Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O DELL EPSA é 100% confiável? Notebook travando

Posts recomendados

Olá

Eu tenho um Dell G15 5520 que comprei há mais de um ano e de repente ele começou a ter alguns problemas

Ele congela aleatoriamente independentemente do uso (pode travar apenas durante a navegação)

Ou às vezes até desliga sem aviso (eu estava apenas navegando, ele desligou)

Eu não jogo muito nele (ele nunca desligou durante o jogo devido a altas temperaturas)

A Dell me disse para executar este diagnóstico e ele mostra que o notebook está 100%, ele passa em todos os testes

Estou usando a RAM original que veio mais um pente de 16 GB (24 GB dual channel)

Eu troquei o SSD também

Eu testei os dois componentes individualmente e o problema continua

Agora não posso usar a garantia, pois a Dell confia 100% nesta ferramenta de diagnóstico

Eu lembro que desabilitei a igpu e os p-e cores também (i5 12500h ), estou pensando se essas falhas têm algo a ver com isso?

Mas eu lembro que ele travou com a igpu e a gpu habilitadas também (núcleos p-e desligados)

Eu sempre usei a igpu e os núcleos p-e desligados e isso nunca aconteceu

Estou pensando, tem algo que eu possa fazer? Não sei mais como diagnosticar (acontece muito aleatoriamente)

Tudo atualizado como BIOS , drivers etc

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Matheus. Algumas perguntas antes das minhas sugestões:

1. Caso saiba como fazer, você já executou verificações na integridade dos arquivos do seu Windows?

2. Está usando Windows 10 ou 11?

3. Desativou a iGPU em BIOS ou no Gerenciador de Dispositivos?

4. Checou o nível de fragmentação do seu SSD?

Link para o comentário

1. Maravilha. Quais comandos você utilizou no CMD para fazer essa checagem?

2. Ok.

3. Consegue reativar, antes de tudo?

4. Ok. Só destacando: SSD sem erros não é o mesmo que SSD não fragmentado. Sugiro que instale o Defraggler e faça uma pequena verificação (deve levar só alguns segundos).

5. Além disso, a desativação dos E-Cores só é recomendada para ligeiro aumento de performance em jogos, mas você disse que não joga muito. Então, por que você desativou? Para economizar energia?

Observação: não desative nenhum P-Core do seu processador (núcleo de performance). Apenas os E-Cores podem ser desativados sem maiores problemas.

Link para o comentário

Entendo

usei o sfc/scannow

também usei por um tempo só com os ecores off e ainda persistiu ( igpu e gpu dedicada ligados )

Usei aqui o defragger e esta tudo certo também

jogo o elden ring muito raramente e ele funciona melhor sem os e-cores

é complicado , a dell não deixa renovar a garantia nem abrir orçamento visto que o EPSA não aponta nenhum erro e eles dizem que não podem seguir em frente

o atendente acabou de me dizer , como o EPSA está 100% eles não podem fazer nada 

Link para o comentário

• Membro VIP
7 minutos atrás, Matheuspc1995 disse:

é complicado , a dell não deixa renovar a garantia nem abrir orçamento visto que o EPSA não aponta nenhum erro e eles dizem que não podem seguir em frente

Deixa eu ver se entendi: seu notebook, segundo a ferramenta deles, está 100% funcional e eles estão se negando a vender pra você uma nova garantia de 1 ano, é isso?

Você já testou o notebook com programas e drivers de terceiros desabilitados, ou seja, uma inicialização limpa do Windows? Faça o teste, porque se você iniciar o Windows limpo e nada acontecer, provavelmente o causador do seu problema é algum driver de terceiro.

Usa algum antivírus de terceiros? Usa programa que promete otimizar o sistema?

Já verificou o Visualizador de Eventos? E o Histórico de Confiabilidade?

Link para o comentário

agora, mick 07 disse:

Deixa eu ver se entendi: seu notebook, segundo a ferramenta deles, está 100% funcional e eles estão se negando a vender pra você uma nova garantia de 1 ano, é isso?

Você já testou o notebook com programas e drivers de terceiros desabilitados, ou seja, uma inicialização limpa do Windows? Faça o teste, porque se você iniciar o Windows limpo e nada acontecer, provavelmente o causador do seu problema é algum driver de terceiro.

Usa algum antivírus de terceiros? Usa programa que promete otimizar o sistema?

Já verificou o Visualizador de Eventos? E o Histórico de Confiabilidade?

