Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, apesar de existir RAID, gostaria de saber se é possível utilizar minhas máquinas (notebooks) de modo que o Windows ficasse duplicado/espelhado em outra partição (algo como dual boot) para que, em caso de problemas, pudesse dar boot pelo outro sistema.

Creio que esse espelhamento (não seria apenas um outro windows em outra partição, mas sim uma cópia do sistema) só poderia ser feito de forma manual porque não seria um RAID... Se fosse RAID, poderia usar o RAID 1, mas não tenho suporte a RAID.

Uma alternativa seria um backup do sistem e restauração em caso de falha, mas pensei em algo mais prático.

Pesquisei e não encontrei nada a respeito.

Quem puder ajudar com alguma orientação, agradeço.

• 2 semanas depois...
Postado

Olá!

Depende do tipo de problema que você quer evitar. O RAID vai te proteger quando tiver falha de armazenamento (HD ou SSD). Se tiver uma falha de Windows, update quebrado, vírus, etc. Qualquer coisa que não seja um defeito nos armazenamentos o RAID não vai adiantar de nada.
O que eu recomendo é fazer backup usando "Imagem de disco" (Um clone do armazenamento inteiro) diariamente. Salvando num HD externo ou pela rede num servidor de arquivos.
Tenho esse esquema instalado em algumas empresas e funciona muito bem. Todos os dias os PC clientes (em horários alternados p/ não congestionar a rede) são clonados pela rede e fica tudo salvo num servidor de arquivos (Esse sim com 2 HD 4 TB em RAID 1 + backup em nuvem). Nesse esquema somente o primeiro backup é demorado, pois nos outros o software de backup copia somente o que mudou de um dia p/ outro levando apenas uns 8 a 15 minutos pra fazer. Os usuários continuam a trabalhar e nem percebem o backup sendo feito.
Em caso de falha catastrófica do PC cliente, (SSD pifou e perdeu tudo, ou roubaram o PC, vírus, tela azul e não inicia mais, etc) basta usar restaurar a imagem do dia anterior, pela rede mesmo. A vantagem é que vai estar tudo no lugar, email configurado, impressoras instaladas, etc.

O que recomendo é usar o Synology DS224+ c/ o Active Backup for Business.

Ou dá pra adaptar usando PC Windows como servidor + Reflect Backup (Ou Hasleo Backup). Se não tiver PC p/ usar como servidor, vai no HD externo mesmo.

Não recomendo ter 2 Windows no mesmo armazenamento, pois gera confusão nas pastas e em algum momento, vai ter confusão em saber em qual Windows está dando o boot.

Espero ter ajudado.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!