Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal bom dia.

Se vcs puderem me ajudar eu agradeço demais porque não sei o que fazer.

Montei um pc novo e tudo nele está funcionando corretamente com exceção do teclado. Vou citar alguns passos que realizei e o que vem acontecendo:

• Assim que terminei de montar o liguei e já apareceu logo na BIOS, não me recordo se nessa etapa eu usei o teclado ou não
  • O processador já aparecia no menu, porém como meu processador é um Ryzen 5600gt decidi instalar a última atualização da BIOS no site da MSI, minha placa é a B450m pro-vdh max e fiz o processo pelo pendrive.
  • Depois de atualizado realizei a troca da frequência da memória de 2400 pra 3200mhz, memória fury beast 3200mhz cl16
  • Creio eu que antes de realizar isso o teclado já estava apresentando intermitencia, mas achei que pudesse ser falta do driver. Fui então formatar meu SSD pro Windows 10.
  • Durante o processo o pc foi desligando sozinho, depois de umas 4 vzs consegui formatar mas continuou a desligar.
  • Depois de retirar e limpar as memórias deixei o pc sem o teclado. Desde então o problema cessou. No outro dia quando fui gravar pra mandar pra loja o teclado funcionou. porém durou uns 40 minutos e logo voltou a parar de funcionar
  • Hoje fui testar outro teclado e funcionou por alguns minutos mas logo também voltou a parar de funcionar, porém com esse o pc não desliga.

Alguém sabe o que pode ser ?

O mouse e pen drives funcionam em todas as portas USB, o pc se comporta de forma normal e todos os drivers foram instalados

A Placa-Mãe é a MSI B450M VDH-Pro Max, as memórias que uso da Kingston e estão na lista de memórias compatíveis com a placa-mãe. 

Meu processador é o Ryzen 5 5600gt

Postado
1 hora atrás, Davi de Mendonça Corrêa disse:

Durante o processo o pc foi desligando sozinho, depois de umas 4 vzs consegui formatar mas continuou a desligar.

Provavelmente a fonte desse computador é uma bomba e criou um curto no teclado. Qual é a fonte disso aí?

1 hora atrás, Davi de Mendonça Corrêa disse:

Hoje fui testar outro teclado e funcionou por alguns minutos mas logo também voltou a parar de funcionar, porém com esse o pc não desliga.

Isso é sinal de curto no computador

Postado

@Pepse A fonte é boa creio eu, é uma MSI MAG A650bn. 

Mas de fato me veio a pensar que seria um curto, porém todos os outros dispositivos usb funcionam normalmente como o mouse, pen drives, HD externo. 

@Pepse Mas eu reparei que quando montei senti o computador meio energizado, tanto na parte superior quanto no espelho quando fui tirar o cabo rj45. Porém no processo de montagem creio que fiz tudo certo, coloquei todos os parafusos da placa no pc e os cabos estão bem conectados e em seus devidos lugares. 
Deveria colocar algum tipo de isolante que não veio com a placa-mãe e o gabinete?

Postado
8 minutos atrás, Davi de Mendonça Corrêa disse:

Mas eu reparei que quando montei senti o computador meio energizado, tanto na parte superior quanto no espelho quando fui tirar o cabo rj45. Porém no processo de montagem creio que fiz tudo certo, coloquei todos os parafusos da placa no pc e os cabos estão bem conectados e em seus devidos lugares. 
Deveria colocar algum tipo de isolante que não veio com a placa-mãe e o gabinete?

Aaahhh eu sei qual o seu problema agora.

Você não tem aterramento na tomada (ou alguma coisa tá em curto mesmo). Eu remontaria o computador com cuidado na posição das peças só pra ter certeza que não é condutor com condutor no lugar onde não deve. No mais, acho que é falta de aterramento mesmo, teclados geralmente são as peças que mais sofrem com a falta disso junto com fones de ouvido.

Postado

@Pepse espero que seja somente isso, porque meu pc é tudo novo e eu ouvi falar bem de todos os componentes. Vou dar mais uma checada na minha placa e vou abrir o espelho da minha tomada e verificar se também não pode ser o neutro e fase invertidos. Não tendo aterramento na minha casa, eu conseguiria fazer algo que conseguisse resolver isso?

• Solução
Postado
21 minutos atrás, Davi de Mendonça Corrêa disse:

Não tendo aterramento na minha casa, eu conseguiria fazer algo que conseguisse resolver isso?

Bom... eu não sei o que dá pra fazer em relação a isso, talvez o @Ferox Graxaim saiba. Talvez encostar um ferro no computador e colocar ele no chão?

