Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá turma!

Gostaria da opinião da comunidade quanto a configuração de pc gamer que utilize o processador Ryzen 5 5600x, pois existem centenas de opções de peças no mercado, cada uma com suas características.

Pesquisei um pouco a respeito e selecionei algumas peças, conforme abaixo. Gostaria da opinião da comunidade quanto a essa configuração, ideias, sugestões diversas, etc.

Configuração:

- Processador AMD Ryzen 5 5600X, 6-Core, 12-Threads, 3.7GHz (4.6GHz Turbo), Cache 35MB, AM4, 100-100000065BOX

- Placa-mãe Gigabyte B550M Aorus Elite DDR4 Socket AM4 Chipset AMD B550

- Placa de Vídeo ASUS GeForce RTX 4060 Ti Dual, 8GB, GDDR6, 128-bit, DUAL-RTX4060TI-8G
- SSD Kingspec XG7000 Pro, 1TB, M.2 2280, PCIe NVMe, Leitura 7400MB/s, gravação 6600MB/s, XG7000-1TB-PRO

- Memória Team Group T-Force Vulcan Pichau, 8GB (2x8), DDR4, 3200MHz, C16, Branca RTB, TLPBD48G3200HC16F01

- Fonte Pichau Nidus 650L, 650W, 80 Plus Bronze, Preto, PG-NDL650-01BR

- Water Cooler Aigo AC SE 240, Rainbow, 240mm, Preto, ACSE240-BK

Observações:

Não indiquei o gabinete e ventoinhas, nem demais acessórios, pois gostaria da opinião da comunidade sobre quais seriam os ideias para essa configuração.

Perdoem-me caso haja algum equivoco nessa configuração, pois minha experiência no assunto ainda é limitada.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@pvagrissi Primeiramente, seja bem-vindo(a) ao Fórum!!

21 horas atrás, pvagrissi disse:

Processador AMD Ryzen 5 5600X, 6-Core, 12-Threads, 3.7GHz (4.6GHz Turbo), Cache 35MB, AM4, 100-100000065BOX

É um processador muito bom, tenho apenas duas ressalvas para fazer: a primeira é que se você encontrar o Ryzen 5 5600 custando menos, pegue ele em vez do 5600X, a diferença em performance é ínfima. A segunda ressalva é que, se possível, invista mais e pegue o Ryzen 7 5700X3D que é um excelente processador que vai te atender por muitos anos sem dúvida.

- Placa-mãe Gigabyte B550M Aorus Elite DDR4 Socket AM4 Chipset AMD B550

Essa placa-mãe não é recomendada por nós aqui no Fórum, primeiro porque ela é cara pelo que oferece, e ela oferece pouco, sendo só um rostinho bonito pra enganar o cliente.

Eu te recomendo a MSI B550M Pro-VDH Wi-Fi. É uma placa-mãe muito boa, com VRM excelente, e ainda vem com mais recursos.

- Placa de Vídeo ASUS GeForce RTX 4060 Ti Dual, 8GB, GDDR6, 128-bit, DUAL-RTX4060TI-8G

Recomendo fortemente que você faça um esforço e pegue a RTX 4060 Ti de 16GB. 8GB de VRAM não é uma quantia que vai te dar segurança nos próximos anos, aliás, mesmo hoje 8GB não é muito.

- SSD Kingspec XG7000 Pro, 1TB, M.2 2280, PCIe NVMe, Leitura 7400MB/s, gravação 6600MB/s, XG7000-1TB-PRO

Não recomendo SSDs da Xingspec. Te indico o Kingston KC3000 1TB ou o Kingston Fury Renegade 1TB.

- Fonte Pichau Nidus 650L, 650W, 80 Plus Bronze, Preto, PG-NDL650-01BR

Não é uma fonte ruim, longe disso, mas existem opções melhores no mercado que utilizam projetos mais modernos. Eu te recomendo a XPG Core Reactor 650W. Se estiver muito cara pra você uma alternativa é a Cooler Master MWE V2 550W.

- Water Cooler Aigo AC SE 240, Rainbow, 240mm, Preto, ACSE240-BK

Eu diria para evitar Water Coolers, primeiro porque são mais caros e segundo porque são mais propensos a falhas, e quando falham são bem mais desastrosos do que Air Coolers.

Além disso, para esse processador (Ryzen 5 5600X) e inclusive o que eu recomendei (Ryzen 7 5700X3D), um Air Cooler intermediário já é o suficiente, eu recomendo o DeepCool AG500.

