Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia Adquiri um Kit Xeon 2650-v4 chinês, com MB x99-p4(8d4).
Tudo funcionando perfeitamente, porém percebi que o ruído dos coolers estavam acima do normal.

Ao verfiicar no setup, vi conforme imagem que aparentemente não está detectando a temperatura correta da CPU e com isso acredito eu que o cooler deva ficar em 100% da sua rotação. O cooler que possuo é de 3 pinos, sem PWM (Não sei se tem como diminuir a rotação do mesmo no caso)

Como o PC é para trabalho, acaba incomodando o barulho dos coolers, verifiquei em aplicativos como speedfan e não aparece indicadores do cooler da cpu somente da gpu.

Minha dúvida, é como diagnosticar qual peça seria o problema, placa-mãe, o processador ou o cooler ? (Infelizmente não tenho peças sobressalentes aqui pra ficar trocando).

WhatsApp Image 2024-08-13 at 10.13.57 (3).jpeg

WhatsApp Image 2024-08-13 at 10.13.57 (2).jpeg

WhatsApp Image 2024-08-13 at 10.13.57.jpeg

WhatsApp Image 2024-08-13 at 10.13.57 (1).jpeg

Postado

@Leandro Valim esse tipo de problema é normal nesses kits chineses, isso porque essas placas-mãe X99 são meio que feitas em "fundo de quintal", são adaptadas a partir de outras chipsets da Intel, e por isso os sensores não funcionam corretamente.

Mesmo ventoinhas de 3 pinos podem ter a velocidade controlada, mas em uma faixa menor do que uma ventoinha de 4 pinos. Mas isso depende da sua placa-mãe suportar fazer esse tipo de controle de velocidade via tensão. Se a BIOS não der essa opção, talvez você consiga fazer pelo Windows com aplicativos específicos, tipo o Fan Control. Mas não sei se o programa funcionaria bem com esse tipo de placa-mãe adaptada.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!