Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal, eu tenho um National SS-5050 foi presente do meu avô, devido a correria do dia a dia acabei deixando ele guardado, mas agora me mudei de casa e descobri que onde ele estava guardado tinha goteira e acabou apodrecendo toda a caixa de madeira e algumas partes da placa molharam bastante principalmente a seletora que é de metal acabou enferrujando toda...

Infelizmente essa seletora acho que já era, de qualquer forma eu queria usar a entrada auxiliar que o rádio possui ele tinha um som muito bom e dava pra ajustar os graves e agudos, só que depois que molhou não tá funcionando direito, a minha ideia é tirar a seletora e fazer jumper com fios pra fazer  a entrada auxiliar ficar ligada direto, como se tivesse deixado a seletora na posição AUX.

ligando ele na tomada a lampada acende e se eu tocar os terminais do botão mono/estereo dá pra ouvir nos alto-falantes, ou seja tá funcionando só que o sinal não chega até os amplificadores ou pré-amplificadores.

Estou anexando fotos de cima e de baixo da placa e eu achei o esquema desse rádio, mas tenho dificuldade de entender, marquei a seletora com circulo vermelho e estou segurando os fios que eram originalmente da entrada AUX:

aqui está o esquema dele:

https://www.electronica-pt.com/esquema/audio/panasonic-audio/national-ss-5050-51049/

Como posso descobrir como fazer os jumpers com os fios se eu tirar a seletora?

20240903_190314.jpg

20240903_190347.jpg

• STAR ALPHA alterou o título para Como ligar a entrada auxiliar diretamente no National SS-5050?
Postado
8 horas atrás, Eder Neumann disse:

jumpear ela toda na posição 2 colocaria permanentemente no modo aux

mas a chave tem mais de uma posição 2, que quando ela está na posição 2 todos os pinos ficam na posição 2 ou ela só mexe algumas partes?

coloquei um celular pra ter um sinal de áudio na entrada AUX mas nada de som, o curioso é que a mesmo girando a chave até a posição que seria AM ou FM deveria ter pelo menos aquele chiado de quando tá fora de estação, mas em qualquer posição da seletora os falantes ficam mudos, será que é melhor abrir a seletora pra meio que estudar quais pinos ela deveria ligar quando está na posição AUX? 

Eu desconfio da seletora mas pode ser algum pré-amplificador? Porque quando coloco o dedo no botão mono/stereo os falantes fazem o barulho alto então os amplificadores mesmo estão funcionando, parece que alguma coisa no meio do caminho ta impedindo o sinal de seguir.

Postado
9 horas atrás, Eder Neumann disse:

todos os conjuntos da chave mexem juntos, sendo assim tire a chave e jumpeie todos pinos 1 com pino 2 de cada conjunto da chave.

demorei um tempão pra conseguir tirar a chave, tirei e desmontei ela e realmente todos os conjuntos mexem juntos, achei que no final da chave podia mudar só duas posições por exemplo e no restante podia mudar todos juntos, suspeitei disso porque tem uns terminais em baixo da chave que não são usados... Mas você estava certo todos eles mexem juntos.

Soldei os jumpers onde tinha as ilhas na placa, ficou como nas imagens, só que ainda sim nada de som nos falantes, uma coisa boba esse rádio tem entrada pra fone de ouvido e ela não está mais ligada na placa, será que o rádio "pensa" que tem um fone conectado e deixa os falantes mudos pro som sair só nos fones?

b0ee7ff4-eb82-4bd5-a374-acf73eaaf27a.jpg

2b7f5bb8-c84f-4794-a6a4-14fe45999569.jpg

284e66f2-baa2-4efa-911b-3ae7aa8f468a.jpg

Postado

to mei osem temp ohoje pra ajudar, de uma olhada no diagrama e veja os conjuntos da chave que possuem contatos no pino 2, acho que tem mais alguns que precisam ser feitos...

com relação ao fone acredito que há um contato que precisa ser jumpeado para ativar a saida de falante.

National+SS-5050.pdf

Postado
Em 06/09/2024 às 10:49, Eder Neumann disse:

acho que tem mais alguns que precisam ser feitos...

Olhei no diagrama e na placa, não tem nada mais que precisaria ser feito, estava até achando que teria alguma trilha ruim ai eu soldei direto do pino da chave até o contato mas nada de som sair, e no esquema não entendi bem a saida dos amplificadores vai pro conector de fone e depois dele para os falantes? Esse aqui não tem mais o conector de fone então não dá pra saber, mas é estranho usar a saida para os falantes direto no fone ia deixar qualquer um surdo...

estou pensando se pode ser algum transistor do pré-amplificador queimado mas pra testar isso só com osciloscopio? Se eu colocar uma pilha de 1,5v na entrada aux e ir seguindo com o multimetro onde a tensão para chegar será que dá certo pra achar onde o sinal está parando?

15868a1d-30d7-4d62-a751-340ad091b96e.jpg

Postado
Em 09/09/2024 às 14:31, Eder Neumann disse:

meça do GND até o terminal deverá ter a tensão indicada no modo indicado no diagrama

Medi do GND até os pinos dos TDA e as tensões bateram certinho, mas medindo nos Q501 e Q502 que ficam perto das chaver londness e stereo/mono as tensões foram 0 ou perto de zero, medi todos usando a menor escala possível do multimetro:

era pra ser:

B 0,7v
E 0,1v
C 3,6v

deu:

B 0,02
E 0,00
C 0,45

Agora como faço pra descobrir porque a tensão não está chegando ali? Tiro os transistores pra testar? Os capacitores tem mais de 30 anos to pensando se pode ser eles porque mesmo não estando estourados acho que podem estar bem baleados, como eu devo proceder agora?

transistor.jpg

Postado

cheque todo o caminho até os pontos onde indicam tensão avariada (resistores, diodos, capacitores, etc)

se ver algum capacitor estufado ja troque.

capacitores entre a linha e o gnd podem causar fuga, meça continuidade neles.

Postado
Em 13/09/2024 às 09:51, Eder Neumann disse:

cheque todo o caminho até os pontos onde indicam tensão avariada (resistores, diodos, capacitores, etc)

se ver algum capacitor estufado ja troque.

capacitores entre a linha e o gnd podem causar fuga, meça continuidade neles.

vou fazer isso então, converti o pdf do diagrama para imagem e vou traçar no paint as linhas e componentes que já testei e verifiquei, não tenho muitas peças sobrando aqui se achar alguma danificada pode ser que não consiga substituir na hora, mas vou fazer esses testes direitinho com calma e ir anotando o que estiver com problema.

Estou com suspeita dos capacitores mas olhando o esquema atentamente vi que tem o BD135 e ele alimenta vários transistores no radio todo então se ele estiver com problema muita coisa não vai funcionar... 

Estou animado pra resolver o problema desse radio, espero que consiga, logo posto os meus avanços aqui!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...