melhor não sei se vale a pena investir em um custom, ta 1200 acho caro 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!