Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá gente, recentemente postei aqui sobre o meu problema mas infelizmente ninguém conseguiu me ajudar a resolver. O lado bom é que me indicaram um clamper e uma fonte novo, já que a minha fonte atual é de baixa qualidade e muito possivelmente estragou o fan/controlador da minha RTX 2060 (ver vídeo). 

GPU problema/tela azul//congelamento (vídeo).

Vídeo do congelamento apos instalar a placa novamente

Apenas pra deixar claro que eu continuo usando minha GPU da forma que era no vídeo, inclusive teve um momento que achei que ela assim era a causa da tela azul/reiniciamento. Mas após tirar ela e ficar algumas horas usando a APU do meu Ryzen, foi suficiente pra parceber que ela não era a causa da tela azul, afinal, o problema persistiu tão grave quanto antes. 

Sei que o ideal é não formatar o PC em caso de tela azul, mas acabei formatando e colocando Windows 10, usei também DDU para desinstalar o driver e instalar manualmente o meu da GPU, e até o momento dessa postagem no Win10 usando o driver, sem tela azul ou congelamento. 

O que me pega é que eu não sei se minha ram, processador ou placa-mãe estão ruins.  Nada me garante que o que deixou minha GPU ruim do cooler (possivelmente fonte de baixa qualidade + picos de energia na minha cidade + usando um no-break horrível) também deixou o resto dos componentes ruim, certo? Por isso queria ajuda. Pois não sei o que comprar. 

Por último, algo que talvez seja um indício da placa-mãe ruim, é a placa de rede nativa dela, que está com um alcance de apenas 100mb, conforme no print abaixo. Esse mesmo cabo do meu pc, usando notebook, tem alcance normal de 1gb. Já está assim há meses, e notei que hoje voltou a reconhecer 1gb, mas uma ou duas horas depois voltou pra 100mb.

image.png.630708d0b4ed08cd9a89378dc5670900.png

Podem me ajudar a resolver esse conjunto de desgraças?

@GabrielLV

Meu teste do HDTunePro

image.thumb.png.ebc5edc193e10a4afdabdbe562508d4a.pngimage.thumb.png.9b695863c4c26c0f5b4b1a80bfde3d6a.pngimage.thumb.png.6a0da95f35f40079734902e5198dcee4.png

Meu CrystalDiskinfo

image.thumb.png.9a94ec46d8c437f51d85999538d4d776.png

Lembrando que meu outro NVMe e até meu SSD SATA apresentaram o problema da tela azul, por isso descartei problema de disco, mas posso estar errado, pois sou leigo.

CONF DO MEU PC:

B450 AORUS M

16gb ram zadak twist

RTX 2060 MSI 6gb

Fonte REDRAGON (comprei uma outra decente, só não chegou ainda)

Ryzen 5 4600G

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
47 minutos atrás, Gudy2022 disse:

Sei que o ideal é não formatar o PC em caso de tela azul, mas acabei formatando e colocando Windows 10, usei também DDU para desinstalar o driver e instalar manualmente o meu da GPU, e até o momento dessa postagem no Win10 usando o driver, sem tela azul ou congelamento. 

Há quanto tempo você formatou o PC? Continue monitorando para ver se os sintomas não ocorrerão novamente. Se não ocorrerem, provavelmente as telas azuis estavam ocorrendo por falhas de sistema mesmo.

Por último, algo que talvez seja um indício da placa-mãe ruim, é a placa de rede nativa dela, que está com um alcance de apenas 100mb, conforme no print abaixo. Esse mesmo cabo do meu pc, usando notebook, tem alcance normal de 1gb. Já está assim há meses, e notei que hoje voltou a reconhecer 1gb, mas uma ou duas horas depois voltou pra 100mb.

image.png.630708d0b4ed08cd9a89378dc5670900.png

Clique com o botão direito no menu iniciar > Gerenciador de dispositivos > Adaptadores de rede > Botão direito na placa de rede do seu PC (provavelmente é Realtek PCIe) > Propriedades > Avançado > Velocidade & Duplex > Deixe em "1 Gbps Full Duplex" e veja se o problema persiste. 

Se a conexão com a internet cair e não quiser voltar, volte nessa opção e mude para "Auto negociação".

Lembre-se também de garantir que o cabo de rede que você está utilizando é pelo menos do tipo Cat 5e (essa informação está escrita no próprio cabo geralmente).

O que me pega é que eu não sei se minha ram, processador ou placa-mãe estão ruins.  Nada me garante que o que deixou minha GPU ruim do cooler (possivelmente fonte de baixa qualidade + picos de energia na minha cidade + usando um no-break horrível) também deixou o resto dos componentes ruim, certo? Por isso queria ajuda. Pois não sei o que comprar. 

