Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

boa tarde galera. tudo bem? 
quero dar um upgrade no meu pc, afim de fazer lives pra twitch, edição de vídeo e etc. seguindo a lógica, queria pegar uma placa de vídeo nova (rx 6600, mas ainda estou pesquisando). Contudo, eu tenho um I3-9100F de processador, e provavelmente vai dar uns gargalos. Então cogitei também trocar o processador. Porém, minha placa-mãe só suporta processadores até a 9ª geração, ou seja, se eu quisesse um mais atual (por ser um investimento a longo prazo), teria de trocar a placa-mãe também. Mas ai iria fugir do orçamento então pensei em pegar um I7 ou um I9 de gerações inferiores.
Enfim, a questão é: por onde começar? vale mais a pena placa de vídeo, ou abrir mão dela e guardar mais um dinheirinho pra um processador + uma placa-mãe, ou abrir mão da placa-mãe e da placa de vídeo e pegar um processador melhorzin, mas de geração inferior primeiro? Meu coração me diz pra ir na placa de vídeo, mas meu cerebro diz pra eu ir no processador. Meu processador não é tãooo horrível assim, então acho que ele aguenta a rx6600 (ou equivalentes), pelo menos por um tempinho.

Citação

Citação

aviso pros moderadores: oii, sorry se estiver 'off topic', a categoria mais próxima que eu achei foi a da placa de vídeo, mesmo contendo conteúdo de processador também. mas no geral, a pergunta é sobre por qual trocar primeiro.

• Moderador
Postado
14 minutos atrás, Ludium disse:

quero dar um upgrade no meu pc

Informe a configuração completa do seu computador, por favor.

15 minutos atrás, Ludium disse:

Mas ai iria fugir do orçamento

E de quanto estamos falando?

• Curtir 1
Postado

A RX 6600 não é uma placa nova, é de 2021, a nova da AMD é a RX 7600, mas se quer ser feliz vá de 3060 12gb ou 4060 logo. Minha ideia é que você saia desse 9100f pra um i5 9400f ou 9600, isso se quiser se manter nessa plataforma por mais um tempo, você deve achar num preço maneiro aí na sua cidade, ele vai te dar um gás interessante.

Postado
1 hora atrás, Batata Defumada disse:

Informe a configuração completa do seu computador, por favor.

E de quanto estamos falando?

certo! configuração:

i3-9100f
GTX 660 2gb de ram da zotac 
ASRock h310cm-hg4
16gb de ram dd4, 2400mhz, o processador limita a isso e a placa-mãe tem o uso máximo de 2666mhz (1x pichau t-force 8gb 3200mhz, 1x xpg gammix 8gb 3200mhz) 
fonte corsair vs550

orçamento: entre 1.100 até 1.800

10 minutos atrás, Jougiska disse:

A RX 6600 não é uma placa nova, é de 2021, a nova da AMD é a RX 7600, mas se quer ser feliz vá de 3060 12gb ou 4060 logo. Minha ideia é que você saia desse 9100f pra um i5 9400f ou 9600, isso se quiser se manter nessa plataforma por mais um tempo, você deve achar num preço maneiro aí na sua cidade, ele vai te dar um gás interessante.

beleza, vou dar uma pesquisada nos preços na internet, moro no interior, n tem nem padaria direito KKK. O triste eh que eu to com uma GTX 660, placa de 2014-2013, me deixa com bastante necessidade no quesito de placa de vídeo, principalmente porque eu acabei pegando um monitor que exige mais do que minha plaquinha aguenta, então em jogos mais pesados, eu acabo tendo que jogar em janela ou com os gráficos bem xoxos. Por outro lado, pegar um i5 não vai ser tão pesado no bolso, então da pra trocar os dois num prazo mais curto entre cada.

Na verdade, sobre a rx6600 ser uma placa não tão atual e nova, eu tava procurando por uma custo-beneficio mesmo, até porque a rx 6600 vai suprir bem minhas necessidades. Mas pesquisei sobre a RTX 4060 e ela eh bem beneficio tb, mas o custo é mais alto porque, né, a nvidia é referencia em placa de vídeo, o que sobe indiretamente os preços.

Não coloquei no post, infelizmente, mas meu orçamento é de 1.100 até 1.800. mas não me importaria de esperar mais um pouco pra conseguir até 2.000 .

