Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

atualmente eu já tive 2 problemas em que o pc travava, reiniciava e ligava a cpu mas o monitor não dava Vídeo, tendo que eu forçasse o desligamento pelo botão power do gabinete. notei que quando isso aconteceu na primeira vez eu estava com o SAM habilitado no programa adrenaline e logo apos o ocorrido o fui verificar e constava como desabilitado mesmo estando habilitado na BIOS. ontem ocorreu novamente e notei que o mesmo se passou ao verificar o programa do adrenaline, a primeira vez aconteceu quando estava na área de trabalho do windows, já a segunda aconteceu ontem quando estava jogando. pode ser o SAM ativado que está ocasionando esses problemas? ou pode ser MPO do Rwindows ou sei lá o crash defender da AMD?????

vi em alguns lugares que podia dar esse problema e queria saber se alguém já passou por isso. Pois desde que eu coloquei a placa o SAM já estava ativado por automático e desde o final de agosto que uso essa configuração e a placa e não havia dado esses problemas, mas agora já ocorreram duas vezes. 

Os drivers da AMD estão atualizados com a ultima versão.

Alguém consegue ajudar o camarada com esse problema? Desde já agradeço a atenção.

minha configuração:
placa-mãe: B550M AORUS elite

Processador: Ryzen 7 5700g

Air Cooler Rise Mode Winter Black

Placa de vídeo: AMD RX 7600

Fonte: XPG Kyber 750w

memória RAM: 32gb 3200Mhz Asgard

Armazenamento: 2 SSD NVMe 1tb cada

• Curtir 2
Postado

opa 
eu nunca tive sorte com driver de Vídeo da AMD 
sempre dava um bug diferente 

geralmente reinstalando drive resolvia pra mim 
já tentou ?

Postado

@juhniu eu limpei todos os drivers da placa e da GPU com o DDU e instalei os drivers mais atuais de ambos.

fiz ontem e estou testando pra ver se resolve, usei por mais ou menos 6 horas direto a máquina ontem sem problemas. vou continuar os testes. ( o único bug foi uma porta usb 2.0 do gabinete que estava conectado o dongle do controle wireless, ocorreu duas vezes, mas logo depois voltou ao normal, espero que não tenha corrigido um bug e arrumado outro). Já aconteceu com vocÊ esse problema ou algo parecido???

• Curtir 1
Postado

Olá @TestePC!

Sobre o seu problema acima descrito, você pode tentar fazer a desativação do MPO da Microsoft, que tem causado conflitos e comportamentos indevidos não somente com Placas de Vídeo AMD, mas também com Nvidia e Intel.

Veja o passo a passo para desativar o MPO que tem causado Falhas e Travamentos de Tela,

Tela preta e reinícios aleatórios em GPUs AMD, Intel, NVIDIA (Windows 10 / 11)

Alguns sintoma já relatados por diversos usuários:

Problemas com Artefatos, Cintilação, Corrupção, Falhas, Tela preta e/ou piscando, Engasgamento e/ou Travamentos de Tela no Windows 10 e 11.

Como dito acima é um problema que pode ter como "culpado" o recurso Multi-Plane Overlay (MPO) desenvolvido pela Microsoft, que ainda está com alguns bugs de conhecimento inclusive da MS.

voce tem dois modos de desativar:

01) Manualmente via Regedit como segue:

Crie com o Bloco de notas um arquivo com a extensão .reg e salve ele, depois execute para gravar as informações no registro do Windows, após isso reinicie o computador para carregar as alterações.

Conteúdo do arquivo .reg feito no bloco de notas:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\Dwm "OverlayTestMode"=dword:00000005

02) Via arquivo disponibilizado no site da NVidia para "resolver" e desativar o MPO.

https://nvidia.custhelp.com/app/answers/detail/a_id/5157/~/after-updating-to-nvidia-game-ready-driver-461.09-or-newer%2C-some-desktop-apps

Espero ter ajudado, se resolver peço o favor de nos avisar aqui....

• Curtir 1
Postado
4 horas atrás, TestePC disse:

@MastertechBR desativei o MPO e atualizei os drivers do chipset da motherboard e da GPU, já tem pelo menos três dias que não tenho problemas.

