Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

upgrade placa de Vídeo para i3 equivalente a Ryzen 5600GT

Posts recomendados

Pessoal,

Tenho um PC que meu filho usa já com uns 2 ou 3 anos com a seguinte configuração:

- Core i3 10105 (Vídeo integrado)

- placa MSI B560M - A PRO

- 16GB RAM (2x8) 2666

- fonte 500W (não lembro a marca, mas não é bomba)

Montei para um amigo trabalhar um Ryzen 5600GT com 32GB de RAM, e deixei meu filho instalar Fortnite para testar e ficou bem mais liso com configurações no médio/alto enquanto no i3 dele tem que ficar no baixo/médio e as vezes engasga...

Queria saber então se tem alguma placa de vídeo que eu possa colocar nessa configuração do i3 que seja melhor ou pelo menos equivalente a placa integrada do 5600GT.... sendo que não queria mudar placa, processador, fonte, nada... apenas espetar a placa e ver os jogos dele rodarem mais liso!!

Se tiverem algumas sugestões agradeço muito!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde! Realmente o vídeo integrado do 5600GT é bem melhor que o vídeo integrado do I3 10º.

Esse i3 10º voce por colocar uma GeForce da séria 1600 que vai ficar bom (mas já é bem melhor do que a iGPU do Ryzen).

Uma GPU equivalente é uma Rx550, mas não é recomendado a compra hoje em dia...

Só depende do preço que voce encontrar (Da GeForce..)....

• Curtir 1
Link para o comentário

Qualquer coisa acima de uma GTX 1050 ou 1050Ti já vai ter desempenho gráfico superior ao vídeo integrado do 5600GT. Dito isso, minha recomendação de placa moderna custo-benefício seria uma RX 6600, que aparece por volta dos 1200 em promoções. É uma placa que tem em torno de 3 vezes o poder gráfico das 1050/1050Ti.

• Curtir 1
Link para o comentário

Tudo depende de quanto quer gastar. O gráfico integrado do 5600GT/G é equivalente às RX 550 da AMD e GT 1030 (versão GDDR5) da Nvidia, como disseram acima.
A RX 5500 está disponível em versões de 2GB e 4GB de memória de vídeo.

A questão é que não valem os 450~500 reais que custam.

Se informar modelo da fonte e orçamento disponível poderão te ajudar melhor.

Link para o comentário

2 horas atrás, Rodrigo J Polette disse:

Esse i3 10º voce por colocar uma GeForce da séria 1600 que vai ficar bom (mas já é bem melhor do que a iGPU do Ryzen).

RX 580 - R$ 700,00 (Biostar)

GTX 1650 - R$ 800,00

GTX 1660 - R$ 1.300,00

RX 6600 - R$ 1.400,00

Tem uma boa diferença da RX6600 sobre a GTX 1660.

• Curtir 2
Link para o comentário

@1lokos Com certeza hehehe A questão é se o I3 10 vai levar a Rx6600 ao máximo, e se os valores compensam, se for só essa diferença, aí o melhor é realmente ir na Rx6600 nem que o processador não consiga usar ao máximo, depois isso pode ser resolvido trocando o processador ou o kit.

Link para o comentário

Pessoal, muito obrigado mesmo pelas respostas de todos, não esperava tantas tão rápido! 😅

Recuperei o tópico da época que peguei esse i3, segue a configuração exata:

- i3 10105 (com vídeo)

- placa-mãe MSI B560M-A PRO

- Fonte Cooler Master MWE V2, 450W, 80 Plus Bronze

- SSD Kingston NV1 250GB, M.2 2280 NVMe

A questão é: preço (importante sim, quanto menos possível melhor) e ao mesmo tempo que tire proveito desse hardware sem ter que trocar nada... ou seja, não adianta colocar uma Ferrari (nem um Gol bolinha turbinadão) se for andar em uma rua com trânsito e cheia de lombada....

Pelo que entendi das respostas até aqui, qualquer placa de vídeo de entrada/mediana já bate fácil a integrada do 5600GT, é isso?

Pois a performance dela, mesmo simples, deixou o moleque todo feliz (pois com o i3 anos atrás rodava liso, mas Fortnite tá ficando pesado - até no PS4 já sofre - e de um tempo para cá ficou meio travadão, mesmo com tudo no minimo - menos FPS, sempre no 60 travado, e distancia de visão épica).

Então queria ver se até a black friday (ou quem sabe no dia das crianças agora em outubro se achar um preço bom) deixava ele mais feliz com uma placa de vídeo que dê uma boa diferença sem mudar o hardware atual....

Agradeço mais uma vez a todos!!

