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Pessoal, bom dia!

 

Gosto muito de elétrica (apesar de ser iniciante) e esses dias navegando pelo youtube vi um senhor (Seu Guerzoni, pra quem se interessar) que conseguiu montar um gerador em sua casa que gera energia a partir da queda d'água e consegue abastecer a casa toda... 

 

Nisso eu fiquei bastante curioso sobre como eu poderia fazer pra construir algo caseiro assim só pra começar os estudos nessa área. No caso para especificar, eu gostaria de começar montando algo bem básico só para alimentar uma lâmpada digamos, apenas pra entender o processo mesmo.

 

O que eu preciso estudar de teoria para montar um geradorzinho desses? E o que eu precisaria de material também, considerando que seria somente pra alimentar uma lâmpada, então não acho que seria necessário um motor muito forte (posso estar errado). Agradeço a ajuda de vocês de antemão!

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Para ter uma base firme estude o livro do Gabriel Torres aqui do Clube.

Montar um gerador requer alguma experiência com mecânica, polias, correias e afins além da parte elétrica em si. Uma maneira mais simples de começar é usando placas fotovoltaicas, que são comercializadas em diversas potências. E em lugar de lâmpada pode começar acendendo leds.

O primeiro experimento pode ser acender um led a partir de pilhas, depois a partir de um carregador de celular e por aí vai.

E participe do fórum, vai aprender muito, inclusive existem muitos tópicos sobre o assunto geração de energia.

 

 

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19 horas atrás, Heitor Kenzou disse:

algo caseiro assim só pra começar os estudos nessa área. No caso para especificar, eu gostaria de começar montando algo bem básico só para alimentar uma lâmpada digamos, apenas pra entender o processo mesmo.

Um dínamo de bicicleta é um bom exemplo de um gerador. Ou quase todo o tipo de motor pode ser usado pra gerar eletricidade principalmente os que têm ímã. P.ex. motorzinho de brinquedos, motor de passo de impressora e afins. Pra ver a mágica acontecer, basta colocar 1 led nos seus terminais e girar o eixo com os dedos. A partir daí basta usar a imaginação e criatividade pra fazer ele girar com água, vento, vapor - p.ex. motor stirling (clique) -

61oBAvmfQCL._AC_UF894,1000_QL80_.jpg

e etc...

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O que chamamos de geração de energia na verdade é transformação de energia. A origem pode ser um desnível de água, sol, vento, um monte de coisas. A partir de qual fonte pretende obter energia elétrica? Nos dê um norte para te ajudar.

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@Sérgio Lembo Bom dia, pessoal!

 

Pretendo começar de forma bem manual mesmo, não precisa ser nada que vá ficar ligado sem que eu faça esforço, e sim algo pra que eu possa "sentir" a princípio como é feita essa geração. Então pegando os exemplos que vi, usando algum motor velho de ventilador (ou de qualquer outra coisa) e gerar rotação com uma furadeira mesmo, seria algo nesse sentido

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estude inicialmente principios de eletromagnetisto. não precisa ir muito a fundo nos números se a ideia for algo não-profissional, se não pode ser indicado.

entenda como funciona o movimento de eletrons no condutor, o que move eles e o que acontece quando eles se movem, quando conseguir entender bem os conceiros de campo eletromangético, como ele é gerado e como utiliza-lo, você vai entender de um modo mais assertivo sobre como funciona um gerador e entenderá que não é qualquer motor que vai lhe servir para isto.

a partir daí a criatividade é o limite, mas sugiro que compartilhe suas ideias para que possamos lhe ajudar a não desenvolver nada que seja perigoso.

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3 horas atrás, Heitor Kenzou disse:

@Sérgio Lembo Bom dia, pessoal!

 

Pretendo começar de forma bem manual mesmo, não precisa ser nada que vá ficar ligado sem que eu faça esforço, e sim algo pra que eu possa "sentir" a princípio como é feita essa geração. Então pegando os exemplos que vi, usando algum motor velho de ventilador (ou de qualquer outra coisa) e gerar rotação com uma furadeira mesmo, seria algo nesse sentido

Olha, o motor de ventilador da forma que está não serve como gerador. 

Motor que serve para essas experiências são os de corrente contínua. 

Como os usados em acessórios de automóveis, brinquedos e equipamentos eletrônicos. 

Um tipo de motor que pode ser achado com facilidade, são os usados nas impressoras jato de tinta, as vezes dá defeito e ficam encostadas. 

