Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal do Clube hardware, tudo bem? Espero que sim.

Então, comprei um kit de dois pentes memória RAM de 16gb, totalizando 32gb de memória RAM.

Comprei da marca Gloway elas são 3200mhz e com CL18. vocês já tentaram fazer um overclock nelas? Deu bom? Não sou experiente em overclock de memória.

Tava querendo baixar essa latência e aumentar para uns 3600mhz

https://a.aliexpress.com/_mMCdQBe

Esse foi o modelo que comprei ☝️

Minha placa-mãe é uma B550 pro VDH WIFI e um Ryzen 5 3600.

Têm alguma dica?

Desde já agradeço 😊 

Deus te abençoe!

Postado

@Piedr3 Amigo, tenho dois pentes de 8 GB dessas memórias Gloway 3200 MHz. Uso um Ryzen 5 2600 em uma ASRock b450m Steel Legend e, no meu caso, não deu muito bom. Tentei ir pelo XMP, a memória até vai para os 3200 MHz (elas estavam em 2400 MHz naturalmente ao plugar e ligar), mas depois a tela congela e o PC desliga. Então decidi deixar na frequência que elas são reconhecidas mesmo por segurança. Curioso é que uma delas é reconhecida como 2666 MHz ao ser plugada sozinha. Já a outra fica em 2400 MHz sozinha. As duas juntas ficam em 2400 MHz.

Postado

@Piedr3 Bom dia,

O EXPO (XMP) está ativado? Se sim, como está a estabilidade do sistema? 

Peço que também nos informe da tensão que estão operando.

Pode até tentar, no pior dos casos seu sistema ficará instável, haverá uma tela azul ou outra mas conserta fácil, basta fechar curto no jumper CMOS ou retirar a bateria do BIOS.

Infelizmente as Gloway não são as melhores memórias chinesas, as da Asgard ou Juhor costumam ter chips melhores (propiciando o OC) então é possível que não alcançe uma frequência mais alta, latência menor e um sistema estável, talvez consiga só uma ou no máximo duas.

Baixe o CPU Z; abra a aba de memória e envie um print aqui, dependendo do die que seus módulos tiverem overclock pode nem ser uma opção 

Postado
27 minutos atrás, Piedr3 disse:

Está totalmente estável.

Mas tu testou a fundo? Pra garantir uma mínima estabilidade, antes de tentar aumentar, recomendo que rode pelo menos 1h de OCCT, teste cpu+ram com data set large e modo extreme.

Postado

@Piedr3 Eu diria que 10 min garante uma estabilidade mínima. Se não se importa com o PC possivelmente reiniciar do nada ou dar tela preta eventualmente, por exemplo, pode ser. Pra garantir estabilidade razoável eu recomendo no mínimo essa 1 hora e ainda de preferência um teste de cada (um 'normal' e outro 'extreme') e estabilidade definitiva por pelo menos 6~24 h. Não pode dar 1 erro sequer, se der indica instabilidade.

• Curtir 1
Postado
30 minutos atrás, Piedr3 disse:

https://www.ocbase.com/download
seria esse o programa?

Esse mesmo. Garantido que a temperatura fica num patamar ok, depois deixa rodando de um dia pro outro de noite (troca 1h pra infinito ali no tempo de teste). Nas opções, ativa 'stop on error' e 'stop on whea error', aí em vez de continuar rodando o programa para assim que encontrar o primeiro erro, seja da CPU ou do sistema.

Postado

coloquei o teste, e estou impressionado
image.thumb.png.d3b5afeb01e53e616f27bc7474e32d4a.pngsi

isso é muito ruim? eu não mudei nada, comecei o teste da forma que estava usando o pc a dias

Postado
1 hora atrás, Piedr3 disse:

isso é muito ruim? eu não mudei nada, comecei o teste da forma que estava usando o pc a dias

Só mostra que o PC está bastante instável, o que não é surpreendente com memórias chinesas (mas acontece com grandes marcas também). Sobe pra 1.4 V a tensão das memórias e repete o teste, se melhorar o problema são os pentes mesmo e não o controlador de memória do processador. Pode ser a placa-mãe viajando na tensão também, experimenta setar 1.35 V manualmente. Minhas memórias 3600 se eu só ativo o XMP fica dando erros, mas se seto 1.35 V manualmente consigo rodar elas a 4000 MHz sem erros.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!