Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala rapaziada, tenho um alienware M16 R1, o clock do processador dele no pico máximo é 5.5ghz ( i9 13900HX ), porém mexendo no sistema e jogando, ele fica com o clock no máximo de 2.2ghz, isso está causando lentidao e travamento no sistema e em jogos os FPS fica horrivel, já fiz vários procedimentos de energia, bateria, modo desempenho, ThrottleStop, BIOS, formatação, enfim, já mexi em tudo e não consigo resolver isso, alguém já passou por isso pra ter uma ideia do que pode ser?

 

alienware M16 R1
i9 13900hx

RTX 4070

32gb ram

1tb SSD NVMe

Screenshot_4.png

  • TheDemonLena alterou o título para AlienWare M16 R1 não atinge clock máximo do processador
Postado

5,4GHz é a frequência máxima, notebooks são bastante limitados em questão de energia e temperatura, então precisam gerenciar as frequências de forma com que não haja desperdício de energia ou aquecimento desnecessário. O jogo que você está rodando no fundo parece algo lá do início dos anos 2000/final dos anos 90, o seu computador deve ter entendido que não era necessário fazer seu processador "se matar" a toa pra rodar esse game com bom desempenho. Claro que deve existir formas de você forçar um desempenho maior, mas isso deverá resultar em maior gasto de energia e maior produção de calor.

  • Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB o jogo do fundo é o Valheim, ele é atual e nas configurações maximas, exige bastante do notebook, mesmo assim o notebook deveria rodar ele tranquilamente.

 

@Eder Neumann sim, ja fiz todos procedimentos, drivers, configurações do sistema, energia, enfim, já fiz tudo praticamente.

  • Membro VIP
Postado

Olá, Matheus. Seja bem-vindo ao Clube do Hardware.

Seguinte: se você fez alterações no ThrottleStop, dependendo de quais foram, ele pode estar controlando o fornecimento de energia ao seu processador no momento (mesmo que você tenha desinstalado o programa). Sugiro que você o reinstale, abra, verifique se ainda existe algum perfil de energia salvo, com as configurações que você fez.

Depois disso, instale um programa chamado Revo Uninstaller. Através dele, você vai ativar o modo de Caça e desinstalar o Throttlestop, caso o Throttlestop não apareça na lista de aplicativos detectados (com a diferença de que, fazendo isso dessa forma, você deve ser capaz de se livrar até mesmo das sobras de registro dele no Windows).

Caso não consiga fazer nada disso através do Revo, você pode simplesmente ativar o perfil de máxima energia do Windows, para ter certeza de que alterações no fornecimento de energia não são a causa do baixo desempenho. Para isso:

1. Abra o CMD como Administrador;
2. Digite "powercfg -duplicatescheme e9a42b02-d5df-448d-aa00-03f14749eb61" (sem aspas, e Enter).

Se quiser, reinicie o computador. E faça os testes novamente depois. Monitore a temperatura do seu notebook.

  • Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!