Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Comprei uma RTX 3060 ti usada. Fui informado pela pessoa que me vendeu que a placa nunca havia sido reparada e que a placa não foi usada em mineração. Para me certificar disso, abri a placa para verificar a condição dos componentes eletrônicos, pois já comprei placa de mineração e sei como é. Fiquei um pouco incomodado com 2 chips de vram, pois parece haver algum tipo de resina em volta do chip, o que me levou a pensar que talvez tenham sido substituídos, apesar de terem a mesma 'numeração'. Preciso saber se as memórias foram substituídas ou se isso é uma condição normal de fábrica.

1723388403440.jpg

• Drawingasp alterou o título para O que é essa resina em torno das memórias VRAM?
  • Membro VIP
Postado

Sinceramente não sei opinar sobre a condição de substituição ou ser normal de fábrica mas, que a resina se parece muito com fluxo de solda ela parece.

Eu já removi alguns componentes de placas e na hora de aquecer com a estação de ar quente, simplesmente essa resina apareceu do nada em volta do componente.

Na minha imaginação, a BGA que estava embaixo do componente derreteu e o fluxo de solda que estava nela se separou e espalhou em volta.

Também imagino que na fábrica, o processo de fazer a solda tem um determinado controle de temperatura de forma que nenhum resto de pasta ou fluxo de solda fique aparente e se ficasse, seriam em todos os componentes.

Essa é a minha suposição.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...