Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, eu fui instalar meu Water Cooler e consegui fazer ele funcionar (estressei, testei etc). Porém só liga o RGB da bomba, o RGB das fans não esta ligando. O que pode ser? Abaixo um vídeo mostrando e explicando como instalei.

Pra resumir a bomba eu liguei no CPU fan, o radiador no sys fan 2.

rad = radiador

image.thumb.png.0f10c0d4eb4309c3cd1d5cb2f156c235.pngrad = radiad

Basicamente ali na parte de baixo, o cabo que sai do radiador tem 4 pinos, e o meu LED_C tem 5, dessa forma não consigo encaixar. Aí eu encaixei ela no D_LED1, funciona, gira, mas não acende o RGB.

@GabrielLV @Batata Defumada @Tiberio

• Curtir 1
  • TheDemonLena alterou o título para Como ligar o RGB das fans do WC? WC Rise mode 240mm
  • Solução
Postado
1 hora atrás, Gudy2022 disse:

Pra resumir a bomba eu liguei no CPU fan, o radiador no sys fan 2.

É ao contrário, o cabo de alimentação dos fans do radiador liga no CPU_FAN - que como o nome indica é para controlar fans (ventoinhas); gerenciado a rotação(RPM) em função da temperatura do CPU. Não serve para a bomba, pois esta precisa de rotação constante.

Liga a bomba liga no SYS_FAN e no BIOS configura esse conector para:

Rotação: 100% ou Full speed

Temperatura: CPU (significa que a bomba vai ligar assim que o CPU começar a esquentar).

Deixa como na imagem:

Sys-Fan2-WC-Gigabyte.webp

26 minutos atrás, Gudy2022 disse:

@Batata Defumada mano, meu 12v rgbw da placa-mãe tem 5 pinos, o meu do WC que também é 12 tem apenas 4.

Esse conector LEC_ C é para fitas de LED, por isso tem um pino a mais (12V, G, R, B, W), mas pode ligar tanto conector de 5 pinos como de 4 pinos, vide na página 14 do manual.

Mas se não consegue plugar nele use o connector LED_CPU (perto da bateria) que é no padrão de 4 pinos RGB (12V, G, R, B).

Atenção ao alinhamento do pino marcado com um triângulo, se ligar invertido vai ter fumaça no lugar de "frufru". 😜 

Citação

Aí eu encaixei ela no D_LED1, funciona, gira, mas não acende o RGB.

Não tem como funcionar, porque ligou LED que precisa de 12V num connector de 5V.  Não faça esse tipo de ligação indevida, pode danificar a placa-mãe.

• Curtir 2
  • Moderador
Postado
29 minutos atrás, 1lokos disse:

Mas se não consegue plugar nele use o connector LED_CPU (perto da bateria) que é no padrão de 4 pinos RGB (12V, G, R, B).

Opa, não havia visto esse conector kkkkkk

Postado

@1lokos @Batata Defumada Não consigo conectar em nenhum dos dois. Ou sou muito burro, ou não dá. E a segunda opção não é.

Lá no 12v da parte de baixo não tem como mesmo, porque o conector come o espaço dos 5 pinos, apesar de só ter 4 entradas. No LED_CPU ele entra mas fica folgado pra caramba, ele não encaixa verdadeiramente.

5 minutos atrás, Gudy2022 disse:

@1lokos @Batata Defumada Não consigo conectar em nenhum dos dois. Ou sou muito burro, ou não dá. E a segunda opção não é.

Lá no 12v da parte de baixo não tem como mesmo, porque o conector come o espaço dos 5 pinos, apesar de só ter 4 entradas. No LED_CPU ele entra mas fica folgado pra caramba, ele não encaixa verdadeiramente.

https://drive.google.com/file/d/16cLaLR3jRR_5vMlb65rdz1UxqExCg2jq/view?usp=drivesdk

Rapazes, os senhores são meus heróis.

@1lokos deixei o o sys_fan assim igual você falou. o cpu fan não mexi, ta certinho?

rrrrr.jpg

3333.jpg

• Curtir 1
Postado

Agora esta certo, o CPU_FAN já vem configurado de fabrica para gerenciar a rotação dos fans - seja de Air cooler ou de radiador; conforme a variação da temperatura do CPU.

E o SYS_FAN do jeito que configurou manterá a bomba girando o tempo todo, circulando o liquido - que resfria inclusive a bomba; ligando assim que ligar o PC.

Quanto ao conector RGB (12V), como disse que fica folgado no LED_CPU consegue ver se esse conector LED_CPU na placa-mãe tem os pinos quadrados ou redondos? E também o LED_C como é, quadrados ou redondos?

Como essa placa é antiga e a Gigabyte demorou a seguir o padrão de conexão de LED pode ser que seja com pinos quadrados, ai realmente fica frouxo.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...