Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Desde quando fiz uma limpeza com compressor de ar na última sexta-feira (07/09), e instalei um novo CPU Cooler (DeepCool AG500) eu comecei a notar o barulho de algum fan ficando na velocidade máxima aleatoriamente (mesmo com o computador em idle e nada acima de 50 graus).

Baixei alguns programas de monitoramento como o Fan Control, criei curvas pra todos os fans, além de quando eu começar a ouvir o barulho, eu setei o controle manual de cada fan e coloquei em 0% - e nenhum parou o barulho, então concluo que por eliminação, deve ser o fan da minha fonte de alimentação, uma Corsair CX550. Sem conseguir resolver o problema, também fui configurar todos meus fans pela BIOS, e também coloquei o Fan Controller (do gabinete) no SYSFAN1 (estava no 3).

Até então nada resolveu e também notei que esse barulho só acontece com o Windows... passei uns bons 15~20 minutos na BIOS e nada, no momento que dei F10 e fui pro Windows, o barulho começou (portanto, estou suspeitando de algum driver, pensei até em atualizar a BIOS).

Li na internet e pode ser um problema nos sensores de temperatura, e não no fan em si, por isso acontece aleatoriamente.

Essa fonte é o componente mais antigo do meu PC, comprei em 2021 ainda no meu setup antigo e fui atualizando o restante de pouco em pouco ao longo de 2022. A minha config atual é:

MSI B550M Pro-VDH

Ryzen 5 5600X + DeepCool AG500

2x8GB Crucial BallistiX 3600MHz

RTX 2060 Gigabyte

Corsair CX550

Gabinete Montech Sky Two

Será que já era e tá na hora de comprar uma nova? Valeu!!!

Postado

Desliga todos os fans - deixa só o do air cooler, assim confirma se realmente é o fan da fonte, e se for pode trocá-lo.

O fan do CPU pode monitorar a rotação por algum software.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!