Realmente, problemas elétricos em um computador podem causar todo tipo de falha inesperada. Mas, eu acho que é cedo demais pra chegar condenando a fonte de alimentação sem antes ter verificado todo o resto do computador para ter certeza de que o restante está OK.

Por hora, fique com o filtro de linha iClamper, e lembre-se de não usar estabilizador.

Para testar as demais peças do seu PC, recomendo que você use o BurnInTest:

https://www.passmark.com/products/burnintest/index.php

Selecione "Dashboard" e selecione CPU, GPGPU, TPM, 2d graphics 3d graphics, Vídeo playback, RAM, disk, network e temperature. Coloque todos em 100% (atente-se aos avisos, caso o próprio programa recomende abaixar a porcentagem de alguma peça) e rode o teste pelo menos 4 vezes. A versão gratuita permite apenas 15 minutos de teste por vez, então rode 4 vezes para fechar 1 hora de testes. Fique a vontade para rodar mais vezes se quiser garantir que não há nenhum defeito em outras peças do PC.

• Curtir 1
Postado

@GabrielLV

1 - Formatei hoje mesmo, mas coloquei Windows 10 no lugar do 11, e logo após formatar eu usei o DDU e instalei manualmente o driver da minha GPU. Até agora nenhuma tela azul, ou pc reiniciando do nada. Vou manter no Win 10 e seguir monitorando. Caso eu troque pro 11 e as telas azuis voltem, significa que nunca poderei usar o 11 novamente? A menos que troque algo do hardware?

2 - Fiz isso que você falou e voltou pra 1 gb, te agradeço muito, vou seguir monitorando pra ver se não volta pra 100 mbps. Aliás, lá em adaptadores de rede tem várias miniports, o que seria isso?

image.png.f70b9e01f5176a02e6e35dc2a0c9bb72.png

3 - Eu condenei a fonte pois ela é da Redragon, e vi em muitos fóruns que ela é de baixa qualidade. Além disso, eu estava usando um no-break também ruim, que só segurava 300w, e por não entender disso, continuei usando, então muitas vezes caía a luz e o pc ficava sendo segurando por esse no-break. Além disso, usei muito o pc na tomada também, onde tiveram vários picos de energia, pois aqui onde eu moro as vezes a situação fica ruim. O ponto é que minha GPU ficou com uma fan ruim, apesar de ainda estar funcionando, eu quero comprar uma 4060, tenho alguma garantia de que o mesmo não ocorrera com a 4060 caso o problema seja por exemplo a placa-mãe e não a fonte? (vou trocar a fonte também)

4 - Vou realizar o teste e digo como foi.

Sou muito grato por seu tempo e gentileza, amigo!

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
10 minutos atrás, Gudy2022 disse:

@GabrielLV

1 - Formatei hoje mesmo, mas coloquei Windows 10 no lugar do 11, e logo após formatar eu usei o DDU e instalei manualmente o driver da minha GPU. Até agora nenhuma tela azul, ou pc reiniciando do nada. Vou manter no Win 10 e seguir monitorando. Caso eu troque pro 11 e as telas azuis voltem, significa que nunca poderei usar o 11 novamente? A menos que troque algo do hardware?

Se isso acontecer, isso é mais provável que seja um indicativo de falhas de hardware. O Windows 11 possui maiores restrições e utilização do hardware comparado ao Windows 10 (por exemplo, a exigência do chip TPM para criptografia), então se o problema ocorre com frequência no 11 mas não ocorre no 10, isso indica que o hardware específico que é constantemente usado pelo 11 não é tão usado assim no 10. Só teríamos que fazer uma análise mais detalhada para descobrir qual.

12 minutos atrás, Gudy2022 disse:

2 - Fiz isso que você falou e voltou pra 1 gb, te agradeço muito, vou seguir monitorando pra ver se não volta pra 100 mbps. Aliás, lá em adaptadores de rede tem várias miniports, o que seria isso?

image.png.f70b9e01f5176a02e6e35dc2a0c9bb72.png

Maravilha! Continue monitorando 😁

E os drivers WAN Miniport são drivers específicos para utilização de protocolos de rede específicos a depender de como você está acessando a internet (por exemplo, caso você conecte o cabo de rede da rua diretamente no seu PC, em vez de passar primeiro pelo modem/roteador da operadora). O Windows os instala automaticamente por motivos de compatibilidade, em que algum computador possa usa-los por algum motivo.

No seu caso, o seu computador usa somente o Realtek Gaming GbE, então não precisa se preocupar com os demais.

