Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Postado

como descobrir a bobina primaria de um flyback com um mutimetro foxlux fx-md

parece ser bastante difícil irei liga-lo em um reator 40wtss...

tentei liga-lo em qualquer um e fechou curto tive que comprar outro do mesmo agora com a ajuda de vcs tentarei liga-lo corretamente

Postado
30 minutos atrás, tio mael disse:

como descobrir a bobina primaria de um flyback com um mutimetro foxlux fx-md

Mais fácil olhar na TV onde ele estava ou então procurar o esquema. 

Geralmente, são os pinos 1 e 2. Os que ficam mais longe um do outro. 

32 minutos atrás, tio mael disse:

parece ser bastante difícil irei liga-lo em um reator 40wtss...

Qual a sua ideia com isso? 

Esses reatores são bem críticos, não dá pra ficar ligando qualquer coisa neles, malemá são as lâmpadas mesmo. 

33 minutos atrás, tio mael disse:

tentei liga-lo em qualquer um e fechou curto tive que comprar outro do mesmo agora com a ajuda de vcs tentarei liga-lo corretamente

Que seja..... 

O primário desses fly backs não passa de 2R, se não tiver um circuito apropriado vai estragar outro reator. 

• Membro VIP
Postado
42 minutos atrás, Renato.88 disse:

ideia com isso? 

O guri parece ainda estar ligado na ideia da tal bobina de tesla. Deve ter visto algum Vídeo no ytb com o reator. Só que não pensou em linká-lo.

Ideota conceitual - pois nunca fiz um treco deste - é colocar um R duns 100R 10W em série com o primario do f.b. Isso deve diminuir a potência e corrente mas o perigo continua de outra maneira: o f.b. não possui isolação primario-secundário..

Postado
34 minutos atrás, .if disse:

o perigo continua de outra maneira: o f.b. não possui isolação primario-secundário..

Possui sim. 

São 3 enrolamentos separados: o primário, o secundário de tensão baixa e o outro secundário de tensão alta. 

40 minutos atrás, .if disse:

O guri parece ainda estar ligado na ideia da tal bobina de tesla

Esses fly back não são legais pra isso, pois a corrente que sai no fio de MAT é contínua. 

Tem os diodos lá dentro preso na resina. 

Eu já usei um flyback de monitor antigo (tipo tela verde) esse flyback tinha o diodo por fora e deu pra tirar. A centelha era fraquinha, pois não tinha AT o suficiente embora a corrente um pouco alta pra isso, portanto perigoso botar a mão lá. 

A bobina de tesla pra ficar legal, tem que ser feita mesmo com os fios enrolados no canudo. 

Coisas reaproveitadas não entregam a tensão alta o suficiente. 

• Membro VIP
Postado
6 minutos atrás, Renato.88 disse:
54 minutos atrás, .if disse:

isolação primario-secundário..

Possui sim. 

Pode até ser. Talvez a não isolação seja pelo contato na pci apenas. Há séculos não faço nada com f.b. Talvez eu confundi com bobina automotiva.  Mesmo assim eu sugiro ao guri fazer a medição.

10 minutos atrás, Renato.88 disse:

AT o suficiente embora a corrente um pouco alta pra isso, portanto perigoso botar a mão lá. 

Já contei mas quero contar de novo. .. eu tomei uma baita chocão de um f.b. de tv a cores. Ativou os 5 sentidos: ouvi um zzzzzzzzp, vi um azulão, senti um cheiro de ozônio, senti um gosto amargo na garganta, queimou meu dedo.  .. ah a atuou até no sexto sentido, hoje nem sei se estou aqui direito 🤪

18 minutos atrás, Renato.88 disse:

Coisas reaproveitadas não entregam a tensão alta o suficiente. 

Lanterninha de choque dá uma V bem alta. Ela possui um gerador de alta tensão...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...