Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalar ventilador de teto direto no forro de madeira pode ser seguro?

Ir à solução Resolvido por Linio Alan,

Posts recomendados

• Moderador
Postado

Bom dia a todos!
Onde eu trabalho queremos instalar um ventilador de teto. Mas o problema é que não tem uma ripa central de sustentação do forro onde está a lâmpada, e sim tem duas ripas entre a lâmpada, e a mesma foi instalada direto no forro (de madeira). O forro foi pregado nas ripas, minha ideia é colocar dois parafusos entre onde será instalado o ventilador, para aumentar a sustentação da tábua naquele local.
Isso é o suficiente para deixar a instalação do ventilador segura?

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Há mais de 20 anos atrás ajudei instalar ventiladores de teto em uma escola, parafusos de +de 25cms para atravesar a laje e, mesmo assim, anos depois 1 deles quase caiu (desprendeu da base do ventilador).

Ripas em geral possuem uma largura que eu particularmente acho inviável para instalar coisas com peso maior do que uma luminária, se houver possibilidade creio que o mais indicado seria a fixação em algum caibro ou vigota que eventualmente passe pelo local desejado, ou instale vergalhões do tipo usado para fixar forro PVC, eles são de ferro e relativamente baratos.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
  • Moderador
Postado
Em 29/10/2024 às 11:25, Pedroou disse:

Tendo em vista que tem ventiladores que podem se instalados no socket da lâmpada, sim. Só a questão é saber o peso dele e quanto a ripa vai suportar. 

É, mas esses ventiladores que são instalados em bocal de lâmpada são bem menores e não pesam o mesmo que um ventilador de teto normal em funcionamento.

Em 29/10/2024 às 11:36, Linio Alan disse:

Há mais de 20 anos atrás ajudei instalar ventiladores de teto em uma escola, parafusos de +de 25cms para atravesar a laje e, mesmo assim, anos depois 1 deles quase caiu (desprendeu da base do ventilador).

Ripas em geral possuem uma largura que eu particularmente acho inviável para instalar coisas com peso maior do que uma luminária, se houver possibilidade creio que o mais indicado seria a fixação em algum caibro ou vigota que eventualmente passe pelo local desejado, ou instale vergalhões do tipo usado para fixar forro PVC, eles são de ferro e relativamente baratos.

Faz sentido, obrigado!

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Ferox Graxaim disse:

É, mas esses ventiladores que são instalados em bocal de lâmpada são bem menores e não pesam o mesmo que um ventilador de teto normal em funcionamento.

Então, como eu disse, só questão de saber o peso.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...