15 minutos atrás, Gudy2022 disse:

3 - Eu condenei a fonte pois ela é da Redragon, e vi em muitos fóruns que ela é de baixa qualidade. Além disso, eu estava usando um no-break também ruim, que só segurava 300w, e por não entender disso, continuei usando, então muitas vezes caía a luz e o pc ficava sendo segurando por esse no-break. Além disso, usei muito o pc na tomada também, onde tiveram vários picos de energia, pois aqui onde eu moro as vezes a situação fica ruim. O ponto é que minha GPU ficou com uma fan ruim, apesar de ainda estar funcionando, eu quero comprar uma 4060, tenho alguma garantia de que o mesmo não ocorrera com a 4060 caso o problema seja por exemplo a placa-mãe e não a fonte? (vou trocar a fonte também)

Entendo.

Como o colega perguntou antes, o problema da FAN persistiu mesmo após a formatação? Se sim, eu acho difícil que seja um problema da placa-mãe em si. Eu acho mais provável que apenas a FAN parou de funcionar, ou o cabo da fonte de alimentação que conecta a placa de vídeo esteja com algum problema e não enviando energia o suficiente.

Por garantia (e desencargo de consciência), se possível, é uma boa ideia você testar essa placa de vídeo em outro PC.

Postado
10 minutos atrás, GabrielLV disse:

Se isso acontecer, isso é mais provável que seja um indicativo de falhas de hardware. O Windows 11 possui maiores restrições e utilização do hardware comparado ao Windows 10 (por exemplo, a exigência do chip TPM para criptografia), então se o problema ocorre com frequência no 11 mas não ocorre no 10, isso indica que o hardware específico que é constantemente usado pelo 11 não é tão usado assim no 10. Só teríamos que fazer uma análise mais detalhada para descobrir qual.

Maravilha! Continue monitorando 😁

E os drivers WAN Miniport são drivers específicos para utilização de protocolos de rede específicos a depender de como você está acessando a internet (por exemplo, caso você conecte o cabo de rede da rua diretamente no seu PC, em vez de passar primeiro pelo modem/roteador da operadora). O Windows os instala automaticamente por motivos de compatibilidade, em que algum computador possa usa-los por algum motivo.

No seu caso, o seu computador usa somente o Realtek Gaming GbE, então não precisa se preocupar com os demais.

Entendo.

Como o colega perguntou antes, o problema da FAN persistiu mesmo após a formatação? Se sim, eu acho difícil que seja um problema da placa-mãe em si. Eu acho mais provável que apenas a FAN parou de funcionar, ou o cabo da fonte de alimentação que conecta a placa de vídeo esteja com algum problema e não enviando energia o suficiente.

Por garantia (e desencargo de consciência), se possível, é uma boa ideia você testar essa placa de vídeo em outro PC.

Sobre a questão do win 11, entendi perfeitamente. Vou passar essa noite usando o 10 e ver o que acontece, em teoria deveria dar tela azul, porque eu garanto que nos últimos 6 meses não ficou mais de 3 horas sem tela azul kkkk, não sei como fui paciente de aguentar isso.

Sobre a FAN da placa de vídeo, sim, mesmo após a formatação. E eu também testei em outro computador, num setup parecido com o meu, e lá o mesmo problema persistiu. Além disso, eu testei outra GPU aqui no meu pc durante uns minutinhos, e apesar de não ter dado vídeo, as duas fans daquela outra GPU giraram. E eu pude fazer uma observação usando um software chamado FanControl. Eu notei que independente da usagem da placa de vídeo, o RPM sempre fica entre 1500/1800, então sempre está fazendo uma barulheira danada aqui. Estou pensando em pegar a 4060 mas estou com medo do meu pc "contaminar" ela.

Sobre o teste, finalizei o primeiro! 

O que você acha?

image.thumb.png.2ee0ecc050d1624b05e8c1a25a405c1b.png

Vou partir pro segundo, mas antes gostaria de perguntar, deixo tudo em 50? 

O primeiro teste fez com tudo em 50

image.thumb.png.56341a37bc3892956210a3c99f47f68c.png

20 minutos atrás, Tiberio disse:

@Gudy2022 O problema da fan da placa de vídeo ficar parando resolveu depois que você formatou?

@Tiberio

não resolveu não man, inclusive testei em outro pc e o problema permaneceu. Tambem notei que o RPM dela fica sempre alto, independente dela estar sendo muito ou pouco usada. Cabe frisar que o desempenho dela segue normal.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
19 minutos atrás, Gudy2022 disse:

Sobre a questão do win 11, entendi perfeitamente. Vou passar essa noite usando o 10 e ver o que acontece, em teoria deveria dar tela azul, porque eu garanto que nos últimos 6 meses não ficou mais de 3 horas sem tela azul kkkk, não sei como fui paciente de aguentar isso.

