Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Minha mãe já idosa tem um Samsung J5. Eu gostaria de comprar um modelo mais novo para ela, mas tenho receio de que ela tenha dificuldades em se acostumar. Ela já danificou três cabos de carregador porque costuma usar o celular com o fio passando embaixo, o que força o plug USB para baixo. A porta de carregamento do celular já está com uma folga considerável e, se continuar assim, logo pode parar de funcionar.

Pensei em comprar uma dessas plaquinhas adaptadoras para carregamento wireless mas nas avaliações o pessoal se queixa alem da fragilidade de excesso de aquecimento. Pela lógica dentro deve ter uma bobina, um retificador com diodos schottky e um capacitor de filtragem. Alguém sabe porque esquenta tanto?

image.png.37545775ca4e7f68defc4df47c78ad85.png

Postado
5 horas atrás, Andreas Karl disse:

Alguém sabe porque esquenta tanto?

Material não adequado pra economizar, o projeto em si do circuito também não deve ser grande coisa. 

• Membro VIP
Postado
15 horas atrás, Andreas Karl disse:

Alguém sabe porque esquenta tanto?

O principal motivo é a falta de acoplamento eu/ou casamento de impedâncias. As bobinas do primario e secundário têm que ficar bem alinhados pra uma transferência de energia eficaz e menor perda de energia: demora muito mais pra carregar. Tive alguns destes. De fato aquecia e derretia o plástico. Cheguei a colocar "dissipadores" fio soldado nos mosfets smd além de fazer uma marcação x no celular pra posição central. Só amenizou mas não resolveu.

Numa "evolução" comprei alguns cabos magnéticos que tem um adaptador com íma que coloca no celular.

1395987355_1_large.jpg

Bela 💩: todos, absolutamente TODOS deram defeito de quebra do contato, quebra do íma, quebra do cabo. Tem outros tipos que não comprei pois traumatizei com estes daí.

• 2 semanas depois...
Postado

@.if Eu também não fui feliz com o cabo com ímãs. Funcionava até que bem no meu celular. Imaginei que caso minha mãe forçasse o cabo ele se soltaria da peça que vai no celular mas ela conseguiu dobrar e interromper.

Quanto ao wireless a velocidade de carga pode ser lenta, minha mãe dorme no mínimo seis horas a noite. Mas explica melhor. Imagino que os mosfets que você se refere fazem parte do oscilador que “alimenta” a bobina de transmissão. Eles esquentavam só com o celular/receptor em cima do transmissor? O receptor você construiu ou é um desses que vendem no Mercado Livre que nem os da foto que postei? O plástico que quase derreteu é do transmissor ou do receptor?

• Membro VIP
Postado
5 minutos atrás, Andreas Karl disse:

Eles esquentavam só com o celular/receptor em cima do transmissor?

Sim amigo. Se não colocar nada não há carga. Ele é algo como um fogão de indução.

6 minutos atrás, Andreas Karl disse:

é um desses que vendem no Mercado Livre que nem os da foto

..sim também.

6 minutos atrás, Andreas Karl disse:

O plástico que quase derreteu é do transmissor ou do receptor?

É do transmissor (base). E sim, pifou e esquentou também um receptor.

8 minutos atrás, Andreas Karl disse:

a velocidade de carga pode ser lenta, minha mãe dorme

O treco [daquele modelo] esquenta tanto que pode até incendiar, amigo. Caso insistas no wireless, sugiro tentar outros modelos [que desconheço]

Bem, depois do ocorrido, cheguei a cogitar a compra de mais um deste tipo mas para apenas aproveitar o conector de entrada mais uma parte das trilhas de contato: a ideota era remover o circuito receptor, raspar e expor as trilhas e adaptar um contato mola nela. Assim, bastaria fazer uma caminha com os 2 contatinhos em 5V. A ideota ainda está em banho maria...

Postado

Será que se você mandar fazer uma caixinha no marceneiro, não seria uma boa?

A caixinha seria vertical, com uma abertura na parte de cima. 

O celular entraria por cima, como uma gaveta justa. Em baixo teria o conector com o seu carregador.

A caixinha seria mais baixa que o celular, que teria sua parte superior à mostra.

Assim, a entrada e a saída do celular seria sempre alinhada com o conector, sem força-lo com movimentos diferentes do vertical.

Em tempo:

A frente da caixinha poderia ter apenas duas tiras laterais para guiar o celular, deixando-o quase todo à mostra.

A parte da campainha deverá ser aberta para que o som dela possa sair.

Hoje os celulares têm esse conector, que com o uso, ficam sempre folgados e a conexão nem sempre fica correta. Eu tenho um celular com esse problema. Carregar ele está ficando difícil.

MOR_AL

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!