Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal. Vou fazer uma retrospectiva do que aconteceu aqui e os sintomas que meu pc está apresentando:

Houve furação de parede ao lado do pc(cerca de 1 metro de distância) e eu esqueci de cobrir ele, acabou voando bastante poeira por cima dele, da mesa, mouse, teclado, etc, por tudo, e obviamente por dentro também.

Na hora ele estava desligado, e antes de limpar eu liguei (acabei esquecendo porque a poeira é imperceptível até que você olhe bem de perto ou passe a mão).

Ele ligou normalmente e foi utilizado normalmente até o final do mesmo dia.

No dia seguinte, ao ligar, ele passava da tela da BIOS e começava a iniciar o Windows, mas antes de chegar na tela da senha ele desligava sozinho (desliga o monitor e os periféricos, e depois o gabinete).

Tentei umas 3x, na terceira vez eu entrei na BIOS e bootei pelo boot override e logou normal.

Aí eu pensei que deveria limpar ele já que tinha caído bastante pó. Abri ele, limpei direitinho com cuidado como sempre, mas na hora de limpar por baixo eu acabei deixando ele cair de lado (com a placa-mãe para baixo, ele tombou da altura do chão no chão mesmo).

Quando fui ligar, ele deu "CPU Fan error". Achei que algum cabo tivesse ficado solto, por ter tombado, então abri novamente e reforcei tudo. Sem sucesso, continuou dando esse problema.

Depois, testei trocar o WC de porta e percebi que o problema não era na porta, mas sim provavelmente no WC. Comprei um WC novo (ainda não chegou).

Tive que desativar o monitoramento do CPU Fan pra conseguir ligar o pc normalmente, e nesse dia o pc chegou a 95 graus em repouso (até fiz esse tópico aqui: https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1697815-pc-acusando-cpu-fan-error-water-cooler/#comment-8800913).

Fui usando assim até chegar o WC novo, monitorando a temperatura, que nos dias seguintes se estabilizou entre 45 e 55 em repouso e no máximo 80 jogando. [O meu WC está funcionando, não parou de rodar as ventoinhas e está esquentando normal, tá mantendo a temperatura do PC. A pasta térmica foi trocada há cerca de 3 ou 4 meses.]

Como ele continuava dando esse problema na hora de ligar, todo dia eu tinha que entrar na BIOS pra bootar ele, e em um belo dia do nada o CPU fan começou a ler a rotação do WC de novo. Até então, normal. Não deu mais CPU Fan error (ainda não instalei o WC novo, pois não chegou), mas continua dando esse problema na hora de inicializar.

As vezes ele inicia normal, sem precisar bootar pelo override, e as vezes precisa bootar se não não inicializa o Windows.

Eu atualizei o driver da placa de vídeo e liberei espaço no SSD onde está o Windows.

Não sei o que mais posso fazer, alguém tem ideia do que pode estar acontecendo e se isso tem a ver com o WC?

Vou colocar aqui as specs, caso ajude:

➪ Processador AMD Ryzen 5 2600 6-Core 3.4GHz
➪ Motherboard ASUS Prime B350M-E DDR4 - USB 3.1 AM4
➪ Graphics Card Galax GeForce GTX 1070Ti
➪ Fonte Corsair CX650 650W, 80 Plus Bronze
➪ 16GB RAM (2x8)
➪ 1x HD de 1TB SeaGate
➪ 1x HD de 1TB Toshiba
➪ 1x SSD de 240GB Kingston
➪ Water Cooler PCyes Sangue Frio 120mm
➪ 3x Fan Alseye D-Ringer 120MM DR-120-SR

Postado

@satellitezinho vish, não sei, acredito que uns 3 anos. Mas às vezes dá esse problema da inicialização e às vezes não. Agora pouco eu reiniciei e ligou normalmente.
E quanto ao CPU fan não estar lendo, o aumento de temperatura, e depois normalizar e voltar a ler?

Postado

@satellitezinho não tem como, o cabo está no lugar e está fixo. No mesmo dia eu reforcei todos os cabos, e ele não estava lendo, mas do nada sem eu mexer ele voltou a ler. E a temperatura do computador está normal, 65 a 80 graus jogando, 45 a 55 em repouso.

Postado
2 minutos atrás, satellitezinho disse:

@isabells Não, tem haver com o processador, provavelmente com a queta o cabo do fan pode ter soltado, ou o fan não está refrigerando o bastante o processador.

no caso você tem um Water Cooler ? você tem uma foto do erro? se tiver manda aqui pra mim, que olho certinho o que pode ser. Processador e temperatura é algo que tem que cuidar.

Postado

@satellitezinho Então, conforme eu coloquei na abertura do tópico, quando liguei a primeira vez funcionou normal, no outro dia começou a dar problema de não inicializar e simplesmente desligar. Agora eu acho que pode ter a ver com o botão do meu teclado (que desliga o computador, e está meio grudando). Com isso, sem saber que podia ser o botão, eu abri pra limpar e derrubei ele, aí quando eu liguei novamente foi que ele deu pela primeira vez o "CPU Fan error". Achei que algum cabo tivesse ficado solto, então abri novamente e reforcei tudo, mas continuou com o erro.

Depois, testei trocar o WC de porta e percebi que o problema não era na porta, mas sim no cabo ou placa do WC.Tive que desativar o monitoramento do CPU Fan pra conseguir ligar o pc normalmente, e nesse dia o pc chegou a 95 graus em repouso. Fui monitorando a temperatura, que nos dias seguintes se estabilizou entre 45 e 55 em repouso e no máximo 80 jogando. O WC está funcionando, não parou de rodar as ventoinhas e está mantendo a temperatura do PC.

Todo dia eu tava entrando na BIOS, e do nada o CPU fan começou a ler a rotação do WC de novo. Não deu mais CPU Fan error e a temperatura não subiu mais.

Postado

@isabells entendi, então AGORA o seu unico problema é essa instabilidade do SSD? se for, é como te informei, cada SSD tem uma vida útil, eu vi que você tinha um notebook, por acaso usou o SSD dele para usar no seu pc? talvez pode ser de fato o SSD começando a morrer, faça um teste de SSD e verifica a vida dele, se condenar, você ja comprar outro, e efetua o backup dos seus arquivos.

Postado

@satellitezinho não KKK esse computador é completamente diferente. O que eu falei é que o problema da inicialização pode estar relacionado com o problema do botão do teclado, desde ontem não tive problema para inicializar, testei umas 4x já, hoje teve atualização do Windows. Eu comprei outro WC, mas não instalei ainda, vou fazer isso no fds. Agora voltou ao normal, mas é estranho ter ficado sem funcionar por uns dias e ter subido tanto a temperatura igual eu relatei

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!