Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Sei que o forte de vcs é hardware. Mas vi tópico sobre aspirador de pó e me animei.

Estou confusa: já estou no quarto aspirador de pó novo que compro e, no primeiro uso (nem meia hora), queimam.

Tensão correta, verificada em todos - 110v. 

Leitura dos manuais e observação das instruções em todos. 

Produtos de marcas reconhecidas pelo mercado, modelos diferentes, potências diferentes. Inclusive de potências para uso profissional, em lojas e lava-jatos (1200 e 1500)

O único que não queimou é o de cães e gatos, de 300 w.

Alguém arriscaria alguma hipótese?

Agradeço desde já.

• Confuso 2
Postado

Estão sendo todos ligados na mesma tomada ou extensão?

Os pinos do conector de energia são 20A ou 10A? Caso seja o primeiro, estão sendo conectados em uma tomada 20A?

E após queimados, chegou a abrir algum deles para averiguar o que há de errado?

• Moderador
Postado

Bom dia, seja bem-vinda ao Clube do Hardware!

10 horas atrás, ritacolaco disse:

Sei que o forte de vcs é hardware.

Clube do Hardware é só o nome do fórum, aqui tem tópicos de software, elétrica, eletrônica, e qualquer coisa que envolva tecnologia rs.

10 horas atrás, ritacolaco disse:

Produtos de marcas reconhecidas pelo mercado, modelos diferentes, potências diferentes. Inclusive de potências para uso profissional, em lojas e lava-jatos (1200 e 1500)

Quais marcas e modelos tu compras?
Isso parece ser alguma coisa errada na sua instalação...

3 horas atrás, RonaldoXbox disse:

Estão sendo todos ligados na mesma tomada ou extensão?

Os pinos do conector de energia são 20A ou 10A? Caso seja o primeiro, estão sendo conectados em uma tomada 20A?

E após queimados, chegou a abrir algum deles para averiguar o que há de errado?

Dificilmente iria queimar o aspirador, mesmo que estivesse ligando equipamento de 20A em tomada de 10A. No máximo iria derreter a tomada/cabo.

(Diferentemente de inversora de solda que realmente pode queimar em instalação ruim).

• Curtir 2
Postado

@Ferox Graxaim Obrigado pela correção!

Imaginei a situação de ele estar usando uma extensão e/ou adaptador 20A (em que está conectado o aspirador) para 10A, mas não conheço tanto sobre essa área então este é só um palpite.

Acha que isso pode ter algum nexo com a situação do colega?

• Membro VIP
Postado

Meça a tensão da tomada que estás a usar. Não se contente em apenas "saber" que ela é 127. Veja também a questão do aterramento: o pino do meio do plug deve estar conectado ao terra (literalmente à terra) e não ao neutro.

Queima assim que liga ou demora a tal meia hora? É que acho que este [tipo de] produto não deve ser usado em regime constante - ligado por muito tempo sem dar tempo de esfriar.

Fale mais sobre o defeito: ouve algum ruído, faiscas, cheira queimado? Publique fotos pra eu ver se dá pra sentir o cheiro 😁

• Obrigado 1
Postado

Tem cara de excesso de tensão, tem cheiro de excesso de tensão, até o rabo é de excesso de tensão. Vale a pena comprar um voltímetro (pode ser do mais barato que achar) e medir a tensão da tomada antes de adquirir o próximo aspirador.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Haha 1
  • Moderador
Postado
21 horas atrás, RonaldoXbox disse:

Acha que isso pode ter algum nexo com a situação do colega?

Quando liga um equipamento de 20A em tomada de 10A, no máximo pode derreter o plugue/tomada.
Quando faz o contrário, não acontece nada, pode ligar a vontade equipamento de 10A em tomada de 20A.

• Curtir 1
Postado
Em 02/10/2024 às 13:18, .if disse:

Meça a tensão da tomada que estás a usar. Não se contente em apenas "saber" que ela é 127. Veja também a questão do aterramento: o pino do meio do plug deve estar conectado ao terra (literalmente à terra) e não ao neutro.

Queima assim que liga ou demora a tal meia hora? É que acho que este [tipo de] produto não deve ser usado em regime constante - ligado por muito tempo sem dar tempo de esfriar.

Fale mais sobre o defeito: ouve algum ruído, faiscas, cheira queimado? Publique fotos pra eu ver se dá pra sentir o cheiro

Compramos uma betoneira um pouco pequena (adequada para o tamanho da obra), saia mais barato que alugar uma profissional e providenciar fiação adequada para ligar a mesma.

De meia e meia hora a bichinha parava e precisava esperar mais meia hora para esfriar... só depois o pedreiro foi ler o manual e verificar que ela tinha que trabalhar "10 minutos se não me engano" e parar meia hora para descansar... *****... quem termina uma obra neste ritmo? Ligamos o motor direto (sem passar pelo moderno botão de liga e desliga que continha toda a lógica do produto)

E dissemos: Deixe que derreta esta M... pelo menos vamos terminar a obra... depois jogamos no lixo...