• Curtir 1
Link para o comentário

2 horas atrás, Alexx Ares disse:

Pelo que entendi das respostas até aqui, qualquer placa de vídeo de entrada/mediana já bate fácil a integrada do 5600GT, é isso?

Exatamente, mas não deixe de levar em conta o custo-benefício e a longevidade considerando que o guri também pode vir a querer jogar outras coisas mais recentes. Uma 6600 entrega 100% mais desempenho que uma 1650, custando 50% mais (considerando os preços de 1200 e 800 por cada uma).

Link para o comentário

@Shaman93  Tem razão, é que meu orçamento fica aí na faixa de R$ 1mil nesse momento... a não ser que eu espere mesmo lá pela blackfriday e coloque um pouco mais e pegue desconto...

Eu não tenho a mínima ideia de marcas... ok, ou é chip amd ou nvidia, e tem os modelos de chip... mas e marca da "montadora" da placa? Tem alguma de mais confiança? Por exemplo, eu só tenho pego placa-mãe MSI e gosto muito, montei uns 4 PCs ultimamente com elas... tanto intel como amd... mas para trabalho, ou seja, vídeo integrado.

Valeu!!

Link para o comentário

Se encontrar uma RTX 3050 ou rx 6500 por menos de r$ 1000,00 vale a pena comprar, o salto para a 6600 é grande, mas ja são 1400,00 por ela, a rx 550 vai ter desempenho parecido com a integrada do 5600Gt e pode encontrar até de 400,00 

https://www.pichau.com.br/placa-de-Vídeo-mancer-radeon-rx-550-4gb-gddr5-128-bit-mcr-rx550-4gbv3

Link para o comentário

ASUS, MSI, Galax e Gigabyte dão 3 anos de garantia e possuem rma no Brasil.
Algumas marcas como INNO3D também estão oferecendo 3 anos, e a loja parceira é a responsável pela garantia. Existem outras marcas trabalhando nesse método de garantia, e não me recordo todas elas. 

XFX e Sapphire dão 2 anos, mas no segundo ano é necessário enviar a Placa ao exterior.
ASRock e PowerColor dão 1 ano diretamente com a loja onde comprou. 

• Curtir 2
Link para o comentário

@Thiago Atanazio Caramba, mas R$ 400 aí já acho pouco né (para ficar perto do integrado... um pouco melhor já que vai gastar...) ... acho que essas que citou RTX 3050 e rx 6500 já seria uma boa, faixa de R$ 1mil... vi rapidamente na Kabum uma rx 6600 por R$ 1.280 mas vi que pede uma fonte de 550... a que tem no PC é 450W (Cooler Master MWE V2, 450W, 80 Plus Bronze) será que dá conta da 6600 ou das outras 6500 ou 3050?

@Crixus Champion Opa, essa informação é essencial da garantia... certeza ficar nessas marcas. Eu sempre gostei da ASUS, e ultimamente pegando muita coisa MSI (até fonte), só Gigabyte que nunca peguei nada, sei lá o motivo... provavelmente vou procurar dessas 4 aí, obrigado!

Link para o comentário

@Alexx Ares a 6500 e 3050 rodam com. Fonte de 400w, como a 550

A 6600 já recomendaria uma fonte de 500w

A fonte de 450w suporta a 6600 sim, até porque o processador é de baixo consumo, so não é recomendável 

Além da potência tem que saber se tua fonte tem o cabo pcie para alimentar a placa de vídeo, a 6600 precisa, mas se não me engano as 550, 3050 e 6500 são alimentadas pela placa-mãe 

Link para o comentário

Bom, provavelmente eu vá dessa RTX 3050 da MSI: https://www.pichau.com.br/placa-de-Vídeo-msi-GeForce-RTX-3050-gaming-x-6gb-gddr6-92-bits-912-v812-024

Só vou esperar alguma promoção, para ver se baixa um pouco.

Pelo que vi, a RTX 3050 (NVIDIA) é superior a RX 6500 (AMD) e estão na mesma faixa de preço.

A única coisa que fiquei em dúvida é que ela é PCIe 4.0 mas o i3 10100 é PCIe 3.0.... será que dá algum problema? Talvez pegar uma RTX menos potente (mas vi que a série 20xx é mais cara que a 30xx!)... ou não tem problema nenhum?

@Thiago Atanazio A fonte vi que a minha de 450W aguenta e tem os cabos PCIe, é essa exatamente aqui: https://www.pichau.com.br/fonte-cooler-master-mwe-450-bronze-80-plus-mpe-4501-acaab-wo

Valeu, estou 90% fechado nessa a não ser que veja algo melhor!

Obrigado!!

Link para o comentário

17 horas atrás, 1lokos disse:

RX 580 - R$ 700,00 (Biostar)

GTX 1650 - R$ 800,00

GTX 1660 - R$ 1.300,00

RX 6600 - R$ 1.400,00

Tem uma boa diferença da RX6600 sobre a GTX 1660.