Como esse:

images?q=tbn:ANd9GcQXtMmVoQT3GQndaq8sEys

Tem esse outro, que é pequeno muito comum em brinquedos:

images?q=tbn:ANd9GcRT4YSgHHQ9WS0PzAL8xTh

Esse pequeno se rodar na furadeira ele desmancha. :lol:

 

Para funcionar eles tem que ter uma velocidade muito alta pra acender um mísero led. 

 

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6 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

O que chamamos de geração de energia na verdade é transformação de energia.

 

Só para botar lenha na fogueira, rs... Onde estava a energia que foi transformada em eletricidade? Na água, no vento... no fluído qualquer que faz o eixo do motor girar? Ou no imã que tem no motor? Existe cachoeira sem gravidade? O que é a gravidade na famosa "Analogia da água"?

 

Um imã tem uma energia, tanto que atrai metal... Mas um imã sem movimento faz essa energia se transformar em eletricidade? E um movimento sem imã, por exemplo um fuído fazendo rodar uma rodinha de plástico, faz? É isso a tal de eletricidade estática?

 

Ou será que é a bobina que faz essa transformação?

 

Se esticar um fio em linha reta e passar um imã sobre ele, "aparece" energia elétrica nas pontas desse fio? Esse fio, então, é o que transforma magnetismo em eletricidade?

A imantação de um imã... acaba?

 

🤔

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Se a intenção é entender o que acontece, te relato uma experiência de infância. Meus pais compravam o kit Pequeno Cientista com regularidade, voltado a crianças, vendido em bancas de jornal. Uma das experiências foi fazer uma bobina de umas 20 espiras sobre um aro de material isolante. Pode ser a borda de um copo não metálico. As pontas da bobina eram ligadas a uma pequena lâmpada incandescente. Segurando um ímã, rodava ele com a mão no interior da bobina. A lâmpada acendia. Mas isso foi antes do Paulo Freire aparecer... pobre juventude.

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pessoal, uma outra dúvida que tenho... geralmente nos vídeos que vi do pessoal fazendo algo parecido (geradores caseiros simples) com motores de algum equipamento e tal, eles dizem que cortam o imã ao meio e colocam geralmente 4 imãs, seguindo a ordem norte, sul, norte sul... mas o que não entendi é que na minha cabeça não faz diferença cortar os imãs ao meio, já que eles sempre mantém o norte e o sul, mesmo se cortados infinitamente, então não entendi qual o conceito por trás de cortar os imãs

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Em 16/09/2024 às 15:28, Sérgio Lembo disse:

uma experiência de infância

De fato na nossa infância havia estímulo em tudo que é lugar para que buscássemos entender os fundamentos da eletrônica. Agora a complexidade agregada é tão alta, além da obsolescência programada ser bem curta, que os estímulos são muito poucos. Hoje pouco se conserta... quebrou, joga fora e compra um novo.

 

Mas não relaciono isso à pedagogia, ao método que estamos usando para ensinar/aprender. Se fosse assim, o método Freire - que privilegia o aprendizado através da realidade que se apresenta concretamente ao aluno e a consciência de que quem ensina, ao ensinar também aprende, sem interferência de vaidades ou poderes - seria ainda mais adequado. O que é fácil constatar é que naquele tempo - nasci em 58 - nosso país dava estímulo à industrialização e aos saberes. Hoje a turma valoriza a financeirização e a exportação de alimento, petróleo, etc. em estado bruto, o que nos causa uma pobreza profunda. Por exemplo, exportamos petróleo e importamos gasolina...

 

Parece que a turma hoje está mais interessada em ganhar dinheiro com ou sem saberes, com ou sem ciência, com ou sem mais nada, dinheiro por dinheiro... Isso prejudica a ciência e sua aplicação prática, a indústria.

 

Creio que todos que temos interesse em ciência, em aprender, em técnica, estamos bem prejudicados agora...

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@rmlazzari58 Estados Unidos também são grande exportador de alimentos e lá o trabalhador médio ganha US$75mil anuais. Um problema enfrentado nos últimos anos é a baixa qualidade da mão de obra mais jovem. É desesperador, jovens precisando iniciar a vida adulta e não conseguem empregos por falta de qualificação e empregos necessitando de qualificados que não existem.

Estão ensinando muita consciência social e pouca matemática e física.

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