Não indiquei o gabinete e ventoinhas, nem demais acessórios, pois gostaria da opinião da comunidade sobre quais seriam os ideias para essa configuração.

Eu te recomendo veementemente o Gabinete Montech Air 903 Max. Já vem com 4 fans de alta qualidade, então você não vai precisar se preocupar em compras ventoinhas separadamente. Se essa versão estiver muito cara, tem o Montech Air 903 Base que vem com 1 fan a menos, mas ainda é muito bom.

Postado

@Batata Defumada, obrigado pelas grandes dicas acima!

Estou pensando em investir um pouco mais (de 5k ou 7k no máximo) e ir na plataforma MD5, pois acredito que com isso terei mais longividade e oportunidades de upgrades futuros. Acha isso viável?

Estou utilizando o link da Montagem de PC online como suporte.

Sugestões nesse sentido?

Objetivos: Um bom PC para games e utilização geral.

• Moderador
Postado

@pvagrissi Olha, a plataforma AM5 da AMD é mais carinha, então pode ser que você acabe montando uma máquina com desempenho inferior do que se montasse na plataforma AM4.

Em quesito longevidade, se você optar pelo processador que eu recomendei você pode ficar sossegado por vários anos, e aí quando fosse fazer o upgrade realmente teria que trocar a plataforma.

É bem verdade que a plataforma AM5 oferece oportunidades de upgrades futuros de processador, mas pra isso é bom pegar pelo menos uma placa-mãe decente, que vai sair mais caro do que uma "equivalente" na plataforma AM4. As memórias DDR5 também são mais caras, inclusive.

35 minutos atrás, pvagrissi disse:

Estou utilizando o link da Montagem de PC online como suporte.

Se tiver usando só como referência, ok. Mas eu recomendo que você não compre todas as peças em uma loja só, como você pôde observar no meu post anterior, eu recomendei produtos de lojas diferentes porque às vezes loja X tem um produto que loja Y não tem e vale mais a pena.

Indo com a plataforma AM5, eu recomendo a seguinte placa-mãe: Gigabyte B650M Gaming Wi-Fi. E o processador para não ficar muito caro provavelmente teria que ir com um Ryzen 5 7600, embora eu preferiria se fosse possível pegar o Ryzen 7 7700 pelos cores e threads extras.

Postado

Pensei na seguinte configuração @Batata Defumada , veja o que acha:

- Processador Ryzen 5 7600 / Ryzen 5 7600x / Ryzen 7 7700 ou Ryzen 7 7700x (Nesse caso, depende das demais peças para encaixar num orçamento não tão alto)
- Placa-mãe ASUS TUF Gaming B650M-PLUS WIFI / ASRock B650M PG Riptide WIFI / Gigabyte B650M Gaming X AX, Wi-Fi / Gigabyte B650M AORUS ELITE AX ICE / Outra opção/sugestão interessante...
- Gabinete Montech Air 903 Max / Outra opção/sugestão interessante...
- Cooler DeepCool AG400 Digital / DeepCool AG400 DIGITAL PLUS / DeepCool AG620 DIGITAL / Outra opção/sugestão interessante...
- Fonte Cooler Master MWE 650W Bronze V2 / MSI MAG A650BN, 650W, 80 Plus Bronze / Outra opção/sugestão interessante...
- Placa de vídeo Gigabyte GeForce 4060 Ti / ASUS GeForce 4060 Ti / XFX Radeon RX 6650 XT / ASRock Radeon RX 7800 XT
- SSD 1TB, M.2 NVMe (já tenho disponível de 1tb)
- Teclado, mouse, monitor (já tenho disponível)
- Outros acessórios (sugestões interessantes?)

• J.Augusto F alterou o título para Boa config: B550M Aorus, Ryzen 5 5600X, 16GB e GeForce RTX 4060?
  • Moderador
Postado
17 horas atrás, pvagrissi disse:

- Processador Ryzen 5 7600 / Ryzen 5 7600x / Ryzen 7 7700 ou Ryzen 7 7700x (Nesse caso, depende das demais peças para encaixar num orçamento não tão alto)

Fique entre o 7600 ou o 7700, os com "X" no final só valem a pena se estiverem no mesmo preço, a performance não muda quase nada.

Qualquer um dos dois vai ser um excelente processador, o ponto negativo do 7600 é ter apenas 6 núcleos e 12 threads, mas já que seria a plataforma AM5 nada impede que daqui uns 2 anos você troque por um novo processador 8/16 ou até melhor.