Kkkkkkkk, imagino. A gente posterga até a paciencia acabar 😂😂

20 minutos atrás, Gudy2022 disse:

Sobre a FAN da placa de vídeo, sim, mesmo após a formatação. E eu também testei em outro computador, num setup parecido com o meu, e lá o mesmo problema persistiu. Além disso, eu testei outra GPU aqui no meu pc durante uns minutinhos, e apesar de não ter dado vídeo, as duas fans daquela outra GPU giraram. E eu pude fazer uma observação usando um software chamado FanControl. Eu notei que independente da usagem da placa de vídeo, o RPM sempre fica entre 1500/1800, então sempre está fazendo uma barulheira danada aqui. Estou pensando em pegar a 4060 mas estou com medo do meu pc "contaminar" ela.

Entendi. Provavelmente o problema ocorreu na FAN apenas, não no restante do PC. Mas eu afirmo isso baseado nos casos que eu já vi até hoje, e pela minha experiência e visualização, eu acho que é mais fácil a FAN em si ter simplesmente parado de funcionar, do que ser uma falha na placa de vídeo em si, ou da placa-mãe. Mas é compreensível o seu medo. Para o futuro, considere trocar a placa-mãe também se realmente não estiver mais botando confiança na placa-mãe atual.

22 minutos atrás, Gudy2022 disse:

Sobre o teste, finalizei o primeiro! 

O que você acha?

image.thumb.png.2ee0ecc050d1624b05e8c1a25a405c1b.png

Vou partir pro segundo, mas antes gostaria de perguntar, deixo tudo em 50? 

O primeiro teste fez com tudo em 50

image.thumb.png.56341a37bc3892956210a3c99f47f68c.png

Deixe todos os testes em 100%. Somente abaixe a porcentagem de algum, caso apareça algum aviso informando possíveis erros entre testes.

Postado

@GabrielLV Não é nem que eu não bote fé na minha placa-mãe, na verdade eu custo acreditar que ela esteja ruim. O que me deixava receoso mesmo era essa questão da internet se um indicio dela estar ruim, pois eu testei o cabo no note e ficou normal, ai voltando pro pc ficou limitado. E pra te falar a verdade, um pouco antes de você me dar a solução via gerenciador de dispositivos, eu tirei o cabo, soprei meio mal a entrada e coloquei de novo, e o negocio voltou a 1 gb, mas está assim até agora, e acredito que graças a sua solução. Gostaria da sua opinião, na minha situação, você compraria outra GPU? Comprei uma fonte decente e um clamper pensando nisso.

• Amei 1
  • Membro VIP
Postado

Se os problemas de telas azuis pararem de ocorrer, eu tentaria ver se é possível substituir o FAN da placa de vídeo (eu nunca vi nenhum procedimento de reparo de placas de vídeo em si, é algo que me despertou curiosidade também kk) já que seria realmente o único problema e seguiria usando o computador normalmente e, claro, continuaria monitorando e rodando os programas de testes para garantir que nada está errado.

Com relação ao cabo, talvez tenha sido um mau contato que estava ocasionando o problema (atrapalhando a auto negociação, que é a opção padrão). Mas ao deixar a opção fixa em 1Gbps, não voltará a acontecer.

O software do burnintest tem também testes para os slots PCI-Express, e o próprio teste da placa de rede, por si só, já são testes da placa-mãe também (já que são componentes integrados na placa-mãe). Certifique-se de te-los selecionado também e siga monitorando para ver se os problemas não ocorrerão mais.

Postado

@GabrielLV Tudo no 100% passou sem erros, ai selecionei uns aleatorios aqui pra testar e os erros não param de subir, queria saber se é normal.

image.thumb.png.984a94b73f440c129258e1205f27cb5b.png

Sobre GPU, eu já queria trocar mesmo, isso é só uma desculpa. Eu gostaria de saber se amanhã quando eu mudar pro 11, as telas azuis voltarem, tu pode me ajudar a identificar a causa. Queria muito usar o 11.

@GabrielLV acabei de olhar e a limitação voltou pra 100mbps, aí eu tirei e coloquei o cabo e voltou pra 1gb. Será que a entrada está ruim?

