Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá,

Primeiramente gostaria de declarar minhas especificações técnicas:

CPU i5 11400 (~3 anos de uso)

GPU RX 6750 XT (~1 ano de uso)

Cooler do processador Scythe Fuma 2 (~3 anos de uso, não troco a pasta térmica desde que montei o PC)

placa-mãe Gigabyte B560m Gaming (~3 anos de uso)

2x8 Gb RAM 3200 MHz (~3 anos de uso)

Fonte Corsair RM650x (~3 anos de uso)

Windows 11

O problema:

Recentemente instalei o jogo "Satisfactory". Quando comecei a jogar, logo percebi vários problemas de crash seguidos (tipo 5-10 minutos de jogo e apresenta problemas). Eu interpretei que fosse problema do próprio jogo (saiu de Early Access há umas 3 semanas), porém em uma dessas tentativas meu PC simplesmente desligou e religou. No início não dei muita importância, achei que o jogo tivesse crashado o Windows, porém há uns dias tentei novamente jogar e meu PC desligou novamente, o que me alarmou. Minha irmã, que às vezes utiliza meu PC, relatou que esse desligamento também ocorreu enquanto ela jogava LOL. A primeira coisa que me veio à cabeça foi superaquecimento, visto que tenho um gabinete duvidoso (nem sei o modelo pra falar a verdade) sem ventilação na parte da frente, só uma ventoinha na lateral direita (intake) e uma na parte de trás (exhaust). Fiz um teste no OCCT, e minha CPU, em 100% de carga, dava erro no núcleo 2 e núcleo 5 (lembrando que a contagem é 0 a 5), com temperaturas máximas de 70-75°C; já a GPU atingiu temperaturas de ~75°C e 105-110°C no hotspot.

Um pessoal do Reddit (assim como minha mãe) sugeriram que eu restirasse a tampa lateral do gabinete, apontasse um ventilador e testasse novamente. Fiz isso, fiz dois testes no OCCT (um CPU + GPU e outro Power), e em ambas as vezes meu PC desligou e religou novamente dentro de 3 minutos. As temperaturas dos núcleos da CPU estavam em torno de 70-75°C, e a temperatura da GPU em 75°C com hotspot de 102°C.

Felizmente, o Windows salvou essa ocorrência em um arquivo .dmp, vou postar aqui o que o WinDBG me indicou:

Log 1: https://justpaste.it/bgr6s

Log 2: https://justpaste.it/aplu5

Se alguém que entenda mais disso puder dar uma olhada nesse logs e me ajudar a diagnosticar o problema, eu agradeceria muito.

Postado

dei uma lidinha na internet e pode ser bem complexo isso ai, vamos começar pelo fácil e tente um reset da BIOS primeiro para ver se sana o problema, se não sanar vamos para os proximos passos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...