Então, era sobre isso que eu tava falando. As placas-mãe AM5 são muito caras. Dentre essas aí acredito que a melhor opção seja a ASUS TUF GAMING B650M-PLUS Wi-Fi. Tem um excelente VRM e construção.

Vou indicar outra aqui, um pouco inferior a essa ASUS, mas também custando um pouco menos: MSI B650M Gaming Plus Wi-Fi. Qualquer uma dessas duas vão aguentar qualquer processador para o qual você resolva fazer upgrade no futuro.

- Cooler DeepCool AG400 Digital / DeepCool AG400 DIGITAL PLUS / DeepCool AG620 DIGITAL / Outra opção/sugestão interessante...

Olha, primeiro que se você quiser cortar um pouco os gastos é bom evitar os coolers com display. Segundo, seja o Ryzen 5 7600 ou o 7700 você pode pegar o cooler que eu recomendei lá em cima, DeepCool AG500, que vai segurar qualquer um deles com tranquilidade em jogos.

Mas se você quiser um cooler ainda mais potente, que vá segurar com tranquilidade qualquer processador que você decida colocar nesse sistema no futuro, você pode estar optando pelo Scythe Fuma 3, ou se quiser um WaterCooler, o Artic Liquid Freezer II 240mm.

- Fonte Cooler Master MWE 650W Bronze V2 / MSI MAG A650BN, 650W, 80 Plus Bronze / Outra opção/sugestão interessante...

Eu não recomendo nenhuma dessas duas fontes. Mantenho as duas que eu sugeri lá em cima.

Não indico a 4060 Ti de 8GB, recomendo se for a de 16GB. Outra placa de vídeo em potencial para você considerar é a RX 7700XT, que em rasterização é mais potente que a 4060 Ti.

A RX 6650XT tem uma boa performance atualmente, mas não é o tipo de placa que você compra e pode esperar que vá durar muitos anos rodando tudo em qualidade alta, até porque possui apenas 8GB de memória de vídeo.

• Curtir 2
Postado
16 horas atrás, pvagrissi disse:

Pensei na seguinte configuração @Batata Defumada , veja o que acha:

Obrigado pelo retorno anterior @Batata Defumada

Quando as suas sugestões, acredito que já tenho bagagem para definir algumas peças. Nesse sentido, deixo abaixo essa lista que estou definindo:

ASUS TUF Gaming B650 Plus Wifi: Menor preço que encontrei R$ 1599

Ryzen 7 7700: Menor preço que encontrei R$ 1799 (Vou utilizar o cooler de fábrica por enquanto, depois colocar um 
Thermalright Phantom Spirit 120 SE ou Scythe Fuma 3 conforme você indicou)

- RTX 4060 Ti Click OC Galax 8GB: Menor preço que encontrei R$ 2550 (Gostaria de sugestões se essa Galax é boa ou se é melhor investir um pouco mais e pegar uma ASUS GeForce 4060 Ti, por exemplo). Observação: a versão 4060 Ti de 16gb está com preço elevado, infelizmente inviabiliza a compra.

- Gabinete Montech Air 903 Max: Menor preço que encontrei R$ 389 (O branco está mais em conta, mas pessoalmente prefiro preto).

Memória XPG Lancer Blade 16GB DDR5 6400MhzMenor preço que encontrei R$ 399, comprando 2x R$ 800 (Essa foi indicação de outro fórum)

- Flower LEGION GX PRO 750W, 80 Plus Gold: R$ 450 (O que acha dessa?)

Orçamento médio total: R$ 7587

Me aponte suas opiniões sobre essa configuração, o que você manteria e o que você alteraria, por gentileza?

• Moderador
Postado
41 minutos atrás, pvagrissi disse:

Ryzen 7 7700: Menor preço que encontrei R$ 1799 (Vou utilizar o cooler de fábrica por enquanto, depois colocar um Thermalright Phantom Spirit 120 SE ou Scythe Fuma 3 conforme você indicou)

Desconheço a qualidade desse Thermalright Phantom, mas eu sei que o Scythe Fuma 3 é de altíssima qualidade então sugiro que vá nele. Outro Air Cooler muito bom é o DeepCool AG620.

- RTX 4060 Ti Click OC Galax 8GB: Menor preço que encontrei R$ 2550 (Gostaria de sugestões se essa Galax é boa ou se é melhor investir um pouco mais e pegar uma ASUS GeForce 4060 Ti, por exemplo). Observação: a versão 4060 Ti de 16gb está com preço elevado, infelizmente inviabiliza a compra.