• Curtir 1
Postado
10 minutos atrás, Ludium disse:

egar um i5 não vai ser tão pesado no bolso, então da pra trocar os dois num prazo mais curto entre cada.

Não coloquei no post, infelizmente, mas meu orçamento é de 1.100 até 1.800. mas não me importaria de esperar mais um pouco pra conseguir até 2.000 .

Procura pela 3060 12gb usada aí também, por aqui tô achando a 1400-1500, já ajuda a caber no orçamento.

Postado

@Jougiska

Em 27/08/2024 às 19:01, Jougiska disse:

Procura pela 3060 12gb usada aí também, por aqui tô achando a 1400-1500, já ajuda a caber no orçamento.

Belê, vou ver aqui.

Aliás, tava olhando, e ambas as RTX 3060 e 4060 tem a tecnologia do pci express 4.0. Mas minha placa-mãe tem suporte a 3.0, ainda dá?

• Moderador
Postado

@Ludium O PCIe é um barramento retrocompatível, então a RTX 3060 ou a 4060 vão funcionar tranquilamente em PCIe 3.0, especialmente a 3060 porque ela é x16. A 4060 é x8, mas ativando o Resizable Bar acredito que qualquer eventual perda de performance vai ser irrelevante.

Postado
15 horas atrás, Ludium disse:

@Jougiska

Belê, vou ver aqui.

Aliás, tava olhando, e ambas as RTX 3060 e 4060 tem a tecnologia do pci express 4.0. Mas minha placa-mãe tem suporte a 3.0, ainda dá?

Dá sim, você vai perder uns 3 ou 4% de desempenho. Diferença é quase nula.

Postado
7 horas atrás, Batata Defumada disse:

@Ludium O PCIe é um barramento retrocompatível, então a RTX 3060 ou a 4060 vão funcionar tranquilamente em PCIe 3.0, especialmente a 3060 porque ela é x16. A 4060 é x8, mas ativando o Resizable Bar acredito que qualquer eventual perda de performance vai ser irrelevante.

5 horas atrás, Jougiska disse:

Dá sim, você vai perder uns 3 ou 4% de desempenho. Diferença é quase nula.

aah sim, que bom então que há pouca perca no desempenho.

num modo geral, qual é melhor/ou a que vale mais a pena:

RTX 3060 12gb (achei uma na kabum ! https://www.kabum.com.br/produto/384627/placa-de-Vídeo-RTX-3060-ventus-2x-msi-nvidia-GeForce-12gb-gddr6-dlss-ray-tracing-RTX-3060-ventus-2x-12g-oc ) , ou a RTX 4060 de 8gb? ( https://www.kabum.com.br/produto/470985/placa-de-Vídeo-RTX-4060-aero-oc-gigabyte-nvidia-GeForce-8gb-gddr6-RGB-dlss-ray-tracing-branco-gv-n4060aero-oc-8gd , esse modelo específico dela aparenta ser mais caro, comparei com as outras na mesma plataforma - uns 300 reais de diferença, mas, que placa linda, viu?)
fiquei em duvida, as duas estão numa faixa de preço com diferença de no máximo 600 reais. 

• Moderador
Postado

@Ludium As duas estão bem caras... a RX 7600 é mais potente que a 3060 e pode ser encontrada custando um pouco menos. Mas tudo bem que ela possui 4GB a menos de VRAM.

Só que em relação à RTX 4060, além de relativamente fraca e possuir apenas 8GB de VRAM, geralmente tá na faixa dos R$2.000,00, o que já torna ela uma opção bem ruim quando você pode pegar uma RX 6750XT 12GB na mesma faixa de preço.

Postado
21 horas atrás, Ludium disse:

num modo geral, qual é melhor/ou a que vale mais a pena:

RTX 3060 12gb (achei uma na kabum ! https://www.kabum.com.br/produto/384627/placa-de-Vídeo-RTX-3060-ventus-2x-msi-nvidia-GeForce-12gb-gddr6-dlss-ray-tracing-RTX-3060-ventus-2x-12g-oc ) , ou a RTX 4060 de 8gb? ( https://www.kabum.com.br/produto/470985/placa-de-Vídeo-RTX-4060-aero-oc-gigabyte-nvidia-GeForce-8gb-gddr6-RGB-dlss-ray-tracing-branco-gv-n4060aero-oc-8gd , esse modelo específico dela aparenta ser mais caro, comparei com as outras na mesma plataforma - uns 300 reais de diferença, mas, que placa linda, viu?)
fiquei em duvida, as duas estão numa faixa de preço com diferença de no máximo 600 reais. 

