Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde. Estou enfrentando um problema na finalização da montagem do meu PC e gostaria de toda ajuda possível. Quando estava no começo da montagem das peças, aproveitei por pura emoção uma promoção do AliExpress das Memórias RAM da Asgard.

Nesse sentido, peguei 2x16 3200Mhz, entretanto, por ser uma promoção rápida onde um/dois minutos acabam fazendo diferença entre pegar em um bom valor ou não, deixei de me atentar para o CL da memória, confiando de que seria 16.

Ao chegar aqui, acabei notando essa questão do CL ser 18, ao invés de 16 e, nesse sentido, gostaria de saber se é uma diferença grande ou se mantenho essa memória mesmo para o computador...

Minha ideia talvez seria vender os dois pentes (que estão fechados), e tentar complementar o dinheiro para pegar 2x16 3200Mhz CL16 da Kingston Fury, mas não sei até que ponto vale a pena.

Gostaria de deixar claro que, se a diferença não for significativa e os dois pentes da Asgard forem me suprir completamente bem, pretendo manter e usar o dinheiro em alguma outra coisa. Porém, gostaria da ajuda de vocês pois tentei pesquisar sobre essa diferença de CL e o quanto isso influencia no funcionamento do pc de maneira geral e em jogos, porém não encontrei nada significativo.

Obrigado pela atenção! Aguardo toda ajuda possível.

Postado

@Shaman93 Seria um Ryzen 7 5700X3D com uma RTX 4070 Super. O uso do PC seria basicamente jogos e assistir uma série ou ficar com abas do chrome aberta enquanto jogo, coisas nesse sentido.

• Moderador
Postado

@JohNLukzz Tenho a mesma configuração que você.

Você vai perceber uma certa diferença nas mínimas (memórias mais rápidas geralmente mantem o FPS mínimo um pouco mais alto) e algo entre 3 a 5% de diferença de performance em FPS em jogos, visto que o limitante da configuração é o processador, mas isso assumindo que a única diferença seja o CL.

Para outro uso além de jogos provavelmente você não vai notar diferença.

Outras coisas influenciam a memória também, como:

1 - O Rank (Memórias single rank geralmente são mais rápidas).

2 - As latências secundárias como tRCD, tRP e tRAS.

3 - A qualidade dos componentes da placa-mãe, como trilhas e afins.

Resumindo, ao meu ver, se você conseguiu um preço bom nas memórias, e elas são de boa qualidade, não tem porque trocar elas por outras memórias de 3200mhz.

• Curtir 2
Postado

@Simuroc Muito obrigado por todo o feedback e esclarecimento. Sou bem leigo nessa parte então procuro toda a ajuda possível. Vou te mandar o link da memória RAM que foi adquirida e, se possível e você puder me passar uma resposta sobre, peço que dê uma olhada e veja se ela seria adequada para o setup como um todo. Meu objetivo é jogar 1080p Ultra por uns 3-4 anos no mínimo. Forçando um Ray Tracing também, já que a RTX 4070 Super para o 1080p tem muita sobra. Então precisaria de uma memória RAM que não tirasse essa estabilidade que busco.

https://a.aliexpress.com/_mKoOQHO

• Moderador
Postado

@JohNLukzz Eu manteria essas memórias mesmo, você vai gastar muito dinheiro e o retorno vai ser pequeno caso troque-as.

Faça um teste de memória do Windows e se puder procure rodar o memtest86 para ter certeza que elas não tem defeito.

Boa jogatina.

• Curtir 1
Postado

@Simuroc Só mais uma questão... Estava dando uma olhada e achei que o único problema seria aquela perda de 5-10 fps nos games mas, pelo que vi além, o 0,1% ou 1% Low acaba sendo extremamente afetado, dando uma diferença bem significativa. Você acha que essas quedas não vão atrapalhar durante os jogos?

Pensei em vender os pentes e pegar outro na Kabum, com garantia e CL16 na faixa de uns 600. Não sei até que ponto é viável.

Procurei um de 3600Mhz CL16 mas o único que encontrei era caríssimo, não acho que justifique o investimento, ainda mais levando em conta que o 5700X3D parece aceitar apenas até 3200Mhz e eu não tava afim de ficar forçando overclock...

• Moderador
  • Solução
Postado

@JohNLukzz Foi exatamente o que comentei das mínimas, que com uma memória melhor você teria as mínimas (0,1% ou 1% Low) melhores, mas não é nada extraordinário não. Na minha opinião não vale você gastar mais 600 a 800 reais a mais em memórias pra ter um ganho desse. Você só vai ter perda de desempenho caso os módulos de memória que tenha comprado no Aliexpress forem de baixa qualidade. 