Eu prefiro Galax do que ASUS, acredito que aqui no Brasil você vai ter mais segurança com garantia e tal.

Vou te indicar uma outra GPU, caso queira considerar em vez da 4060 Ti: RX 6700XT 12GB Red Devil. A performance em rasterização é bem próxima da 4060 Ti. Em Ray Tracing a NVIDIA tem grande vantagem. As vantagens da 6700XT seriam o menor preço e mais memória de vídeo.

Memória XPG Lancer Blade 16GB DDR5 6400MhzMenor preço que encontrei R$ 399, comprando 2x R$ 800 (Essa foi indicação de outro fórum)

Me parece boa. E a quantidade (32GB) é ótima.

- Flower LEGION GX PRO 750W, 80 Plus Gold: R$ 450 (O que acha dessa?)

Não indico as Super Flower Legion, mas as Leadex III são de alta qualidade. Eu diria para tentar pegar ou uma Super Flower Leadex III (tem modelos entre 550W até 850W) ou a XPG Core Reactor que eu citei lá em cima (que tem modelos entre 650W  e 850W).

Se não encaixar no orçamento, pode ser a Cooler Master que eu linkei acima também.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Batata Defumada disse:

Desconheço a qualidade desse Thermalright Phantom, mas eu sei que o Scythe Fuma 3 é de altíssima qualidade então sugiro que vá nele. Outro Air Cooler muito bom é o DeepCool AG620.

Então, por enquanto acredito que dê para ficar com o próprio cooler que vem de fábrica. Depois de algum tempo, a depender do meu uso, vou considerar colocar um desses de suas indicações.

Eu prefiro Galax do que ASUS, acredito que aqui no Brasil você vai ter mais segurança com garantia e tal.

Vou te indicar uma outra GPU, caso queira considerar em vez da 4060 Ti: RX 6700XT 12GB Red Devil. A performance em rasterização é bem próxima da 4060 Ti. Em Ray Tracing a NVIDIA tem grande vantagem. As vantagens da 6700XT seriam o menor preço e mais memória de vídeo.

Eu acredito que nesse caso, considerando uma mudança de escolha, não seria interessante ficar logo com a AMD Radeon RX 6750 XT? Realmente tenho que ponderar essa escolha, mas confesso que a 4060 Ti me despertou interesse, mesmo sendo de 8GB. Ví até uns vídeos onde youtubers fazem comparação entre a versão 8GB e 16GB e não consideram uma mudança considerável no desempenho que justifique o upgrade (a não ser que os preços estiverem iguais).

Não indico as Super Flower Legion, mas as Leadex III são de alta qualidade. Eu diria para tentar pegar ou uma Super Flower Leadex III (tem modelos entre 550W até 850W) ou a XPG Core Reactor que eu citei lá em cima (que tem modelos entre 650W  e 850W).

Se não encaixar no orçamento, pode ser a Cooler Master que eu linkei acima também.

Acima você tinha indicado a Cooler Master MWE V2 550W, pergunto: Não seria mais interessante pegar a versão com 650w ou mais? Realmente a XPG Reactor está com um valor alto...

Na verdade eu gostaria de sua opinião quanto a potência correta de fonte para essa configuração que estamos montando (650, 750, 850...). Pensando no futuro, para eu não ter dores de cabeça.

Obrigado por todas orientações!

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

Eu acredito que nesse caso, considerando uma mudança de escolha, não seria interessante ficar logo com a AMD Radeon RX 6750 XT?

Depende do preço e do modelo. Não costuma ter muitas opções (mesma coisa com a 6700XT), mas a 6750XT é basicamente uma versão com overclock de fábrica da 6700XT. A 6750XT consome bem mais energia e consequentemente esquenta mais.

Acredito que atualmente você encontre o modelo founders da RX 6750XT, é bem quente, mas talvez fazendo um undervolt consiga deixar em um nível aceitável, tem inclusive tutoriais no YouTube voltados pra essa placa específica, ensinando a reduzir as temperaturas.

Essa 6700XT que eu linkei é uma Red Devil, modelo de alta qualidade, então eu valorizo isso. E se quiser mais performance pode muito bem fazer um overclock pra deixar ela a par com uma 6750XT.

Acima você tinha indicado a Cooler Master MWE V2 550W, pergunto: Não seria mais interessante pegar a versão com 650w ou mais? Realmente a XPG Reactor está com um valor alto...

