Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montagem de PC AM5 para a Black Friday

Posts recomendados

Boa noite pessoal!

Pretendo montar um PC na plataforma AM5 e andei fazendo algumas pesquisas de configuração e dos preços atuais de cada componente. Minha ideia é aguardar até novembro e tentar aproveitar alguma promoção na black friday para abaixar um pouco o preço, mas já montei uma configuração para ir monitorando os preços.

Queria ver a opinião de vocês sobre a configuração abaixo:

Monitor: ASRock PG27QFT2 QHD IPS 180 Hz (já adquirido)

Processador: AMD Ryzen 5 7600

placa-mãe: ASUS TUF Gaming B650M-E WIFI (vale a pena a B650M-Plus ou optar pela A620M-PLUS? O que eu ganharia ou perderia?)

GPU: RX 7700 XT (ou RX 7800 XT ou 4070 Super dependendo do valor na BF)

memória RAM: Kingston Fury Beast, 32GB (2x16GB) 6000 MHz (melhor pegar 5200 ou 6000 MHz?)

SSD: Kingston NV2, 1TB, M.2 NVMe

Fonte: MSI MAG A750GL 750W Gold

Gabinete: Montech Air 903 Max

Falta alguma coisa? 

Minha ideia é que fique entre R$ 7k e 8k (excluindo monitor), com uma certa flexibilidade dependendo de um bom custo-benefício. Foco será para jogos em QHD, com qualidade igual ou superior a PS5 para uns 4 anos e com possibilidade de upgrade após isso.

Queria saber de vocês se é uma boa configuração ou sugestões de mudanças que poderiam deixar mais barato sem perder desempenho ou garantindo um bom custo-benefício. Ou melhorias também que eu poderia fazer para ganhar desempenho mantendo essa faixa de valores. Sugestões de componentes para ficar de olho na BF que poderiam valer a pena?

Agradeço a ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, razk leader disse:

placa-mãe: ASUS TUF Gaming B650M-E WIFI (vale a pena a B650M-Plus ou optar pela A620M-PLUS? O que eu ganharia ou perderia?)

É muito trabalhoso listar as diferenças, mas a TUF GAMING B650M-E WIFI possui um VRM melhor com robusto dissipador, embora o VRM da A620 também seja excelente; possui PCIE 5.0 em um de seus 2 slots M.2 e dissipador de calor em um deles, enquanto que na A620 os 2 slots M.2 são PCIE 4.0 e não possuem dissipador; e obviamente possui WIFI.

A B650 possui tudo em maior quantidade, como USB traseiros a mais, SYS FAN a mais no corpo da Placa, um conector auxiliar de energia para o CPU, etc.
E todo o acabamento da B650 é mais refinado, luxuoso, como por exemplo espelho traseiro embutido na própria Placa, dissipador no VRM maior e com melhor acabamento, etc.
Se quiser saber mais e comparar tudo é melhor olhar diretamente no site do fabricante.

Sendo detalhista e colocando grilos na sua cabeça, o PCIE 5.0 também no slot da Placa de Vídeo (PCIEX16) está presente apenas nos chipsets B650E x X670E, que geralmente custam a partir de 1.800.
Observe que o "E" deve vir colado ao B650 e X670, ficando B650E x X670E. Estou dizendo isso porque existem algumas com E no nome e que não fazem parte dessa elite, como por exemplo a Placa B650 que pensa em comprar. 

12 horas atrás, razk leader disse:

Qual seria o X3D? Tem para a plataforma AM5?

A tecnologia 3D V-Cache foi lançada ainda na plataforma AM4. Se trata basicamente de turbinar o Cache L3 do processador, o que dá mais desempenho em jogos.

Atualmente os processadores mais rápidos do mundo para jogos são da AMD por conta desse recurso. 

Na AM5 há 3 modelos 3D até agora, Ryzen 7 7800x3D (2.800 reais), Ryzen 7 7900x3D (3.800 reais) e Ryzen 9 7950x3D (4.200 a 4.800 reais), sendo que o 7800x3D, que é o mais barato, se sai melhor na maioria dos testes em jogos contra produtos AMD e Intel. Por isso o 7800x3D é o mais rápido do mundo em jogos até o momento.
Mas especula-se que no final de outubro sairá um da 3D da série 9000, por isso muita gente está aguardando. 

Porém sua configuração inicial com Ryzen 5 7600 está muito boa.
Apenas monitore preços de agora até o final do ano, pois há muitas ofertas acontecndo.

• Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!