Eu também estava procurando pentes 3600MHz CL16, mas só achei uns horríveis com RGB da Kingston na Kabum aqui nesse link. Mas uma coisa que você tem que saber sobre memórias é que se você quer que as duas tenham certificação de funcionarem perfeitamente juntas é que tem que comprar o kit já com as duas, e nesse link da Kabum elas são vendidas separadamente. Na Kabum você acha o kit delas juntas aqui, mas não vale o preço não, é muito caro pro pouco ganho que você vai ter.

Sobre o processador, diversos testes comprovam que o controlador suporta tranquilamente 3600MHz, que é o que eles chamam de "Sweet Spot", ou seja, o ponto ideal que maximiza o funcionamento do controlador do processador, e nesse ponto você vai conseguir extrair o máximo de performance em relação a memória.

• Amei 1
Postado
18 horas atrás, JohNLukzz disse:

@Shaman93 Seria um Ryzen 7 5700X3D com uma RTX 4070 Super. O uso do PC seria basicamente jogos e assistir uma série ou ficar com abas do chrome aberta enquanto jogo, coisas nesse sentido.

Nesse caso não vai fazer muita diferença. O cache maior do processador minimiza a necessidade de RAM mais rápida pra ter um bom desempenho, e o teu uso não vai ser sensível à RAM também.

• Curtir 1
Postado
19 horas atrás, Simuroc disse:

@JohNLukzz Foi exatamente o que comentei das mínimas, que com uma memória melhor você teria as mínimas (0,1% ou 1% Low) melhores, mas não é nada extraordinário não. Na minha opinião não vale você gastar mais 600 a 800 reais a mais em memórias pra ter um ganho desse. Você só vai ter perda de desempenho caso os módulos de memória que tenha comprado no Aliexpress forem de baixa qualidade. 

Eu também estava procurando pentes 3600MHz CL16, mas só achei uns horríveis com RGB da Kingston na Kabum aqui nesse link. Mas uma coisa que você tem que saber sobre memórias é que se você quer que as duas tenham certificação de funcionarem perfeitamente juntas é que tem que comprar o kit já com as duas, e nesse link da Kabum elas são vendidas separadamente. Na Kabum você acha o kit delas juntas aqui, mas não vale o preço não, é muito caro pro pouco ganho que você vai ter.

Sobre o processador, diversos testes comprovam que o controlador suporta tranquilamente 3600MHz, que é o que eles chamam de "Sweet Spot", ou seja, o ponto ideal que maximiza o funcionamento do controlador do processador, e nesse ponto você vai conseguir extrair o máximo de performance em relação a memória.

@Shaman93 Então, em teoria, a memória RAM ideal para extrair o máximo do R7 5700X3D e maximizar meus ganhos em jogos, evitando perdas, principalmente no 0,1%, seria uma de boa qualidade no formato 3600Mhz CL18 (já que CL16 nessa frequência é completamente inviável por valores e esteticamente, como você citou anteriormente)?

• Moderador
Postado

@JohNLukzz Os dois kits tem as mesmas latências em 3600MHz, que são 18-22-22-42, ou seja, em questão de desempenho devem ser idênticos.

Mas observe que kits de memória Corsair otimizadas para Ryzen tem um código "Z" no modelo (Exemplo: 'CMT32GX4M2Z3600C18', observe que tem um Z no meio), e essa que você forneceu não tem, logo deve ser otimizada para Intel. Normalmente isso não é uma regra pra funcionar, mas vi alguns usuários reclamando de instabilidade nos Ryzen quando não utilizam memórias da Corsair com esse código especifico para Ryzen. O mais interessante é que eu não vi esse tipo de problema em memórias Kingston.

Enfim, desses dois kits ai eu pegaria o Kingston.

PS: Verifique se sua placa-mãe tem suporte a essa frequência antes.

• Amei 1
Postado

@Simuroc Muito obrigado por toda a ajuda. Além de ter me agregado bastante conhecimento, foi certeiro para me direcionar na melhor escolha. Irei de 3600Mhz CL18 Kingston mesmo, até pela confiança que a marca passa e a longa garantia. Tudo de bom sempre meu querido, grato pelo apoio!

• Curtir 1
Postado

Só achei esses pentes caros... Não faz nem 1 mês que peguei um par de Lexar Ares (2x16 GB), mesma frequência e latências que esses, por R$ 400 na Pichau. Estão rodando a 4000 MHz numa boa sem aumentar a tensão e nem afrouxar as latências.

• Curtir 1
Postado

@Shaman93 Então, achei o preço bem elevado também. Acredto que se esperar um pouco acabe aparecendo uma promoção válida. Queria tirar uma dúvida já que mencionou, seria viável eu tentar rodar em 4000Mhz essas memórias ram da Kingston, levando em conta que tenho um Ryzen 7 5700X3D e uma MSI MPG B550 Gaming Plus? Ou o desempenho já vai ser satisfatório em 3600 CL18?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!