Se a versão de 650W dessa Cooler Master tivesse o mesmo nível de qualidade da de 550W eu realmente a indicaria, mas ela não tem, por isso eu costumo só recomendar a versão de 450W e 550W.

As Core Reactor e Super Flower Leadex III são mais caras porque são de alta qualidade, são altamente recomendadas.

Na verdade eu gostaria de sua opinião quanto a potência correta de fonte para essa configuração que estamos montando (650, 750, 850...). Pensando no futuro, para eu não ter dores de cabeça.

Não vai existir uma potência "correta", porque é subjetivo. Se o objetivo for pegar uma fonte pra ficar com ela por muito tempo e te dar grande margem de upgrades, então primeiro de tudo eu indico que compre uma fonte de alta qualidade, e não somente de alta potência.

Em relação à potência, uma fonte de 650W provavelmente já é bom o suficiente. Eu só diria pra pegar fontes de maior potência que isso se você planejasse no futuro pegar uma GPU topo de linha, por exemplo da série 90 da NVIDIA. Nesse caso eu já indicaria uma fonte de 750W ou 850W, por exemplo a RTX 4090 pode ser utilizada com uma fonte de 750W sem problemas.

Lembrando que a tendência é os chips gráficos ficarem mais eficientes, ou seja, no futuro certamente vai haver uma GPU com a mesma potência que a RTX 4090 mas consumindo metade da energia. Por isso que você não precisa ficar muito preocupado em ter uma fonte de altíssima potência, eu diria que entre 650W - 850W já é bom demais.

Provavelmente o que mais vai ditar a potência da fonte que você comprará será o custo. Isso porque você vai perceber que muitas vezes a diferença de preço entre uma Super Flower Leadex III de 650W e uma Super Flower Leadex III de 850W não vai ser tão grande assim.

Postado

@Batata Defumada

Passando para dar o Feedback das peças que comprei. Fiz algumas mudanças, depois de fazer algumas pesquisas e conversar com algumas pessoas que também compartilham experiência no assunto.

placa-mãe MSI MAG B650 Tomahawk Wifi, DDR5, AM5: R$ 1649
Placa de Vídeo RX 7800XT Gaming 16G XFX: R$ 3399
Processador AMD Ryzen 5 7600: R$ 1249
memória RAM XPG Lancer, RGB, 32GB (2x16GB), 6000MHz, DDR5, CL30: R$ 900
Gabinete Gamer DeepCool CH560 Digital: R$ 459
Fonte XPG Core Reactor II, 750W, Full-Modular, 80 Plus Gold: R$ 589

Me diz ai, sua opinião é importante!

• Curtir 1
  • Moderador
  • Solução
Postado

@pvagrissi Parece muito bom, a 7800XT é uma GPU muito potente e o custo-benefício está do lado da AMD, adoraria ver uma RTX 4070 e 4070 Super por um preço mais camarada.

Eu desconhecia esse gabinete, mas me parece muito bom, quando eu tiver um tempo eu vou dar uma analisada melhor nele.

Postado
3 horas atrás, pvagrissi disse:

DeepCool AG620 BK Digital - R$ 299,90 

cooler-para-processador-deepcool-ag620-d

Em 22/08/2024 às 13:06, Batata Defumada disse:

Desconheço a qualidade desse Thermalright Phantom

Os Thermalright são os air cooler mais "custo-benefício" do mercado (aqui e lá fora) - superando os DeepCool neste quesito; os modelo "high end" - ex. Peerless Assassin 120; em alguns testes supera o Noctua ND15 em eficiência.

O "Né!" do Pipoca Tech testou o Phantom Spirit 120 EVO.  O modelo Phantom Spirit 120 SE estava sendo vendido a ~R$ 250,00 mas já esgotou.

Em 22/08/2024 às 13:06, Batata Defumada disse:

Vou indicar outra aqui, um pouco inferior a essa ASUS, mas também custando um pouco menos: MSI B650M Gaming Plus Wi-Fi.

O Guiga Games testou essa Gigabyte B650M Gaming WiFi e o VRM foi OK para um Ryzen 7800X3D, o máximo de AM5 que ele tinha.

Já o Hardware Unboxing classificou como "bad", porque o VRM não suportou bem o Ryzen 9 7950X usado como critério no teste, o que poderia comprometer "upgrade futuro"... se bem que os Ryzen 9000 chegaram consumindo menos.

B650-M-the-bad.jpg

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...