Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

não entendo nada sobre water cooler e air cooler, como funcionam? como faço pra saber qual é compatível com o meu Pc e o melhor para o meu Pc? aquelas ventoinhas que vem no Pc são os Air Coolers? qual é melhor? da pra ter water cooler e air cooler no mesmo Pc? não entendo nada sobre isso 

Meu gabinete que vou comprar: https://www.terabyteshop.com.br/produto/25220/gabinete-gamer-montech-air-903-max-mid-tower-e-atx-black-sem-fonte-com-4-fans?gad_source=1&gclid=CjwKCAjwlbu2BhA3EiwA3yXyuzGAQUH0skGWGRiupmqKShYbiO6ht0YYOwAhZ_8jnCpxYZ39yGPZQRoCEUEQAvD_BwE

• guilherme_dr alterou o título para Quais as diferenças de Water cooler e Air Cooler, qual é melhor escolher?
  • Moderador
Postado

@gguimaraesilva Não existe essa de "melhor", sinceramente na maioria dos casos é questão de gosto, na minha opinião se você não precisa de uma solução de resfriamento super potente, pegue um Air Cooler porque tem menos potencial de te dar dor de cabeça.

Seu processador é um Ryzen 7 5700X3D, certo? Você poderia pegar um Scythe Fuma 3 ou DeepCool AG620 e ficar sossegado.

Postado

@gguimaraesilva

A escolha entre um Air Cooler e um Water Cooler realmente depende do seu orçamento e das suas necessidades específicas:

Air Cooler: Mais acessível e geralmente suficiente para a maioria dos usuários, especialmente se você não pretende fazer overclocking.

Water Cooler: Mais caro, mas oferece melhor desempenho de resfriamento, ideal para sistemas de alto desempenho ou para quem faz overclocking

O Water Cooler utiliza um líquido refrigerante para resfriar o processador.

O Air Cooler utiliza ventoinhas e dissipadores de calor para resfriar o processador

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Batata Defumada disse:

Seu processador é um Ryzen 7 5700X3D, certo? Você poderia pegar um Scythe Fuma 3 ou DeepCool AG620 e ficar sossegado

Isso mesmo, mas a minha placa de vídeo que vou comprar esquenta bastante a RX 6750 ent da pra usar essas que você mandou mesmo?

• Moderador
Postado

@gguimaraesilva

Air cooler, water cooler e fans, são três coisas distintas, porém todas tem funcões de refrigeração, vou resumir:

Fans: São ventoinhas fixadas ao gabinete fazendo com que haja uma circulação de ar no mesmo, dependendo da posição em que estão instaladas elas estarão trazendo o ar externo (de fora do gabinete), ou seja, o ar frio para ajudar a esfriar o interior ou podem estar fazendo o contrário, removendo o ar quente do interior e jogando para a parte externa. Além disso, as fans (ventoinhas) estão presentes em alguns itens do PC, como nas placas de vídeo, fontes e mesmo em air coolers e water coolers haverá a presença de uma ou mais fans.

Air Cooler: Esse item também é responsável por resfriamento / refrigeração, mas está diretamente ligado ao processador do computador, é um sistema de refrigeração mais avançado e que conta com dissipadores de calor e tubos. De maneira bem resumida, uma base metálica (cobre ou alumínio) fica diretamente encostada no CPU (processador) e o calor gerado por este é transferido para os tubos e para o dissipador de calor do air cooler, fazendo com que haja uma diminuição da temperatura no CPU, além disso, também temos a presença de uma ou mais fans nesse sistema, auxiliando na passagem de ar através das lâminas do dissipador, resfriando o sistema. Com a imagem abaixo talvez seja possível entender melhor:

07152457207316.webp

E por fim, o Water Cooler: o sistema é composto por uma base metálica igualmente a do air cooler, que fica encostada diretamente no CPU, mas como o nome já sugere, aqui o resfriamento é feito por meio da água, a qual está em um sistema fechado. A base metálica absorve parte do calor gerado pelo CPU e junto a essa base, há uma bomba de circulação de água, que faz com que a água passe e absorva parte desse calor, então, por meio de mangueiras, essa água quente (após ter passado pela bomba), vai até um sistema de radiador, onde o calor da água é dissipado através do ar, após passar pelo radiador a água é resfriada e volta para a bomba para absorver mais calor, em um ciclo de resfriamento. Na imagem abaixo também é possível verificar o funcionamento desse sistema:

07154534957333.webp

• Curtir 2
  • Moderador
Postado
3 minutos atrás, gguimaraesilva disse:

Isso mesmo, mas a minha placa de vídeo que vou comprar esquenta bastante a RX 6750 ent da pra usar essas que você mandou mesmo?

Dá sim.

• Moderador
Postado

@gguimaraesilva Como eu disse, é questão de gosto também. Se você quer ter um WC então pra você vai ser melhor, mas geralmente são mais caros. Qualquer um dos Air Coolers que eu citei vai segurar com tranquilidade, mas eu dou preferência pro Scythe Fuma 3, é um pouquinho melhor e encontra custando menos.

Postado
5 horas atrás, Batata Defumada disse:

Seu processador é um Ryzen 7 5700X3D, certo? Você poderia pegar um Scythe Fuma 3 ou DeepCool AG620 e ficar sossegado.

No Air 903 - seja o Base ou Max nem precisa destes air cooler mais caros.

Pode usar um DeepCool AG400 PLUS, Thermalright Spirit 120 V2 Plus - ambos com 2 fans em push-pull, que garante uns dois graus menos - o que é basicamente a diferença que um WC 240mm genérico faz para um bom air cooler 4 heatpipes e fan de 120mm. Ou um DeepCool AG500 (1 fan), todos os 3 custam até ~R$ 200,00.

Isso para quem tem neuras com temperatura de CPU, pois o AG400 - R$ 129,90 dá conta do recado muito bem no Air 903.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@1lokos É, eu recomendei uns mais parrudos porque (por outro tópico) eu sei que o uso não vai ser só pra jogos então queria recomendar algum que vai resfriar com tranquilidade seja qual for a situação, se orçamento permitir tá valendo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...