Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde Galera! Segue meu drama:
Tenho uma placa-mãe Gigabyte B450M DS3H V2, AMD B450, mATX, DDR4, (rev. 1.0), essa placa possui 2 conectores, um sendo CPU_FAN e outro sendo SYS_FAN. Atualmente o CPU_FAN está com o coolerbox da amd e o Sys_fan está com 4 fans empilhadas a primeira conectada diretamente a ele e as outras 3 conectadas em sequencia no molex (2 posicionadas na frente, 1 atras e 1 na parte de cima do gabinete). Em casa eu tinha um cabo de alimentação PCI-e 6 pinos com a outra ponta sendo um formato molex de 3 pinos macho. Quando eu conecto minhas fans (possuem um molex femea 4 pinos) elas não funcionam. Essa semana comprei um watercooler da Rise Mode de 240mm, irei conectar o pump no SYS_FAN e as fans do Radiador na CPU_FAN, não sobrando espaço para conectar as fans do gabinete. Estou pensando em colocar uma das fans frontais e a fan que está em cima nesse radiador e empilhar todas no CPU FAN, mas sei que isso não deve ser muito recomendado. Qual cabo eu devo comprar para colocar as 4 fans do gabinete diretamente na fonte? Assim eu liberaria as conexões da placa-mãe para o sistema do watercooler.

• Pedroou alterou o título para Recomendação de como fazer conexão de fan
Postado
4 minutos atrás, DrDeezzer disse:

Em casa eu tinha um cabo de alimentação PCI-e 6 pinos com a outra ponta sendo um formato molex de 3 pinos macho. Quando eu conecto minhas fans (possuem um molex femea 4 pinos) elas não funcionam

Boa tarde! Não sei se entendi essa parte, amigo. Você estaria se referindo ao adaptador Molex > PCI-Express 6 pinos? Se for, com certeza não vai funcionar mesmo, esse conector não é feito para funcionar da forma que você está planejando. Ele tem um conector PCI-Express 6 pinos macho que deveria ser utilizado na placa de vídeo, de onde a energia viria de um cabo Molex, e não o contrário.

8 minutos atrás, DrDeezzer disse:

Essa semana comprei um watercooler da Rise Mode de 240mm, irei conectar o pump no SYS_FAN e as fans do Radiador na CPU_FAN, não sobrando espaço para conectar as fans do gabinete

Seu problema pode facilmente ser resolvido com um splitter para conectar todas as fans do gabinete diretamente numa conexão só do SYS_FAN.

D_NQ_NP_957342-MLB71883827957_092023-O.w

A bomba do radiador eu sugiro que você conecte diretamente no Molex da fonte através de adaptador para operar em velocidade máxima, não é bom deixar ela trabalhando junto com as ventoinhas.

11 minutos atrás, DrDeezzer disse:

Estou pensando em colocar uma das fans frontais e a fan que está em cima nesse radiador e empilhar todas no CPU FAN, mas sei que isso não deve ser muito recomendado.

Water cooler com mais de uma ventoinha geralmente já vem cabo splitter para ligar todas todas as suas ventoinhas no conector CPU_FAN.

Postado

@GuilhermeGB

7 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Boa tarde! Não sei se entendi essa parte, amigo. Você estaria se referindo ao adaptador Molex > PCI-Express 6 pinos? Se for, com certeza não vai funcionar mesmo, esse conector não é feito para funcionar da forma que você está planejando. Ele tem um conector PCI-Express 6 pinos macho que deveria ser utilizado na placa de vídeo, de onde a energia viria de um cabo Molex, e não o contrário.

Seu problema pode facilmente ser resolvido com um splitter para conectar todas as fans do gabinete diretamente numa conexão só do SYS_FAN.

A bomba do radiador eu sugiro que você conecte diretamente no Molex da fonte através de adaptador para operar em velocidade máxima, não é bom deixar ela trabalhando junto com as ventoinhas.

Water cooler com mais de uma ventoinha geralmente já vem cabo splitter para ligar todas todas as suas ventoinhas no conector CPU_FAN.

Entendi, Poderia me indicar qual cabo eu devo comprar para colocar a bomba diretamente na fonte?

Sobre o molex é exatamente isso que eu estava pensando, que eu poderia utilizar ele para ligar as fans, até achei que ele poderia estar estragado....

Postado
agora, DrDeezzer disse:

Entendi, Poderia me indicar qual cabo eu devo comprar para colocar a bomba diretamente na fonte?

É um cabo com uma ponta Molex e outra PWM femea, não tem nada de especial. Talvez seja mais difícil você encontrar com apenas uma conexão PWM, deve ser mais fácil encontrar com mais de uma, mas você só precisaria usar uma delas.

Macho-de-4-pinos-molex-a-3-pinos-4-pinos

61OPEVF+ONL._SL1500_.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!