Olá @TestePC!

Isso é uma boa noticia, Graças a Deus!

Se permanecer funcionando normal, peço o favor de marcar aqui como solução, vou ficar muito grato!

Espero ter ajudado!🫡

Postado

@TestePC

Entre a alteração feita antes do MPO e esse ultimo "crash", demorou um bom tempo em comparação com a situação anterior, correto?!

Pode ser valido desativar o SAM para testar, mas se voce conseguir olhar o Visualizador de Eventos do Windows e buscar por falhas ou erros no momento do crash, pode encontrar pistas do que está causando as falhas....

Veja se consegue verificar o Visualizador de Eventos do Windows neste sentido....

Qualquer duvida me avisa aqui....

Postado

@wyrvwr @MastertechBR  Vou ter que desabilitar o SAM pela BIOS, pelo adrenaline eu reinicio e volta ativado. não desativei o csm também, sera que pode estar influenciando??

@MastertechBR como faço para ver Visualizador de Eventos do Windows ?

@MastertechBR sim o intervalo de tempo é bem grande, coisa de cinco dias ou mais. faço todos os tipos de teste para estressar os componentes, ontem usei por mais de 8 horas seguidas o computador e nenhum problema, vou tentar fazer o teste com o CSM desligado e o SAM ativado, e depois com o SAM desativado. 

Não sabia que tinha que desativar o CSM para melhorar a fluides e dinâmica de tudo máquina. não fiz isso ainda, será que pode ter relação?

na verdade nem sei se o csm já é desabilitado, vi em um lugar que não funciona o SAM se não tiver desabilitado isso, mas como eu não o fiz e o SAM funcionou talvez já estava desativado por padrão.

Postado

Olá @TestePC!

"como faço para ver Visualizador de Eventos do Windows ?"

voce pode ir na lupa de pesquisa do seu Windows e digitar: Visualizador de eventos

Ele vai aparece na listagem, ao abrir ele veja que voce tem essas opções: Logs do Windows e abaixo Aplicativo e Sistema

pode clicar em Sistema primeiro e buscar pela data ou dia que se lembre do erro e verificar se tem algum erro que fica destaca em vermelho com na segunda figura abaixo:

image.png.cf4bcb65bfde3aea66dd3a3609f71dce.png

image.png.2d10841a927668f883f72d9c8bfd31cd.png

Dessa forma você consegue ver o que está com erro e ter mais informações do que pode estar ocorrendo.

CSM é um modo de compatibilidade para inicialização do Sistemas, ele permite instalações que usam MBR ou DVD/HD que não suportam modo UEFI, sejam usados como Disco de inicialização do Windows.

Tem problema desligá-lo?? Se seu sistema operacional, foi instalado num disco formatado em MBR, sim: o PC não vai dar boot..

Como seu "disco" de boot é um NVMe não tem problema, mas também não tem relação com as falhas que relatou....

SAM: AMD Smart Access Memory (SAM) ou Resizable Bar.

Deve ser ativado na BIOS mesmo, e para conseguir ativar, normalmente o CSM que é um modulo de compatibilidade deve ser desativado.

Mas se voce já usava ele no mesmo setup sem erros, acredito que ele não deva ser a fonte dos "crashs" atuais...

mas voce pode testar desativando o SAM e ver se resolve.

Ainda acredito que seja alguma "driver" ou falha/corrupção de arquivos do Windows.

Espero ter ajudado de alguma forma, se voce conseguir alguma pista nos informe aqui....por favor...

