Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola!!! Espero que todos estejam bem.

RFB criou uma nova obrigatoriedade (DIRBI) e agora preciso criar uma planilha que trabalhe para mim. 

Sobre a DIRBI, é uma declaração onde devemos informar os valores desonerados de pis e cofins, em uma lista de beneficios.

Dentro desta lista, estou trabalhando em duas delas, mas já me preparando para surgirem duas outras:

- Adubos e fetilizantes do capitulo 31 

- Defensivos agropecuarios da posição 38.08

- Vendas a ZFM

- Vendas com fim especifico de exportaçao

As vendas a ZFM são aquelas que saem com CFOP 6110

As vendas com fim especifico de exportação CFOP 6502

Até aqui eu desenvolvi a fórmula =SE(T226=6110;"Zona Franca de Manaus";(SE(T226=6502;"Fim Específico de Exportação";0)))

image.png.94a20acf68289a35226f321552bf66b6.png

Para conseguir criar a fórmula lendo o capítulo e a posição da NCM, criei a coluna "NCM Capitulo" e "NCMS Sub", onde a primeira extrai da coluna "S" - "NCM" os dois primeiros números e a segunda os quatro primeiros nummeros.

Então criei a

=SES(Q2="31";"Adubos e fertilizantes";R2="3808";"Defensivos Agropecuarios";T2=6110;"Zona Franca de Manaus";T3103=6502;"Fim Específico de Exportação";T2=6502;"Fim Específico de Exportação")

Agora preciso fazer com que a fórmula entenda que,:

Se o produto tiver a NCM 31 ou 3808 e for vendida com CFOP 6502 ou 6110, o resutlado deverá ser o correspodnenet a NCM ("Adubos e fetilizantes" ou "Defensivos agropecuarios")

Somente se não for um produto destas posições é que a formula trará "Zona Franca "ou "Fim especifico de xportaçao"

Além disso, caso não atenda a nenhuma das regras acima, ao invés de aparecer uma mensagem de erro, informe o campo vazio. 

segue planilha

grata desde ja

DIRBI teste - clube do hardware.xlsx

• Membro VIP
  • Solução
Postado

@Ileusis LUNA ARAUJO E SILV

Para não retornar erro basta usar a função SERRO, assim:

=SEERRO(SES(Q2="31";"Adubos e fertilizantes";R2="3808";"Defensivos Agropecuarios";T2=6110;"Zona Franca de Manaus";T3103=6502;"Fim Específico de Exportação";T2=6502;"Fim Específico de Exportação");"")

• Obrigado 1
Postado

Não sei se entendi corretamente o que você deseja.

Ajudaria para entender se você colocasse os resultados desejados em alguns itens que não retornam resultados repetidos.

obs. a sua fórmula tem um referência divergente das demais >>> T3103=6502 >>> considerei como T2=6502.

=SE(E(OU(Q2="31";R2="3808");OU(T2=6502;T2=6110));"adubos/fertilizantes ou defensivos";"zona ou fim")

• Curtir 1
Postado
14 horas atrás, Patropi disse:

@Ileusis LUNA ARAUJO E SILV

Para não retornar erro basta usar a função SERRO, assim:

=SEERRO(SES(Q2="31";"Adubos e fertilizantes";R2="3808";"Defensivos Agropecuarios";T2=6110;"Zona Franca de Manaus";T3103=6502;"Fim Específico de Exportação";T2=6502;"Fim Específico de Exportação");"")

Muito obrigada, deu certo e o que me preocupava (o CFOP sobrepor o capitulo da NCM), não aconteceu.

@OreiaG "bs. a sua fórmula tem um referência divergente das demais >>> T3103=6502 >>> considerei como T2=6502."

Obrigada pelo apontamento, era para ser T2 mesmo.

Vou estudar sua fórmula, E / Ou sempre está batendo na minha porta e eu nunca me aprofundo!. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...