Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, de antemão, tenho um computador equipado com uma placa-mãe MSI H410-M PRO, segundo o manual a entrada lan teria uma capacidade para até 1 gbps, minha internet tem de contrato 600mb.

Meu problema está sendo o seguinte, comprei uma cabo cat6 de 10 metros, para substituir o meu cabo cat5e, pois mudei o PC de lugar e precisei de uma cabo maior. Ao realizar a conexão do cabo cat6 entre o PC e o modem, os testes de velocidade (SPEEDTEST) estão medindo velocidades de aproximadamente 93 Mbps, quando faço troca para o cat5e, segundo o mesmo testador de velocidade, atingem picos de 690 Mbps. Ao realizar testes utilizando a ancoragem usb do celular (conectado no wifi) a velocidade chega até uns 230 Mbps.

Liguei para a loja, o gerente me informou que poderia ser algo na configuração do modem ( o que duvido que seja pois o cabo antigo está funcionando perfeitamente). 

Estou enviando aqui, na esperança de ter algo que eu possa fazer ou realmente só solicitando a troca do cabo. 

Já tentei inverter os lados do cabo cat6, sem alterações no teste. 

• Moderador
Postado

@antonio luna Boa noite.

Me parece realmente que te venderam um cabo com especificação incorreta. Tem muitos cabos falsificados por ai, que na embalagem fala uma coisa e na verdade é outra.

Se fosse um cabo Cat 6 com certeza ele ficaria na mesma velocidade do Cat5e (Pro seu caso ai).

Então, na minha opinião, esse cabo que se diz Cat 6 não é de verdade um Cat 6, deve ser alguma especificação menor rotulado como Cat 6, visto que a internet ficou limitada em 100Mbps.

Recomendo comprar outro cabo em um lugar de confiança e fazer um novo teste. Duvido que seja alguma configuração do modem (Acho que nem existe tal tipo de configuração, que limita velocidade por tipo de cabo).

Boa sorte.

• Obrigado 1
Postado

Para essas distâncias e velocidade esse cabo não faz diferença alguma, e estamos falando de um patch cord, um cabo direto do switch para a placa de rede, enquanto a norma e as distâncias sempre são pensadas considerando duas emenda a mais, com um cabo passado por um duto desde um patch panel até um soquete na parede, e cabos de rede ligados nas duas pontas.

O soquete em sua placa de rede não é CAT6 de todo modo, e provavelmente tem menos metal em seus filetes do que o CAT6, e podem não se alinhar direito. E o cabo CAT6 é mais grosso e se os terminais não forem instalados corretamente pode ficar até pior que usando os CAT5E mais baratos, mais finos e fáceis de operar. O mesmo vale para os soquetes em seu roteador.

Não há muito sentido em usar coisas como esse SPEEDTEST para medir performance de conexões locais. Isso nada tem a ver com a interne.

Veja a velocidade que o sistema reporta e não esses "medidores" de velocidade.

Não tem nada a ver com configuração alguma. Seu problema está nos pinos 4 5 7 ou 8 da placa de rede. Não estão se alinhando perfeitamente. Ou o cabo em si não está bom. Se não tem um testador pode testar na loja ou usar um simples multímetro e medir a resistência nos 8 pinos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!