Gostaria de tentar renovar a garantia para ver se conseguia resolver porém como o diagnóstico da BIOS não apontou nenhum problema eles não podem renovar a garantia nem abrir um orçamento para diagnosticar o notebook

geralmente formato e deixo tudo no default , nada de driver booster ou afins

sempre formato e deixo o mais limpo possível

vou dar uma olhada no historico de confiabilidade e coloco umas fotos

BIOS default , formatação limpa , tudo atualizado para o mais recente , somente desligo igpu e e-cores

tudo atualizado para o mais recente também , drivers , BIOS etc

eu estou nesse dilema agora , notebook com defeito de desligar / congelar porém o fabricante se nega a qualquer assistência ou orçamento , visto que o diagnostico EPSA da BIOS não apontou nenhum defeito

Link para o comentário

1 hora atrás, Matheuspc1995 disse:

Entendo

usei o sfc/scannow

também usei por um tempo só com os ecores off e ainda persistiu ( igpu e gpu dedicada ligados )

Usei aqui o defragger e esta tudo certo também

jogo o elden ring muito raramente e ele funciona melhor sem os e-cores

Certo. Bom, se quiser, use também o comando "dism /online /cleanup-image /restorehealth" e reinicie o computador depois que a verificação acabar.

Além disso, se não há muitos problemas na execução de jogos, mas apenas no uso geral do sistema, recomendo o seguinte:

1. Limpe apenas o cache dos seus navegadores de internet;

2. Aumente a abrangência da Indexação do Windows:

2.1 Digite "index" no Menu Iniciar e abra as Opções de Indexação;

2.2 Clique em Modificar, e selecione as pastas principais do sistema, quais sejam: Arquivos de Programas, Arquivos de Programas x86, Usuários e Windows;
2.3 Clique em Avançado, e depois no botão Recriar (para apagar o arquivo de indexação e recriar do zero).

3. Recrie o seu arquivo de paginação com tamanho mais adequado
Por padrão, ele iguala a sua RAM em tamanho, o que é desnecessário em muitos cenários:

3.1 Digite "desempenho" no Menu Iniciar, e selecione "Ajustar a aparência e o desempenho..."

3.2 Clique na Aba Avançado e depois no botão Alterar;

3.3 Desmarque a seleção em cima, marque Tamanho personalizado, e escreva 200 e 8192 nas duas caixas (Tamanho inicial e final);

3.4 Clique em Ok duas vezes e reinicie o seu computador.

4. Desfragmente o seu SSD se necessário.

Se o Defraggler detectar cerca de 20 mil fragmentos ou mais:

4.1 Clique na seta ao lado do botão Optimize e selecione Desfragmentar;

4.2 Ignore a notificação e inicie a desfragmentação;

4.3 Depois, clique em Optimize e deixe o processo terminar;

5. Refaça seus testes de desempenho, em uso normal e jogos, e verifique se houve melhora.

Link para o comentário

• Membro VIP
1 hora atrás, Matheuspc1995 disse:

eles não podem renovar a garantia

Isso daqui não faz sentido algum pra mim. Ou você não entendeu a resposta deles, ou não tá sabendo me explicar, ou eu sou burro mesmo. Se o seu notebook NÃO TEM DEFEITOS, é o cenário ideal para eles renovarem sua garantia, não é mesmo? Afinal você vai pagar e, a princípio, não vai precisar do serviço, ou seja, a Dell sai lucrando. Aliás, o fato de não ter problema é pré-requisito para que a garantia seja renovada, afinal não faz sentido a Dell renovar garantia de um produto com defeito, é mais fácil eles negarem a renovação e te obrigar a pagar pelo serviço de conserto, né? É o mesmo que acontece com um plano de saúde, por exemplo: as empresas podem se negar a cobrir uma doença preexistente e colocar um prazo de carência, afinal o plano vai ter custos pra pagar pelo tratamento. Eu mesmo renovei a garantia do meu antigo Dell G3 duas vezes, e ele não tinha problema algum, por isso não estou entendendo a recusa deles. Tá mal explicada essa história aí.

1 hora atrás, mick 07 disse:

??????

1 hora atrás, mick 07 disse:

Já verificou o Visualizador de Eventos?

??????