Att, acabei de fazer atualização normal do windows, com win update, e após isso já reiniciou o pc 2x, não deu tela azul nem nada, mas aqueles mesmos que davam antes, simplesmente reinicia do nada. No app de blue screen n aparece nada porque deu tela azul, ou seja, problema ainda persiste 😞

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Gudy2022 disse:

@GabrielLV Tudo no 100% passou sem erros, ai selecionei uns aleatorios aqui pra testar e os erros não param de subir, queria saber se é normal.

image.thumb.png.984a94b73f440c129258e1205f27cb5b.png

Normal. O teste de porta paralela e serial  irá dar vários erros pois os computadores modernos não tem nenhuma das duas portas. Podemos ver os resultados clicando no "i" que fica do lado direito superior do teste.

Sobre GPU, eu já queria trocar mesmo, isso é só uma desculpa. Eu gostaria de saber se amanhã quando eu mudar pro 11, as telas azuis voltarem, tu pode me ajudar a identificar a causa. Queria muito usar o 11.😞

Se os problemas voltarem a ocorrer no Windows 11, nós temos que analisar mais detalhadamente. Quando telas azuis ou congelamentos ocorrem, o Windows gera registros desses erros nas ferramentas visualizador de eventos, monitor de confiabilidade e arquivos de logs específicos chamados mindumps. Teriamos que analisá-los para determinar o real culpado dos erros.

Se isso acontecer, baixe o ColetorLogsBSOD que está disponibilizado neste post, para que os arquivos de registro (logs) sejam coletados. Feito isso, você os anexará aqui nos seus futuros posts para que a gente baixe e analise.

Att, acabei de fazer atualização normal do windows, com win update, e após isso já reiniciou o pc 2x, não deu tela azul nem nada, mas aqueles mesmos que davam antes, simplesmente reinicia do nada. No app de blue screen n aparece nada porque deu tela azul, ou seja, problema ainda persiste 😞

Faça o procedimento da coleta dos logs, e me envie aqui quando possível.

• Curtir 1
Postado

@GabrielLV Boa noite, mano. Enquanto eu estava coletando os logs pela segunda vez (pois não lembrava onde salvava) deu a primeira tela azul, de código KMODE EXCEPTION NOT HANDLED.

Segue abaixo os logs coletados após a tela azul e também a tela printada do Blue Screen View.

image.png

LogsColetados.7z

• Curtir 1
Postado

@GabrielLV Bom dia mano, duas telas azuis que ocorreram de madrugada. Segue também log atualizado. Já é a quarta vez que eu tento instalar o Win 11 e ele reinicia do nada na parte de instalação, sem concluir. 

image.thumb.png.4299df018ca1245eca5673078d78e424.png

image.thumb.png.33c406e4d81ff65246d9e2e6f0af4387.png

LogsColetados2.7z

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Gudy2022 Desculpe a demora.

Analisando os logs, estão apontando para uma possível falha no SSD (incluindo o log do BlueScreenView, que aponta para o NTFS.sys).

Faça um teste no seu SSD usando o WD Data Lifeguard Diagnóstics:

https://www.baboo.com.br/cursos/aula-02-analise-disco-rigido-SSD-windows-rápido-seguro-2-0/

Download direto: https://windowsrapidoeseguro.com.br/1

Baixe, também, o GSmartControl: https://gsmartcontrol.shaduri.dev/downloads

Eu já vi casos de falhas no SSD ou no HD ocorrerem, mas não serem detectados de primeira no teste. Então, rode cada teste 2 vezes (2 vezes o teste rápido, e 2x o teste estendido), em cada um dos programas. Veja se algo é detectado, e poste resultados. 

image.png.a088ca4f5fbf700a18b6a2aeba2a8a9c.png

image.thumb.png.8d600c79760aad8d8f8258a5400be358.png

EDIT: Os registros que eu analisei, me apontam para uma falha relacionada a gerenciamento de memória. Devido ao erro apontar para o NTFS.sys, e o seu relato com o seu SSD, achei interessante testarmos o SSD primeiro. Mas, caso nada seja detectado nos testes, siga o tutorial abaixo para ver como realizar um diagnóstico de memória RAM.

Postado

@GabrielLV Bom dia mano, não precisa se desculpar pela demora, sou imensamente grato a você por dispor seu tempo para me ajudar.

Sobre os testes utilizando o Data Life Guard, os 4 passaram (2 curtos, 2 longos). Agora, com o GSSmart, acredito que não tenha nem reconhecido meu NVMe. 

Também estou enviando registro de nova tela azul, e logs atualizados, caso queria/possa dar uma bizoiada. 

Sobre o problema com o meu SSD mano, eu também pensei nisso,  de ter meio que entortado de leve a entrada do NVMe. Pra descartar a possibiliade de ser o SSD em si mas sim a entrada, eu testei usando o Windows em um NVMe antigo que eu tinha e rodava de boa, nesse NVMe também continuei com o mesmo problema. Vale frisar que eu tirei meu NVMe do PC e testei um Windows em um SSD Sata da Kingston e o problema da tela azul/reiniciar permaneceu. Ou seja, independente de NVMe/Satan, o problema foi o mesmo.