Eu comprei no ML duas GTX1050Ti semi novas por menos de R$500 cada uma. É um trabalho de paciência para achar, mas consegui.

Link para o comentário

5 horas atrás, Alexx Ares disse:

A única coisa que fiquei em dúvida é que ela é PCIe 4.0 mas o i3 10100 é PCIe 3.0.... será que dá algum problema? Talvez pegar uma RTX menos potente (mas vi que a série 20xx é mais cara que a 30xx!)... ou não tem problema nenhum?

O PCI é retro compatível, usar a GPU PCI 4.0 na placa-mãe e/ou CPU PCI 3.0 não tem problema, a uma redução de performance em jogos, o que depende do título, em alguns praticamente nada, no Fortnite a diferença é uns 6 FPS.

A placa que dá mais diferença é a RX6500, porque nela além de ser 3.0 o PCI é limitado a x4. Evite este modelo.

Link para o comentário

RTX 3050 6gb é triste, sendo a pior versão entre os 3 modelos, que também são ruins.
A 3050 6gb é igual à RX 580, GTX 1650 SUPER e RX 5500 XT.
Se ela custa seus 800 reais, 

Em relação à RX 6600, a AMD recomenda uma fonte de no mínimo 450W LINK

O TechPowerUp, que é uma referência em placas de vídeo e hardware, estranhamente recomenda fonte de 300W  LINK
E se buscar no Google "Fonte para RX 6600" encontrará muitos resultados daqui do Clube do Hardware com recomendações de fontes de 450W.

Pode também fazer o cálculo pelo Power Supply Calculator
Por mais que eu exagere, preenchendo todos slots e conectores, colocando WC, e deixando pc ligado 24h em carga máxima, o máximo de consumo foi de 354W.

• Curtir 2
Link para o comentário

@Crixus Champion Aí você me quebra... 😅 pelo que entendi, se for NVIDIA teria que ser RTX, pois GTX não tem recursos de jogos novos, como no caso da UNREAL 5 do próprio Fortnite... ou entendi errado? A RX 6600 teria isso? A NVIDIA equivalente seria a 3060? Outra coisa que vi é que parece ter problemas de driver com AMD, NVIDIA seria mais seguro.

Veja bem, eu nunca usei placa de vídeo extra, tô bem por fora, só uns 20 anos atrás com as boas e velhas VooDoo... época de Pentium ainda... 😅

Link para o comentário

@Alexx Ares 

O problema é a RTX 3050 e seu preço ridículo. Há 3 versões da RTX 3050, Todas são ruins, mas a 6gb é ainda pior por possuir menor largura de banda de memória (92bit). 

A versão 6gb é igual à placas como RTX 580 (2017), GTX 1650 SUPER (não existe mais no mercado de novos) e RX 5500 XT (as que sobraram nas lojas são aquelas recondicionadas, de marcas não autorizadas).
Se a 3050 6gb custasse 800 reais, estaria tudo bem em comprá-la. Mas é de doer os olhos ver o preço das 3 versões nas lojas.

A tabela abaixo é do review do TechSpot da 3050 6gb, que está destacada em amarelo. A versão 8gb aparece destacada em verde. A versão 4gb não deu as caras. 
É a média geral de fps de 13 games testados.

image.thumb.png.1b7d17f78a39a15da091bd6dd9844f51.png

Link para o comentário

@Crixus Champion Entendi. Pela tabela, a RX 6500 XT 8GB seria equivalente a RTX 3050 de 6GB... mas pior que a 3050 de 8GB... e a RX 6600 seria a melhor opção então nessa faixa toda aí, certo?

Fico só preocupado com a fonte, a de 450W não aguenta a RX 6600 ou aguenta ali muito no limite.... e o mesmo vale para a RTX 3060 certo?

No meu setup então, independente de preço, teria que ficar na RX 6500 XT ou RTX 3050 de 8gb?? E claro, só se for em uma boa promoção de blackfriday... que esteja ali nos mil ou menos... estou certo? Ou tem alguma outra opção melhor (levando em conta o setup i3 10100 e fonte 450W)??

Novamente desculpa tanta pergunta e obrigado!! 😅

Link para o comentário

a melhor opcao custo beneficio eh disparado a 6600, as vezes a 6650 fica por 1300 e pode compensar

mas a fonte vai suportar ali no limite, o calculo seria o seguinte, fonte 80 plus suporta sem instabilidade nenhuma ate 80% da potência declarada

então uma config de ate 360w, a tua deve ficar com 340w com pico de no maximo

e a a fonte atende picos de 450w

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!