Link para o comentário

1 minuto atrás, mick 07 disse:

Isso daqui não faz sentido algum pra mim. Ou você não entendeu a resposta deles, ou não tá sabendo me explicar, ou eu sou burro mesmo. Se o seu notebook NÃO TEM DEFEITOS, é o cenário ideal para eles renovarem sua garantia, não é mesmo? Afinal você vai pagar e, a princípio, não vai precisar do serviço, ou seja, a Dell sai lucrando. Aliás, o fato de não ter problema é pré-requisito para que a garantia seja renovada, afinal não faz sentido a Dell renovar garantia de um produto com defeito, é mais fácil eles negarem a renovação e te obrigar a pagar pelo serviço de conserto, né? É o mesmo que acontece com um plano de saúde, por exemplo: as empresas podem se negar a fechar contrato caso a pessoa tenha uma doença pré-existente, afinal o plano vai ter custos pra pagar pelo tratamento. Eu mesmo renovei a garantia do meu antigo Dell G3 duas vezes, e ele não tinha problema algum, por isso não estou entendendo a recusa deles. Tá mal explicada essa história aí.

??????

??????

Sim , ja foi testado uma instalação completamente nova e o problema ainda ocorre

Não estou em casa ainda , chegando eu mando as fotos ( aconteceu ontem mesmo , tive que forçar o botao power para desligar pois tinha congelado )

Então , na verdade a atendente estava com extrema ma vontade infelizmente

Eu falei que o EPSA não aponta defeitos mas como falei que estou passando por esses congelamentos , negaram a garantia e reparos

Negaram a garantia por o EPSA estar 100% e me negaram orçamentos por eu ter mencionado que estou passando por esses congelamentos

Enfim , perdi das duas maneiras kkkkkkk

por isso que acho muito descaso , mandaram rodar esse teste ai da BIOS , ele foi aprovado e ficou por isso mesmo

Link para o comentário

• Membro VIP
11 minutos atrás, Matheuspc1995 disse:

ja foi testado uma instalação completamente nova

Não estou falando de formatação limpa, estou falando de INICIALIZAÇÃO LIMPA. Dê uma pesquisada em como fazer. 

Sobre a garantia, sinceramente, se você estava tentando renovar apenas por causa disso, não sei se vale a pena. Mas de toda forma, tente novo contato, com outro atendente, peça orçamento e diga que a ferramenta de diagnóstico deu 100% ok -- se a própria ferramenta da Dell deu 100% ok, o problema é, a princípio, de software e não hardware, e como a garantia básica só cobre hardware, então não há relevância mencionar os travamentos, pois a própria ferramenta da Dell garante que o equipamento está funcional.

Link para o comentário

2 minutos atrás, mick 07 disse:

Não estou falando de formatação limpa, estou falando de INICIALIZAÇÃO LIMPA. Dê uma pesquisada em como fazer. 

Sobre a garantia, sinceramente, se você estava tentando renovar apenas por causa disso, não sei se vale a pena. Mas de toda forma, tente novo contato, com outro atendente, peça orçamento e diga que a ferramenta de diagnóstico deu 100% ok -- se a própria ferramenta da Dell deu 100% ok, o problema é, a princípio, de software e não hardware, e como a garantia só cobre hardware, então não há relevância mencionar os travamentos, pois a própria ferramenta da Dell garante que o equipamento está funcional.

Ah sim , a inicialização seletiva

mas então , o EPSA é 100% preciso mesmo ? não sei se posso confiar 100% nesse teste

fui la na BIOS e rodei o teste 2 vezes (throughout mode e sem o thorought mode ) e foi aprovado das duas maneiras

é que o fabricante está confiando 100% nesse teste , ele funciona mas estou com isso no computador

claro que pode ser software mas duvido muito

congelar e desligar geralmente é hardware ( na maior parte do tempo quero dizer )

um detalhe que esqueci de mencionar é que na BIOS o teste funciona 100% mas rodando ele pelo navegador ele da uma advertencia na IGPU ( porém diz que não foi possível testar , não aponta defeito necessariamente )

chegando em casa eu mando as fotos

Link para o comentário

• Membro VIP
6 minutos atrás, Matheuspc1995 disse:

mas então , o EPSA é 100% preciso mesmo ? não sei se posso confiar 100% nesse teste

Se você está tão interessado em renovar a garantia, isso é irrelevante, desde que a Dell renove, não é? Afinal, não é isso e você quer, ter a garantia renovada?

Link para o comentário

agora, mick 07 disse:

Se você está tão interessado em renovar a garantia, isso é irrelevante, desde que a Dell renove, não é? Afinal, não é isso e você quer, ter a garantia renovada?

na verdade não , queria resolver esse problema do notebook primeiramente

queria renovar a garantia ou realizar orçamentos com a finalidade de resolver o problema mesmo

Link para o comentário

2 minutos atrás, Matheuspc1995 disse:

na verdade não , queria resolver esse problema do notebook primeiramente

queria renovar a garantia ou realizar orçamentos com a finalidade de resolver o problema mesmo

Bom, nesse caso, fico mais tranquilo. Porque achei que as dicas que forneci não lhe serviriam de muita coisa, e eu só tinha entendido errado toda a questão até aqui...

