Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tarde galera, com o titulo já diz tenho um i3 12100f e uma rx 6600 com uma gigabyte b660m gaming e 32gb de ram. Agora estou ganhando um pouco mais e queria dar um upgrade estava pensando em um i7 12700f com uma RTX 4070 ou uma rx 7800xt acha que esse upgrade vale a pena? Primeiro vou pegar o processador e ano que vem pego a placa de vídeo. Também vou precisar trocar a fonte tenho uma 600w, uma de 800w dá conta?

Postado
11 minutos atrás, D4RK_S0RC3R3R disse:

Tarde galera, com o titulo já diz tenho um i3 12100f e uma rx 6600 com uma gigabyte b660m gaming e 32gb de ram. Agora estou ganhando um pouco mais e queria dar um upgrade estava pensando em um i7 12700f com uma RTX 4070 ou uma rx 7800xt acha que esse upgrade vale a pena? Primeiro vou pegar o processador e ano que vem pego a placa de vídeo. Também vou precisar trocar a fonte tenho uma 600w, uma de 800w dá conta?

12700f e 4070/7800XT formam um bom combo.
Se pegar uma fonte de 800 generica vai ser muito pior que uma 750W de boa marca. Sugiro uma de 750W no minimo pra 7800XT, 80 plus gold.
Eu pesquisaria as fontes no Tier A ou B nessa lista Cultists Network PSU Tier List

• Curtir 1
Postado

Esse i7 só vai valer se comprar baratinho usado. O preço de novo desse processador é mais de R$ 1700 o que é um absurdo pelo que é.

Novo, talvez valha mais a pena o 13400f, pelo preço.

• Curtir 3
  • Moderador
Postado
21 minutos atrás, D4RK_S0RC3R3R disse:

Também vou precisar trocar a fonte tenho uma 600w, uma de 800w dá conta?

O que vai definir se você vai precisar trocá-la é a qualidade, porque 600W é o suficiente para todas as GPUs que você citou aí. Informe o modelo dela, por favor.

• Curtir 1
Postado

@D4RK_S0RC3R3R sua placa-mãe atual não aguenta mais do que um Core i5 14400F ou no máximo um Core i7 14700, que são CPUs de 65W. O VRM dela é muito fraco para os modelos com final "K", onde o TDP base costuma ser 125W, mas esses CPUs operam com bem mais que isso em carga máxima.

• J.Augusto F alterou o título para Upgrade PC Core i3 12100f e RX6600 para ?
Postado

@Batata Defumada É uma mancer thunder, assim eu tenho ela já faz uns 2 anos, nunca deu problema mas por ser mancer tenho medo de forçar ela um pouco mais.

@W46n3r Realmente estava vendo os preços, a diferença de novo do 12th pra 13th ou 14th não é muito grande não.

@AdrFig muito obrigado pela dica, vou dar uma olhada com atenção na lista.

@GuilhermeGB eu dei uma olhada com o final "K", mas o que eles entregam a mais do que os "F" pra mim não vai fazer diferença.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
3 horas atrás, D4RK_S0RC3R3R disse:

uma de 800w dá conta?

Mesmo uma de 650W dá e sobra pras GPUs que você citou.

14 minutos atrás, D4RK_S0RC3R3R disse:

É uma mancer thunder, assim eu tenho ela já faz uns 2 anos, nunca deu problema mas por ser mancer tenho medo de forçar ela um pouco mais.

De fato é melhor trocar pra deixar esse PC bem preparado para receber upgrades. A fonte que eu recomendo é a XPG Core Reactor II 750W ATX 3.0, caso encaixe no seu orçamento.

• Curtir 1
Postado
13 horas atrás, D4RK_S0RC3R3R disse:

@GuilhermeGB eu dei uma olhada com o final "K", mas o que eles entregam a mais do que os "F" pra mim não vai fazer diferença.

Olhando somente as especificações, eles tem poucas diferenças mesmo. É porque a forma com que os CPUs trabalham hoje em dia é um pouco diferente de antigamente, temos as tecnologias de "overclock automático", Turbo Boost, no caso da Intel. Se a placa-mãe libera mais energia para o CPU, ele consegue manter clocks mais altos em cargas pesadas, mas se a quantidade de energia liberada é baixa, ele vai rodar com clocks bem menores em atividades pesadas. É o caso desses CPUs de 65W, que rodam com clocks bem baixos em cargas pesadas, mas conseguem subir bastante em cargas leves. Os CPUs Core i5 "K", pode trabalhar com mais de 150W, os modelos Core i7 e Core i9 "K" podem passar dos 250W, o que resultaria em uma boa diferença de desempenho na prática, mas a um custo muito alto de aquecimento e consumo de energia. Claro que pra isso você precisa de uma excelente placa-mãe também.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!