Sobre a memória RAM, vou deixar fazendo o teste de hoje para amanhã, porém tenho algumas informações que não sei se são valiosas. Eu tenho uma B450 Aorus M, e 16gb (2x8) instalados um no segundo slot e outro no quarto, ainda assim no app nunca apareceu dual channel. Além disso, minha ram roda nativamente 2133 Hz, apesar da placa-mãe aguentar até 2933. Eu nunca consegui ativar XMP, pois sempre que ativo meu pc da tela azul e reinicia, desativamente automaticamente o XMP. Eu só consigo fazer ele rodar em 2933 caso eu sete as frequencias e a tensão manualmente na BIOS. Atualmente não estou a 2933 pois atualizei a BIOS para F62 e não configurei novamente as frequencias. Quem me ajudou inclusive foi uma alma caridosa daqui do fórum.

teste estendido .png

teste rapido .png

gssmart nao reconheceu.png

tela azul nova 1 .png

tela azul nova 2.png

cpu z.png

LogsColetadosNovo.7z

• Curtir 1
Postado

@GabrielLV opa mano, tudo bem? fiz o teste em uma das minhas memórias e demorou 7 horas, aí fiquei cansado de esperar e pedi pro meu amigo me trazer as memórias dele. logo de cara com poucos minutos de uso no meu pc com as memórias dele, deu tela azul três vezes, com isso posso descartar as memórias? 

image.png

image.png

image.png

• Curtir 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado

Analisei os logs, e novamente, erros apontando para o driver NTFS do Windows, além de erros de gerenciamento de memória. A minha suspeita é de ser uma falha de hardware (placa-mãe ou fonte de alimentação, já que já testamos as demais peças), ou de configurações inválidas no BIOS.

Sobre a sua outra resposta:

Citação

Sobre a memória RAM, vou deixar fazendo o teste de hoje para amanhã, porém tenho algumas informações que não sei se são valiosas. Eu tenho uma B450 Aorus M, e 16gb (2x8) instalados um no segundo slot e outro no quarto, ainda assim no app nunca apareceu dual channel. Além disso, minha ram roda nativamente 2133 Hz, apesar da placa-mãe aguentar até 2933. Eu nunca consegui ativar XMP, pois sempre que ativo meu pc da tela azul e reinicia, desativamente automaticamente o XMP. Eu só consigo fazer ele rodar em 2933 caso eu sete as frequencias e a tensão manualmente na BIOS. Atualmente não estou a 2933 pois atualizei a BIOS para F62 e não configurei novamente as frequencias. Quem me ajudou inclusive foi uma alma caridosa daqui do fórum.

Desfaça essas configurações de frequência que você definiu. Deixe tudo e qualquer alteração que ainda tenha ficado com o valor padrão, e veja se o problema persiste.

Nos envie prints aqui para analisarmos, caso esteja na dúvida de o que modificar.

Se persistir, responda as perguntas abaixo:

-------------

Li o seu tópico anterior. Confirme para mim as seguintes informações:

1- Você já removeu o no-break, e está usando a fonte do computador diretamente na tomada, ou com o filtro de linha da iClamper?

2- Você já conseguiu substituir a fonte de alimentação?

3- Você rodou o teste em 100% para o processador no BurnInTest? Se sim, quantas vezes executou?

4- Você rodou o teste em 100% para o disco no BurnInTest? Se sim, quantas vezes executou?

5- O Windows instalado no NVMe apresentava telas azuis. Você instalou o Windows novamente no SSD SATA, e ainda apresentou telas azuis. Certo?

6- De onde você baixou a ISO do Windows?

-------

Como os testes já rodaram e foram aprovados para: Processador, memória RAM e NVMe/SSD, você já tentou usar sem a placa de vídeo, e você já tentou formatar o computador e mesmo assim o problema persistiu. Os ultimos culpados são: Fonte de Alimentação e Placa-mãe.

Antes de condenarmos a placa-mãe, tente atualizar o BIOS para a versão mais recente.

Atualmente, ele está na versão F62, e a versão mais recente do site da Gigabyte é a F67d. Faça o download e instale a versão mais atual.

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/B450-AORUS-M-rev-1x/support#support-dl-BIOS

• Obrigado 1
Postado

@GabrielLV Bom dia, mano.

Essas configurações de frequências já estão desfeitas faz bastante tempo, pelo menos um ano. Sempre que meu computador desligava em um pico de energia, a BIOS desfazia elas, e acabou que eu não as fiz novamente.