• Curtir 1
Postado
12 horas atrás, MastertechBR disse:

Ainda acredito que seja alguma "driver" ou falha/corrupção de arquivos do Windows.

eu estou começando a achar que é isso, pois pelo que verifiquei os "crash" se deram outros problemas, não tendo nada a ver com o csm ou sam.

ontem assim que liguei o computador ele reiniciou abruptamente, e na hora de voltar ele ficou tentando reinciar mas não conseguia como se fosse um carro tentando arrancar e sem sair do lugar.

forcei o reinicio pelo power e voltrou ao normal, passei o comando scannow eo o chkdsk ( esse não identificou nada), já o scannow encontrou erros e os reparou, também desliguei a reinicialização forçada em caso de falhas, verifiquei que um dos erros se deu por falha no despejo de memória, fui e fiz um teste de verificação nas memórias com o próprio windows e não identificou nada, estou descartando problema nas memórias ram.

as unicas modificações que fiz no Rwindows foi desligar a virtualização de memória e desativar a hibernação. isso a uns  ou  2 ou 3 meses atrás.

será que isso pode ter influenciado???@MastertechBR

Postado

Olá @TestePC!

Vamos lá: Virtualização de Memória é um item "Essencial" para o funcionamento correto do Windows, pois com esse recurso, o Windows consegue "colocar em stand-by" aplicativos que não estão sendo usados de forma imediata no sistema, mas que precisam ficar "abertos/rodando", dessa o Windows reserva um espaço no HD/SSD/NVMe para guardar as informações da RAM e liberar memória para os aplicativos de uso imediato ou intensivo.

Por isso não desative! Ou você deixa pelo controle do Windows de forma automática ou você configura manualmente de acordo com sua necessidade.

Você pode verificar nesta aba do conjunto Sistemas:image.png.3125370b6279349790b80b3ec0c933f8.png

Agora outro detalhe, você chegou a verificar no Visualizador de Eventos, quais erros ocorrem logo antes do micro apresentar uma falha(Crash/Travamento/Reinicio/Desligamento)...?!

Mais uma observação, dentro da sua configuração atual, qual o "elemento/hardware" novo que você instalou recentemente no seu Setup?

E se antes de instalar esse novo elemento, ocorria os mesmos erros que relata atualmente?!

Espero ter ajudado, se possível dá um retorno aqui sobre as perguntas que fiz.... fico no aguardo....

• Curtir 1
Postado

@MastertechBR instalei uma placa de vídeo, mas com todas as atualizações feitas tanto gpu como chipset da placa-mãe, e vi no no eventos foi esse erro de despejo de memória e esse na imagem que foi o reinicio forçado do sistema.

ativei a paginação de memória automática, e como tenho 32gb de ram a paginação automática setou praticamente no mesmo valor da memória fisica, 32gb vou deixar assim, afinal tenho bastante espaço em disco, embora não acredite que o sistema vá utilizar todo esse recurso.

antes disso não tinha problemas, quando usava o Vídeo integrado com a paginação desativada não havia dado nenhum problema, mas depois que coloquei a gpu começou, vi em alguns lugares que quando é instalado uma gpu essa função é de suma importancia pois a comunicação entre os componentes fica mais complexa e mais exigente. acho que ter desligado essa opção foi o que ocasionou esses problemas, e eu achava que era o SAM ou CSM. não tinha nada a ver. bem como reativei ontem, tenho que continuar testando. 

também desativei a reinicialização forçada em caso de erro, agora se tiver algum erro no sistema vou poder verificar na hora sem surpresas.

despejomemoria.jpg

errocritico.jpg

Postado

Olá @TestePC!

Muito bom, acredito que essas modificações podem pelo menos reduzir os problemas, ou pelo menos evidenciar de forma mais clara onde ocorre.

Sobre as telas que enviou do Visualizador de Eventos, voce pode melhorar ainda por filtrar os eventos para ele te mostrar apenas os "erros", veja como fazer nas imagens abaixo:

Escolha a opção SISTEMA, clique com o botão direito sobre ela, e escolha filtrar log atual....

image.png.29769a8ab3c81524ba315253a0880498.png

Na janela seguinte marque as duas opções aqui:  nível critico e erro e dê OK

image.png.54930825ca346bab5c69ea8633eab956.png

Ele vai listar apenas os erros para você ter uma melhor visualização, pois o momento que marcou nas suas imagens, é o aviso apenas de que um "erro" causou o desligamento incorreto, mas esse não é o erro que de fato aconteceu, o erro vem antes desse aviso.....

Veja se consegue fazer o filtro e ver os erros antes desse aviso que postou...

Espero ter ajudado, se possível dá um retorno aqui para gente.... fico no aguardo....

