Ir ao conteúdo

PC desligando quando RX 580 é muito exigida, problema da fonte de 550W?

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Tenho uma fonte de 550W. Bem antiga quase 10 anos. Meu pc está desligando quando eu forço a placa de Vídeo. Porém quando eu reduzo a pontencia da placa (limito o uso de energia), o pc não desliga e consigo jogar.
Estou pensando em comprar uma fonte nova de 600W. Porém não sei se é o passo certo. Planejo também comprar um novo processador, provavel um Ryzen 3 4100. Queria saber se é a melhor escolha.
Config: Ryzen 3  2200g
b450 steel legend.
2x8gb ram DDR4
rx 580

Postado

a minha recomendação é a partir de 500W, mas não muito maior que isto.

mas veja as temperaturas da maquina (gpu e cpu) com um teste do aida para ver se de repente não é algum aquecimento pontual.

se as temperaturas estiverem boas (abaixo de 80°C) possível que seja a fonte mesmo.

• Curtir 1
Postado

RX 580 vai com folga até com uma fonte boa de 450W (como a MWE Bronze V2 450W da Cooler Master, uma excelente fonte). Você provavelmente tem aí uma fonte de baixa qualidade que mente nas especificações, então qualquer carga acima do que um PC comum exigiria já faz com que ela trabalhe de forma inadequada e desligue. É até arriscado manter uma fonte dessas, chance de danificar alguma coisa no seu PC.

• Curtir 1
  • Batata Defumada alterou o título para PC desligando quando RX 580 é muito exigida, problema da fonte de 550W?
  • Moderador
Postado
39 minutos atrás, Sazaki7 disse:

Estou pensando em comprar uma fonte nova de 600W

O problema aí provavelmente não é a potência da sua fonte atual (ou pelo menos não só isso), já que ela é de 550W. Está tudo em stock?

Porém, conforme mencionado acima pode ser que a sua fonte atual nem entregue toda a potência prometida, por isso é importante sabermos o modelo específico, conforme já requisitado acima também. Pelo tempo de uso dessa querida aí, mais o fato de ser um modelo antigo, ela provavelmente não é adequada pra um PC Gamer.

Postado

Tr2 500w Thermaltake
acabei de ver que é 500W me confundi. Eu deixo tudo em stock e o pc desliga. Quando eu limito a pontecia da placa pelo painel amd (-50% de pontencia) ele funciona normal em jogos. 

• Solução
Postado

@Sazaki7 eu não consigo confiar numa fonte que se diz de 600W custando o valor que essa está custando. Eu não duvido que ela consiga entregar 600W, mas a questão não é nem essa, pra projetar uma fonte de 600W com um valor tão baixo assim, com certeza houve muito corte de custo em setores importantes. No fim das contas você recebe uma fonte que muito provavelmente terá um desgaste bem acelerado. E tem a questão que nós já te dissemos, seu PC está longe de precisar de 600W, o consumo da sua configuração não passa de 300W.

A fonte que eu citei anteriormente, da linha Cooler Master MWE Bronze V2, é uma fonte Tier B, ou seja, fonte intermediária e bastante sólida. A versão de 450W está muito barata, R$270, pra esse nível de fonte é barato. Ela tem modelos de maior potência que são mais caros, a de 550W, por exemplo, seria mais que suficiente até para placas do nível de uma RTX 4070 ou RX 7700 XT.

https://www.terabyteshop.com.br/produto/28796/fonte-cooler-master-mwe-450w-v2-80-plus-bronze-pfc-ativo-preto-mpe-4501-acaab-wo

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!