Postado

@Pepse Irei tentar fazer isso, ao que parece está sim relacionado à parte elétrica mesmo. Eu demorei a responder aqui porque estou tentando isolar a fonte do gabinete pois não sei se isso é comum, pois os parafusos que fixam as fontes ficam bastante energizados enquanto a fonte está desligada pelo botao e assim que liga continua energizado, porém menos. 

Devo apenas colocar papelao nas extremidades dos parafusos ou o problema é a fonte mesmo? 
Ou devo simplesmente pegar uma furadeira, meter um parafuso na parede e pega um fio e ligar em um desses parafusos de fixaçao da fonte ao parafuso na parede fazendo dela um aterramento?

Postado

@Pepse Eu quero te agradecer pela dica, o problema ao que parece era o aterramento mesmo.

Comprei um fio e coloquei ele num dos parafusos que fixam a fonte, e na outra ponte fixei o fio num parafuso fixado à parede. O teclado voltou a funcionar e os parafusos que fixavam a fonte ao gabinete que antes davam choque, não estou dando mais e o teclado voltou a funcionar perfeitamente. Por precaução também pus alguns pedacinhos de papelão entre os outros 3 parafusos da fonte mas acho que só o aterramento na parede já bastou. 

Agradeço novamente ao usuário @Pepse pelas respostas e à comunidade Clube do Hardware que permitiu eu solucionar esse problema pela plataforma.

• 3 semanas depois...
  • Moderador
Postado

@Davi de Mendonça Corrêa Bom dia, seja bem-vindo ao Clube do Hardware!

Aterramento até pode causar esse problema, mas é difícil. O mais comum é ser uma configuração da BIOS que está desativando dispositivos USB nela, tens um teclado PS/2 antigo guardado? Precisaria dele para configurar isso.

Se o teu teclado USB é de escritório normal, é até melhor que continue usando PS/2.

Em 29/08/2024 às 14:46, Davi de Mendonça Corrêa disse:

Não tendo aterramento na minha casa, eu conseguiria fazer algo que conseguisse resolver isso?

Pode verificar se a polaridade da tomada está invertida, se a polaridade está correta dificilmente acontecerá algum problema sério por não ter aterramento.
Para verificar se a polaridade está correta, precisa de uma chave teste e ver se o pino "fase" acende a chave.

Se os dois pinos acenderem, significa que a sua casa é bifásica, então não faz diferença a polaridade.2.png

Se a sua tomada é padrão antigo e/ou está usando um cabo sem o pino terra, recomendo simplesmente tentar inverter o plugue na tomada. Mas não recomendo arrancar o pino terra do cabo, a menos que seja um cabo velho. Mas assim que for colocar aterramento na sua casa, é necessário que tenha um cabo com o pino terra.
Aterramento é uma questão de segurança.

• Curtir 1
Postado

@Ferox Graxaim Creio que não seja isso pois todos os outros dispositivos usb funcionam nas 11 portas usb do meu pc, essa intermitência só acontece com o teclado. Testei um teclado ps2 e aconteceu a mesma coisa, já verifiquei drivers e fui na BIOS ver se tinha algo pra fazer mas nada achei. Sobre a troca de polaridade eu fiz isso de inverter a posição dos pinos usando um adaptador para 2 pinos porém depois que começa o problema ainda persiste.

O problema é: O teclado funciona assim que o computador liga por algumas horas, mas repentinamente ele pára de funcionar, depois disso não existe NADA que faça que volte a solucionar o problema. 

A solução que eu tive foi comprar um teclado wireless, está funcionando normalmente assim. 

@Ferox Graxaim O que voce sugeriria que pode ser através do que eu disse? Não tenho acesso ao funcionamento energético pela BIOS pelo que fui fuçando sobre. Entrei no modo avançado e na parte sobre usb

Postado
4 horas atrás, Ferox Graxaim disse:

@Davi de Mendonça Corrêa Rapaz, se mesmo teclado PS/2 falhou, só tem duas opções:
1- defeito na placa-mãe
2- Alguma configuração que impede funcionamento de teclado na BIOS, e por algum motivo o sem fio burla isso.

Pois é, eu pensei em devolver a placa-mãe e pegar o reembolso, porém o computador está funcionando normalmente com o teclado wireless. Como tenho 1 ano de garantia, vou esperar pelo menos chegar perto dos 11 meses de uso e vejo se devolvo ou não.

Só salientando, o menu na BIOS sobre usb é mt limitado, não dá pra fazer mts variações nele, eu até pensei em ver se haveria a possibilidade de controlar a corrente das usb ou algo assim mas não existe nada do tipo nas BIOS da MSI

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...