Ir ao conteúdo

Excel Você inseriu número excessivo de argumentos para esta função

Ir à solução Resolvido por OreiaG,

Posts recomendados

Postado

Oi, pessoal!

Eu estou tentando fazer uma tabela, mas o que eu estou fazendo aparece como erro. Vou explicar.

1. Eu tenho uma coluna, numerada de 1 à 18, e na coluna seguinte eu colocarei as variáveis "a" ou "b".

2. Em uma coluna e linha abaixo, eu quero que ela conte quantos "a" ou "b" foram colocados na coluna acima. Contudo, eu quero que a contagem de "a" ou "b" sejam em algumas células específicas e não em um intervalo de 1 à 18. Por exemplo: eu quero que o Excel conte o número de "a" ou "b" nas células da coluna 1, 4, 7, 10 e 13. Quando eu coloco a fórmula =CONT.SE, dá erro por excesso de "você inseriu número excessivo de argumentos para esta função". Talvez eu tenha que usar outra fórmula?

Vocês sabem como eu conseguiria fazer para o Excel contar dentro destas células específicas? 

Isto faz parte da correção de um inventário de questões em que as pessoas responderão a ou b. Aí, em outra ocasião serão as células em 2, 5, 8, 11 e 14, por exemplo. E, depois, em 3, 6, 9, 12, 15.

Eu coloquei um exemplo do que eu estou querendo no excel.

Desde já agradeço pela atenção e espero que consigam me ajudar!

Exemplo de Tabela.xlsx

• Solução
Postado
13 horas atrás, zglaucio1 disse:

1. Eu tenho uma coluna, numerada de 1 à 18, e na coluna seguinte eu colocarei as variáveis "a" ou "b"

Considerei até a linha 15, conforme está na sua planilha, e não 18 como você colocou aí acima.

Considerei que "a" ou "b" serão inseridos no intervalo B1:B15.

Nas próximas postagens coloque exemplos na planilha juntamente com os resultados desejados.

_______________________________________________________________________________________________________

Contar o número de vezes que uma pessoa reespondeu "a" nas linhas 1, 4, 7, 10 e 13.

=SOMARPRODUTO(--(MOD(LIN(A1:A15)-1;3)=0);--(B1:B15="a"))

_______________________________________________________________________________________________________

Contar o número de vezes que uma pessoa reespondeu "a" nas linhas 2, 5, 8, 11 e 14.

=SOMARPRODUTO(--(MOD(LIN(A1:A15)+1;3)=0);--(B1:B15="a"))

Contar o número de vezes que uma pessoa reespondeu "a" nas linhas 3, 6, 9, 12 e 15.

=SOMARPRODUTO(--(MOD(LIN(A1:A15)+3;3)=0);--(B1:B15="a"))

obs. para contar "b" repita a respectiva fórmula e coloque "b" no lugar de "a"

Postado

Oi, @OreiaG.

Muito obrigado pela resposta. 

Seria possível me explicar como você pensou esta fórmula para eu poder replicar em outras colunas? Por exemplo: o que seria o MOD, o LIN, os números que você colocou depois - +3;3 etc.

Postado

A função MOD() retorna o resto de uma divisão. Utilizei o divisor 3 e o resto igual a zero porque você quer contar o critério "a" ou "b" a cada 3 linhas.

Pesquise sobre essa função.

Os valores -1, +1 e +3 foram introduzidos para que as fórmulas iniciem a contagem a partir da linha 1, linha 2 e linha 3 respectivamente, conforme a sua solicitação.

Para você tentar entender o funcionamento das fórmulas: selecione a célula que contém a fórmula, menu Fórmulas, Avaliar Fórmula e acompanhe a execução passo a passo até o resultado final da fórmula selecionada. Lembrando que no passo a passo os resultados parciais serão exibidos como matrizes, pois a função SOMARPRODUTO() trabalha como função matricial.

Retorne se restar alguma dúvida pontual.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...