Link para o comentário

• Membro VIP

Você nem sabe ainda a causa do problema e tá querendo renovar a garantia só pra isso? Imagine que você pague aí uns R$ 500 (creio que seja nessa faixa o orçamento, provavelmente mais, pois foi o que paguei em 2020) e depois descobre que bastaria apenas reinstalar um driver. Valeu a pena? Enfim, cada um sabe o que faz. 🙂 

Link para o comentário

1 minuto atrás, Gabriel U disse:

Bom, nesse caso, fico mais tranquilo. Porque achei que as dicas que forneci não lhe serviriam de muita coisa, e eu só tinha entendido errado toda a questão até aqui...

a garantia era com o proposito de resolver o problema mesmo 

desculpem se não ficou muito claro mas a finalidade era resolver esses travamentos / desligamentos

Você nem sabe ainda a causa do problema e tá querendo renovar a garantia só pra isso? Imagine que você pague aí uns R$ 500 (creio que seja nessa faixa o orçamento, provavelmente mais, pois foi o que paguei em 2020) e depois descobre que bastaria apenas reinstalar um driver. Valeu a pena? Enfim, cada um sabe o que faz. 🙂 

Sim , foi 550 mesmo

é que ele desligar / congelar parece um buraco mais embaixo rs

bom se puder confiar 100% no epsa eu segure e teste por mais um tempo

é que ja está assim faz uns meses e acontece de forma aleatoria ( 1-2x no mes mais ou menos )

estou pra chegar em casa e mando as fotos mas acho que ele vai apontar o power kernel 41 generico de ter desligado errado

mas de qualquer maneira eu posto

• Curtir 1
Link para o comentário

37 minutos atrás, mick 07 disse:

Como tá a saúde da bateria? Viciada? Carregador original? O problema ocorre tanto ligado na tomada, quanto apenas na bateria? São muitas variáveis a se considerar.

Verifiquei a bateria na BIOS e disse que o nivel esta excelente

infelizmente os eventos de crash  sao genericos e não dizem nada ( power kernel 41 mesmo )

Ele acontece tanto na tomada quanto fora

Uso direto na tomada

Link para o comentário

rodei no cmd e aparentemente esta tudo certo , não deu nenhuma advertencia

esse erro que acontece quando rodo no navegador em vez da BIOS

image.thumb.png.5181edfe76122bbbc85f003e5108dc82.png

procurei no visualizador de eventos algum evento que pudesse anteceder o crash mas não achei

sera que alguma categoria especifica tem isso ?

Link para o comentário

Ferramenta de diagnóstico Processador Intel®

Seu notebook da tela azul ou simplesmente apaga?

desligou da primeira vez , agora a tela congela e preciso segurar o power para voltar

na verdade achei 2 logs que antecederam o crash

image.thumb.png.a2893ee33fb3bad967007b1b6037b933.png

image.thumb.png.d12528c4587878ec33fadd486313ca91.png

rodei o teste da intel e passou também

Link para o comentário

• Membro VIP

1) Você já fez o teste com inicialização limpa?

2) Faça diagnóstico com ferramenta da Intel.

3) Verifique se o driver de vídeo Intel instalado é o mais atual, tanto no site da Dell, quanto no site da Intel. Verifique, também, se no Windows Update existe alguma sugestão de driver de vídeo pro processador em "Atualizações opcionais" ou algo parecido.

Link para o comentário

13 minutos atrás, Matheuspc1995 disse:

rodei no cmd e aparentemente esta tudo certo , não deu nenhuma advertencia

esse erro que acontece quando rodo no navegador em vez da BIOS

image.thumb.png.5181edfe76122bbbc85f003e5108dc82.png

procurei no visualizador de eventos algum evento que pudesse anteceder o crash mas não achei

sera que alguma categoria especifica tem isso ?

1. O comando do batteryreport gera um arquivo de texto na pasta System32 do seu sistema. Você precisa abrir esse arquivo e ler. Nenhuma advertência será fornecida no CMD em si;

2. Se esse teste, rodando no navegador, tenta usar a sua GPU e não consegue, significa simplesmente que a aceleração por hardware, do navegador, está desativada.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!