1 - Pra contextualizar, eu moro no subúrbio carioca, uma periferia. A energia aqui não é lá das melhores, tem vezes em que ela cai com bastante frequência ou tem picos devido ao calor/gato. Por isso tentei arrumar esse no-break de baixa qualidade. E sim, já está fora do no-break desde que fiz essa postagem, está direto na tomada. Minha casa é uma casa nova, fiação nova e sem gambiarra.

2 - Não consegui trocar a fonte não, mano. A que eu comprei ainda não chegou, e também comprei um clamper, ainda não chegou.

3 - Rodei o teste 100% cerca de 4x, em nenhuma apresentou falha ou tela azul. O mesmo se aplica ao processador e aos demais componentes.

5 - Exatamente, e também troquei o NVMe e as telas azuis permaneceram. Além disso, meu NVMe é novo, tem cerca de 1 ano.

6 - Site da Microsoft, assistente de instalação. Porém ainda estou no 10, toda vez que tento atualizar, meu pc reinicia, tentei atualizar pro 11 umas 15x e o pc sempre reinicia.

Atualizei agora a BIOS pra F76D. De cara já consegui instalar o Windows 11, coisa que tentei dezenas de vezes e não consegui. Vale frisar que eu tava na F60, ai mudei pra F62 pra ver se resolvia e agr coloquei essa q você indicou.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Boa tarde 😁😁

6 horas atrás, Gudy2022 disse:

@GabrielLV Bom dia, mano.

Essas configurações de frequências já estão desfeitas faz bastante tempo, pelo menos um ano. Sempre que meu computador desligava em um pico de energia, a BIOS desfazia elas, e acabou que eu não as fiz novamente.

Certo. Mas você tem certeza de que elas voltaram para os valores padrão nas configurações do BIOS?

6 horas atrás, Gudy2022 disse:

1 - Pra contextualizar, eu moro no subúrbio carioca, uma periferia. A energia aqui não é lá das melhores, tem vezes em que ela cai com bastante frequência ou tem picos devido ao calor/gato. Por isso tentei arrumar esse no-break de baixa qualidade. E sim, já está fora do no-break desde que fiz essa postagem, está direto na tomada. Minha casa é uma casa nova, fiação nova e sem gambiarra.

2 - Não consegui trocar a fonte não, mano. A que eu comprei ainda não chegou, e também comprei um clamper, ainda não chegou.

3 - Rodei o teste 100% cerca de 4x, em nenhuma apresentou falha ou tela azul. O mesmo se aplica ao processador e aos demais componentes.

5 - Exatamente, e também troquei o NVMe e as telas azuis permaneceram. Além disso, meu NVMe é novo, tem cerca de 1 ano.

6 - Site da Microsoft, assistente de instalação. Porém ainda estou no 10, toda vez que tento atualizar, meu pc reinicia, tentei atualizar pro 11 umas 15x e o pc sempre reinicia.

Atualizei agora a BIOS pra F76D. De cara já consegui instalar o Windows 11, coisa que tentei dezenas de vezes e não consegui. Vale frisar que eu tava na F60, ai mudei pra F62 pra ver se resolvia e agr coloquei essa q você indicou.

1- Entendo. Mas como você já viu as dicas em outros posts, evite usar esse no-break novamente. Uma fonte de qualidade, junto com o filtro de linha de qualidade, irão ser uma excelente combinação para proteger o seu computador (infelizmente, não contra quedas de energia rsrs). Os nobreaks de qualidade tem custo elevado, e se realmente for uma necessidade para você, o ideal é realmente você juntar dinheiro o bastante para investir em um de qualidade superior.

2- Que pena rsrs, por hora, o jeito é esperar mesmo.

3- Certo. Podemos descartá-los como possíveis culpados pelos problemas.

4- Também podemos descartar o SSD e o NVMe como culpados.

5- Certo, baixou a ISO do site oficial da Microsoft 👍

6- É um progresso. Nos mantenha informados se os problemas acontecerão novamente mesmo com a atualização do BIOS.

