Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Postado

boa tarde.

eu fiz um circuito para iluminar meu aquario

Fonte 12v 2a (fonte de carregador de bateria)

4 led de barramento de tv (ligados em série)

eu liguei a fonte em um botao e depois passa por um potenciometro.

se eu ligar os leds sem potenciometro, eles ligam, mas aquecem muito. imagino que vão queimar logo.

se eu ligo em um potenciometro de 20k ou mais, ele queima o potenciometro.

quando eu liguei em um potenciometro de 10k, ele funcionou por um tempo e depois queimou.

queria saber qual a resistência ideal do potenciometro.

• Amei 1
Postado

você tem que ver a potência que o potenciômetro aguenta. Provavelmente os que usou são de baixa potência (menos e 1 watt, pois são os mais comuns) e eles queimam já que não aguentam a corrente que passa no circuito.

Um de 25 watts aguentaria com certeza, já que sua fonte fornece no máximo 24watts. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

.. ou seja um [caro] potenciômetro de fio

O certo é controlar o brilho do led por pwm mas penso não lhe ser nada fácil nesta etapa. Uma alternativa menos difícil é você colocar um transistor tipo tip31 ou superior num belo dissipador com Coletor no [+], ligar o pot do [+] pra Base + um R xute 100R e os leds no Emissor apontando pro [-].

Ao descobrir porque o pot não queima mais, vais ter uma bela introdução ao mundo da eletrônica analógica....😁

Mas não sem antes...

😁

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Flávio Pedroza disse:

Um de 25 watts aguentaria com certeza, já que sua fonte fornece no máximo 24watts. 

Uma plaquinha de pwm sai mais barato que um potenciômetro desses e é muito mais eficiente. 

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...