Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite amigos, venho através desse post pedir ajuda de vocês.

A mais ou menos dois meses atrás montei meu segundo computador com as seguintes configurações: MSI B550 Gaming Plus, Ryzen 7 5700x, 4x8GB RAM, Radeon 6650XT, SSD NVMe 500gb 4.0 Kingston, SSD NVMe 1TB 3.0 Walram, Fonte XPG Core Reactor 850w 80 Plus Gold Full modular.

A algum tempo o computador começou a reiniciar sozinho, em tarefas simples (navegador, office) e em jogos. Não dei muita atenção no início pois acontecia raramente, mas com o tempo começou a ficar mais frequente.

Já fiz alguns testes, como trocar a fonte por uma semelhante, continua reiniciando.

Troca de memórias, retirada de memórias (testando uma RAM por vez) e nada! Continua reiniciando.

Usei as duas fontes que tenho no meu outro PC é funcionou perfeitamente, as memórias funcionaram perfeitamente. A placa de vídeo normalmente.

Infelizmente meu outro PC é Intel 12 Geração, portanto não consigo fazer o teste com o 5700x.

A BIOS o processador mantém 37 a 41 graus. Não fiz nenhum tipo de overclock.

Já tentei limitar o uso do processador em 90%, 85% e agora em 70% e problema persiste. Também em qualquer modo de energia (economia de energia, equilibrado e alto desempenho) o reiniciamento continua.

Estou com receio que o problema seja na placa-mãe.

Gostaria da ajuda e da opinião de vocês.

Desce já agradeço imensamente.

• Membro VIP
Postado

Permita-me fazer algumas perguntas:

1 - Você chegou a tirar o processador, limpar e recolocar pasta térmica?

2 - Além de teclado e mouse, quais periféricos você utiliza?

3 - Qual versão do Windows você utiliza? Chegou a tentar a reinstalação (ou alguma correção)?

4 - Usa algum antivírus?

• Curtir 1
Postado
5 horas atrás, CEG disse:

Permita-me fazer algumas perguntas:

1 - Você chegou a tirar o processador, limpar e recolocar pasta térmica?

2 - Além de teclado e mouse, quais periféricos você utiliza?

3 - Qual versão do Windows você utiliza? Chegou a tentar a reinstalação (ou alguma correção)?

4 - Usa algum antivírus?

1 - Já tirei o processador e troquei a pasta térmica e o problema persiste.

2 - Uso microfone, fone de ouvido e controle (8bitdo)

3 - Windows 10 Pro, recentemente instalei o Windows 11, mas ambos o problema persiste. Já formatei uma dezena de vezes e nada.

4 - Não uso antivírus.

Observação: Pensei que poderia ser a carcaça do gabinete gerando algum tipo de curto, mas tirei todas as peças e montei em cima da caixa da placa-mãe, mas sem sucesso.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Diante de tudo que você detalhou, devo concordar com você sobre suspeitar da placa-mãe.

• Curtir 1
  • 3 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...