Postado

Olá @TestePC!

Recebi aqui seu print do Visualizador de eventos e marquei as seguintes observações:

image.png.0d10f0a050ebcbf201606cd31c0363eb.png

O destacado em verde, é apenas uma informação do que aconteceu depois do "crash".... não é a causa do "crash"....

Já os que destaquei em vermelho, são os possíveis causadores das falhas/crash....

E sempre esses erros que ocorrem "ANTES" do que marquei em verde, que são na verdade a falha/erro causador dos problemas...

Vi na sua configuração que tem 02 SSD, consegue fazer um teste, desativando o SSD do Windows(desligando ele).

E depois fazer uma instalando nova do Windows no outro SSD? Dessa forma teremos um Windows "limpo" para você testar....

Mas apenas se isso for possível para você.....

Espero ter ajudado, se possível dá um retorno aqui para gente.... fico no aguardo....

Postado

@MastertechBR estou achando que pode ser a placa de vídeo. estou descartando erros no Windows ou algum software, tudo está atualizado, BIOS, CHIPSET, DRIVERS GPU, Windows,

e o pior que a maquina só reinicia quando esta fazendo tarefas básicas, navegador ou área de trabalho, em situações de exigência como jogos ou outros programas de teste está tudo ok funcionando sem erros. isso começou depois que coloquei a placa de vídeo, agora eu desmontei e reencaixei todas as peças novamente para descartar algum problema de mal encaixe ou estática o que eu acho meio difícil. mas estou em dúvida se devo entrar em contato com a terabyte. 

Postado

Olá @TestePC

Entendo bem a sua frustração, pois já passei por isso....

Se você tem "essa" duvida/suspeita e a Placa de Vídeo está na garantia,

não pense duas vezes, faça o pedido para troca em garantia o mais breve possível.

Pelo você "garante" que se for a Placa, já consegue trocar, e se não for também vai eliminar uma duvida.

• Coordenador
Postado
17 horas atrás, TestePC disse:

...tudo está atualizado, BIOS, CHIPSET, DRIVERS GPU, Windows...

Por onde você atualizou, por exemplo, drivers de chipset? Não foi por meio das "atualizações opcionais" do Windows Update, certo?

Postado

@KairanD atualizações manuais, drivers limpos ate o talo sem nenhum vestígio com o DDU, drivers chipset e da placa de Vídeo eu sempre pego direto do site da AMD. nunca atualizo pelo windows.

• Coordenador
Postado

@TestePC O que exatamente você baixou como driver de chipset no site da AMD? A única coisa que você deveria baixar é o driver da placa de vídeo dedicada (RX 7600).

Estou imaginando que justamente isso pode estar causando algum conflito por conta do vídeo integrado do seu processador.

Postado

@KairanD na verdade como minha plataforma é full amd  e usado um limpador de drives ele retira tudo que é driver da amd, limpei todos os drivers possíveis,  por isso atualizei os drivers do chipset da placa. baixei o driver de chipset da minha placa da prória amd, mas o problema já ocorria antes mesmo das  atualizações de drivers. começou mais ou menos duas semanas que coloquei a placa de vídeo

já testei memória, com o próprio verificado de memória do windows e com o memtest86 e não encontraram nenhum problema com elas. agora desconfio de placa de Vídeo, fonte, processador ou ate mesmo placa-mãe.

Postado

Olá @TestePC

Como comentei antes aqui, se tem duvidas da Placa de Vídeo, faça o RMA dela o mais rápido possível....

Outro detalhe que voce comenta aqui: "começou mais ou menos duas semanas que coloquei a placa de vídeo"...

Pode tentar fazer o teste removendo a Placa de Vídeo, e usando apenas o VGA onboard....

Dessa forma voce vai testar todo conjunto sem a Placa de Vídeo.... e ter mais certeza...

Postado

@MastertechBR eu vou fazer isso, testar sem a gpu somente com o vídeo integrado e vou pedir para um colega testar a placa no computador dele.

talvez se for placa de vídeo vou descobrir, mas já estou em contato com o RMA da terabyte porque sei que esse procedimento é demorado.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...