Simplesmente não entram na minha cabeça esses valores, a 3060 é de 2022 e a 4060 já tem um ano no mercado, a minha mesmo eu comprei por 1750. Um absurdo!

21 horas atrás, Batata Defumada disse:

Só que em relação à RTX 4060, além de relativamente fraca e possuir apenas 8GB de VRAM, geralmente tá na faixa dos R$2.000,00, o que já torna ela uma opção bem ruim quando você pode pegar uma RX 6750XT 12GB na mesma faixa de preço.

Das opções dele a 4060 é a melhor, mas é realmente inconcebível pagar 2 mil reais numa placa de entrada. No mesmo valor que se acha uma 6750xt você pega uma 4060 ti. Eu vejo investir na geração anterior como retrocesso, ainda mais um valor desse. Mas minha visão de mundo não é lei.

• Moderador
Postado
7 minutos atrás, Jougiska disse:

No mesmo valor que se acha uma 6750xt você pega uma 4060 ti

A 4060 Ti custa uns R$300,00 a mais, e o pior, estou falando da versão de apenas 8GB de VRAM, que já não deixa o usuário sossegado atualmente, imagina daqui um tempo.

Postado
36 minutos atrás, Batata Defumada disse:

A 4060 Ti custa uns R$300,00 a mais

Isso muda na próxima promoção.

37 minutos atrás, Batata Defumada disse:

estou falando da versão de apenas 8GB de VRAM, que já não deixa o usuário sossegado atualmente, imagina daqui um tempo.

Quem sabe a próxima geração nos entregue mais que isso já nas placas de entrada, o que não dá é pra insistir em hardware mais antigo só pra tapar buraco.

Postado
8 horas atrás, Batata Defumada disse:

@Jougiska Se o hardware antigo oferece um custo-benefício melhor absolutamente dá pra insistir, a não ser que o usuário queira esperar por algum lançamento decente, é uma escolha.

É o mesmo desempenho gastando o dobro de energia. O que muda é que uma é uma placa de entrada, a outra é uma mid-range da geração anterior.

Postado
30 minutos atrás, Jougiska disse:

É o mesmo desempenho gastando o dobro de energia.

O que muda é que uma é uma placa de entrada, a outra é uma mid-range da geração anterior.

Mas, e se o antecessor consumir bem menos (ou quase a mesma quantia) entregando um pouquinho de desempenho a menos?

E nem sempre esse é o caso, vê-se que a 4060 TI (8GB) é basicamente a mesma placa que a 3060 TI em raster, mesmo em 1080p, caso você encontre a segunda por menos de R$ 2.000 e em boas condições não vejo razões para não comprá-la. Caso o modelo seja bem construído (o o comprador saiba o que está fazendo) pode até tentar um leve OC para igualar essa diferença.

O mesmo se repete para a 3060 12GB em relação à 4060, paga mais para basicamente ter acesso às novas tecnologias de geração de quadros e menos VRAM, não compensa nem um pouco.

Outros exemplos que consigo tirar de minha cabeça: 6800 XT contra 7800 XT, 7600 contra 6650 XT.

Outros bons exemplos de que VGAs ""antigas"" (eu considero como +4 anos de lançamento) como a GTX 1080 TI e RX 5700 XT ainda conseguem dar conta de 1080p no alto, caso não seja um "PCista profissional" baixa uma configuração ou outra, ativa o FSR no modo qualidade e qualquer jogo da atualidade rodará de forma lisa.

As duas você encontra no mercado de usados por menos de R$ 1.000 e seu único ponto negativo é realmente terem um consumo um pouco elevado (quase 300w para a 1080 TI e 240w para a 5700 XT).

Mas aqui energia elétrica não é tão cara, só precisa de uma fonte decente de 650w, então para quem não for estressar a máquina 24/7 a diferença final da conta de luz é pouca, coisa de 20 reais ao mês no pior do pior dos casos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!