Postado

@GabrielLV Oi mano! Estou até agora sem tela azul, é um milagre kkkk. Assim que a BIOS atualizou, de cara já consegui instalar Windows e algumas atualizações. Caso isso seja o real culpado, você saberia apontar o motivo? E sim, eu tenho certeza que elas sempre voltam ao valor padrão de tudo

Estendendo minhas dúvidas, se puder responder

porque toda vez que eu ativo XMP dá tela azul? Eu entendo que minha placa-mãe aguenta apenas 2933hz na memória, e meu processador algo parecido, mas vir por padrão 2133 não é meio baixo? queria setar novamente as minhas configs de frequência pra voltar pra 2933 mas estou com medo, o que você acha?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
4 horas atrás, Gudy2022 disse:

@GabrielLV Oi mano! Estou até agora sem tela azul, é um milagre kkkk. Assim que a BIOS atualizou, de cara já consegui instalar Windows e algumas atualizações. Caso isso seja o real culpado, você saberia apontar o motivo? E sim, eu tenho certeza que elas sempre voltam ao valor padrão de tudo

Se isso resolver os problemas, eu realmente não tenho a menor ideia do que aconteceu kkkkkkk. Os logs apontaram para erros de gerenciamento de memória principalmente. A BIOS da placa-mãe basicamente gerencia tudo na placa-mãe e nas peças em si, então faz sentido uma falha nela causar esses tipos de problemas. Agora, o quê exatamente estava com problema, qual recurso por exemplo, é algo que nunca saberemos kkkkk

4 horas atrás, Gudy2022 disse:

porque toda vez que eu ativo XMP dá tela azul? Eu entendo que minha placa-mãe aguenta apenas 2933hz na memória, e meu processador algo parecido, mas vir por padrão 2133 não é meio baixo? queria setar novamente as minhas configs de frequência pra voltar pra 2933 mas estou com medo, o que você acha?

Tanto o seu processador quanto sua placa-mãe suportam até 3200MHz de frequência (sendo que a placa-mãe suporta até 3600 MHz em overclock). Mas, é necessário checar qual a frequência máxima da sua memória RAM em si.

Me informe a marca e o modelo certinho da sua memória RAM. (Aba SPD no CPU-Z).

Tanto para habilitar o XMP quanto o Dual-Channel, você deve colocar as memórias RAM na posição correta, de acordo com as especificações do manual do fabricante.

image.png.35d0937b0b25ed4223c69c0d85834ed6.png

https://download.gigabyte.com/FileList/Manual/mb_manual_b450-aorus-m_1102_210615_e.pdf?v=105e17e0fa351f0a5a73948e13ce6c68

Postado

@GabrielLV Boa noite, camarada. Tudo bem?

De 4 slots, contando a partir do processador da esquerda para direita, uma na posição 2 e outra na posição 4.

image.png.46c7c7e4eabcfc246b983fdc577d29c9.png

image.png.99db3911f957099712aba1cd3b0cf8c5.png

As frequências estão assim
image.png.be0b021d2322e033ad197b922bc9774a.png

Minha RAM 

Memória DDR4 Zadak Twist, Black, 2x8GB, 3000MHz, ZD4-TWS30C08-08GYB1

Na época que comprei o computador (há cerca de 2 anos) eu tentei ativar o XMP e deu tela azul, então um rapaz aqui do fórum me ajudou a setar as frequências e tensão manualmente e deu certo. Eu ativava basicamente o XMP, mas com umu configuração custom, e não com o que vinha nativamente na placa-mãe. Vou te mostrar como fica com um print da época abaixo:

image.thumb.png.0a646156b2e0f3a664e351dfee558973.png

Fica assim: 

16-18-18-38-57

tensão setada manualmente para 1.35V

Na época o cara disse pra não ativar o XMP, mas eu só conseguui customizar com o XMP ativo.

link do forum de quando me ajudaram caso queira dar uma bizoiada

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Gudy2022 Eu realmente não sou a melhor pessoa para entender a questão dos timmings, pois isso é algo que eu nunca pesquisei pois coisas relacionadas a overclock não eram algo que eu quisesse entender kkk, sempre que eu precisei aumentar as frequências de memória, eu fazia isso a partir do próprio XMP.

Como você atualizou o BIOS, tente aumentar as frequências a partir do XMP, e veja se isso dará algum resultado.

Uma informação que pode ser útil: Há alguns meses uma amiga precisou aumentar as frequências pois estavam muito baixas e com pouco FPS nos jogos. O PC em sí suportava 3200MHz, mas as memórias estavam estagnadas a 2400MHz, e ela não conseguia aumentar diretamente para 3200MHz pois ficava com tela preta.

Recomendei que fizesse o teste: Aumentasse primeiro para 2666MHz, depois para 2933, e assim sucessivamente. Aumentando uma faixa de frequência por vez, salvando as configurações e iniciando o PC, e depois repetindo o processo, resolveu o problema.

Faça isso, e veja se dará resultados.

Postado

@GabrielLV Vou fazer isso, mano. Vou setar tudo de novo pra voltar pra 2933 e ver como vai se comportar. Como até agora não deu tela azul, vou marcar a resolução do meu problema o seu comentário sobre atualização da BIOS, obrigado!

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!