Durou até um pouco antes da obra terminar... o resto foi na enxada.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
Em 02/10/2024 às 13:18, .if disse:

Um bom aspirador de pó deve dar conta de aspirar a casa inteira sem problema nenhum, nunca vi um aspirador que tenha que usar por pouco tempo e depois deixar esfriar pra voltar a usar. Se é assim, ao menos alguma proteção deve haver, senão se trata de produto xing-ling.

Postado

Na cidade de São Paulo os transformadores de rua possuem saída em estrela com 220Vac 3fásicoe o centro da estrela ligado ao neutro. Isso resulta em 127Vac fase - neutro. 

Em algumas localidades a saída do transformador de rua é em delta, saída 220Vac 3fásico e em uma das bobinas de saída há uma derivação central que é aterrada. Isso faz que a tensão fase - neutro seja de 110Vac para as fases adjacentes ao neutro e dá uns 170V para a fase oposta ao neutro. Esse tipo de ligação é conhecido como delta quebrado. Será o caso?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
15 horas atrás, Ferox Graxaim disse:

nunca vi um aspirador que tenha que usar por pouco tempo e depois deixar esfriar pra voltar a usar.

Nem eu. No entanto a ideia é tentar achar alguma explicação ao dano que inquieta a dona...

Em 02/10/2024 às 01:07, ritacolaco disse:

confusa: já estou no quarto aspirador de pó novo que compro e, no primeiro uso (nem meia hora), queimam.

Também nunca ouvi falar (e medir) uma rede de 170Vac

11 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

neutro seja de 110Vac para as fases adjacentes ao neutro e dá uns 170V para a fase oposta ao neutro

no entanto a opinião do amigo Serjão é muito importante para nós.

• Moderador
Postado
Em 03/10/2024 às 21:53, Sérgio Lembo disse:

Esse tipo de ligação é conhecido como delta quebrado. Será o caso?

Teria que medir com um multímetro na tomada para ter certeza se está dando 170V.

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado
Em 03/10/2024 às 21:53, Sérgio Lembo disse:

Na cidade de São Paulo os transformadores de rua possuem saída em estrela com 220Vac 3fásicoe o centro da estrela ligado ao neutro. Isso resulta em 127Vac fase - neutro. 

Em algumas localidades a saída do transformador de rua é em delta, saída 220Vac 3fásico e em uma das bobinas de saída há uma derivação central que é aterrada. Isso faz que a tensão fase - neutro seja de 110Vac para as fases adjacentes ao neutro e dá uns 170V para a fase oposta ao neutro. Esse tipo de ligação é conhecido como delta quebrado. Será o caso?

é isso mesmo que eu entendi?

Em determinadas regiões a tensão é de 170v na tomada?

Se entendi direito, isso deve dar uma zica danada nos aparelhos.

Postado
22 minutos atrás, Blumer Celta disse:

é isso mesmo que eu entendi?

Em determinadas regiões a tensão é de 170v na tomada?

Se entendi direito, isso deve dar uma zica danada nos aparelhos.

Só em empresas, comércios pequenos e outros lugares semelhantes que tem essa possibilidade, quando pedem a terceira fase. 

Pra economizar mantiveram esse sistema de delta aberto que é meio gambiarra. 

Tem também com delta fechado, mas é praticamente a mesma coisa. 

Se o eletricista fizer a distribuição das fases no quadro de maneira errada, isso pode acontecer. 

Para casas, a instalação é com duas fases e neutro. A concessionária não fornece o 4º fio, assim fica com tensão média de 115 e 230V.

Já em empresas, comércios grandes e também condomínios usam transformadores exclusivos com sistema trifásico completo. Geralmente fechado em estrela às tensões são 127/220V ou 220/380V dependendo do uso/demanda. 

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
14 minutos atrás, Renato.88 disse:

Só em empresas, comércios pequenos e outros lugares semelhantes que tem essa possibilidade, quando pedem a terceira fase. 

Pra economizar mantiveram esse sistema de delta aberto que é meio gambiarra. 

Tem também com delta fechado, mas é praticamente a mesma coisa. 

Se o eletricista fizer a distribuição das fases no quadro de maneira errada, isso pode acontecer. 

Para casas, a instalação é com duas fases e neutro. A concessionária não fornece o 4º fio, assim fica com tensão média de 115 e 230V.

Já em empresas, comércios grandes e também condomínios usam transformadores exclusivos com sistema trifásico completo. Geralmente fechado em estrela às tensões são 127/220V ou 220/380V dependendo do uso/demanda. 

Muito obrigado.

• Obrigado 1
Postado

IQuPSFC.jpg

Aqui um exemplo desse tipo de instalação, esse fica em frente à minha casa. Antigamente, não tinha esse trafo menor. Ele foi colocado depois porque abriram 2 fabriquetas aqui na rua. 

A tal tensão de 170V aparece se pegar o fio que está em cima (neutro) e o último abaixo. 

• Obrigado 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!