Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade para Ryzen 7 5700x3d: RTX 3060 12gb ou RTX 4060 ti 8gb?

Ir à solução Resolvido por Shaman93,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, pessoal! Fiz a troca do meu antigo processador por um Ryzen 7 5700X3D, e agora quero uma placa de vídeo melhor. Atualmente, tenho uma RX 6600 e estou em dúvida entre a RTX 3060 e a 4060 Ti. Em alguns comparativos que vi, a diferença de desempenho entre as duas não pareceu tão grande, então gostaria de saber qual escolher entre as duas ou se existe uma opção ainda melhor nessa faixa de preço, até R$ 2500.

Meu Setup:

Gigabyte B450M Gaming
Ryzen 7 5700X3D
Fonte Cougar Atlas 600w

Postado
40 minutos atrás, Mano.diego disse:

a diferença de desempenho entre as duas não pareceu tão grande

É grande, na casa de uns 40%. O salto da 6600 pra 3060 é de apenas uns 10%, enquanto que pra 4060 Ti o ganho é de 50~55%.

Postado
56 minutos atrás, Mano.diego disse:

e estou em dúvida entre a RTX 3060 e a 4060 Ti.

É, assim né... uma é uma placa de ~1300R$, a outra é quase o dobro disso. Meio desleal essa comparação...

56 minutos atrás, Mano.diego disse:

Em alguns comparativos que vi, a diferença de desempenho entre as duas não pareceu tão grande,

Eu me pergunto que comparativo fajuto é esse. A 4060 normal já é do nível da 3060 ti, que é consideravelmente melhor que a 3060 normal. Se é para enfiar a 4060ti, aí você olha para uma 3070 em desempenho, ou a 3070ti em preço.

Mas enfim. O problema é essa fonte que eu não consegui confirmar a qualidade... se prestar, beleza, mas não tem como saber isso. Se quiser arriscar, você pode enfiar a RTX 3070 como eu falei e deixar o resto como economia e "fundo fonte nova".

Postado

@Imakuni eu sou leigo no assunto então pode ser que tenha me enganado em relação ao desempenho das duas. Mas em relação a fonte, qual o problema você diz? Pois na época que comprei não lembro de ter visto problemas com ela.

Postado

Tem que ter em mente que sua placa-mãe está limitando o PCI Express em 3.0 (B450), e a 4060 é PCI X8, que em 3.0 vai reduzir a capacidade da 4060, teria que trocar a placa-mãe para uma B550 se for querer ter PCI Ex 4.0.

Nesse caso, de permanecer no PCI 3.0, seria melhor pegar uma 3070, ou outra no mesmo valor...

Postado

A Rx6750XT é PCI X16 4.0, se ligar no 3.0, vai ficar 3.0 X16, fica ótimo assim também...

Não é indicado, mas já rodei alguns jogos no 4K (via Radeon Super Resolution, de 2.5K para 4K) e achei bom.

O indicado para ela é QuadHd mesmo, e não 4K.

Postado
14 minutos atrás, Rodrigo J Polette disse:

Tem que ter em mente que sua placa-mãe está limitando o PCI Express em 3.0 (B450), e a 4060 é PCI X8, que em 3.0 vai reduzir a capacidade da 4060

Com o ReBar ativado a perda é mínima, papo de 0, 1, 2% na grande maioria dos jogos.

12 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Nem uma nem a outra, eu pegaria uma RX 6750 XT 12GB (R$2.400):

https://www.pichau.com.br/placa-de-Vídeo-xfx-radeon-rx-6750-xt-speedster-quick319-12gb-gddr6-192-bit-rx-675xyjfdp

Nível de desempenho similar a RTX 4060 Ti, mas sem gargalo de memória de vídeo, já que 12GB é suficiente para quase qualquer jogo na qualidade máxima em 1080p e 1440p.

Tem a 4060 Ti na casa dos 1900, não tá valendo a pena 2400 pelos 4 GB a mais de VRAM considerando que perde DLSS, FG, melhor eficiência energética, melhor encoder, drivers mais polidos, melhor acabamento pra aplicações sem ser jogos... Pra 6750 XT bater na 4060 Ti, teria que estar na casa de uns 2k, e ainda assim eu só consideraria valendo se for pra jogar em 1440p ou mais (já que a diferença de 8 pra 12 GB de VRAM em 1080p é basicamente irrelevante).

21 minutos atrás, Imakuni disse:

uma é uma placa de ~1300R$, a outra é quase o dobro disso. Meio desleal essa comparação...

Desleal é comparar preço de placa usada com nova... As 3060 novas estão na casa dos 1600-1700, já a 4060 Ti tá por 1900 e tem aparecido direto nessa faixa dos 2k.

• Curtir 1
Postado
13 minutos atrás, Shaman93 disse:

Desleal é comparar preço de placa usada com nova... As 3060 novas estão na casa dos 1600-1700, já a 4060 Ti tá por 1900 e tem aparecido direto nessa faixa dos 2k.

até agora não encontrei por este valor, será que na black friday chega?

Postado
1 minuto atrás, GuilhermeGB disse:

Eita, onde isso? Black friday chegou mais cedo?

Ih, esquece, anúncio errado da Pichau...
image.png.a6297198e9f3dae43c0c584b3847a76c.png

Fui abrir e na real é uma 4060 (bem cara, diga-se de passagem, já que essas Ventus são super de entrada... 1900 é preço pras melhorzinhas). As 4060 Ti mais baratas que já vi tavam um pouco abaixo de 2100, mas era pra assinante prime da Kabum. Há pouco teve também umas da Galax por 2200. Início de novembro agora é fogo, todos os preços sendo inflados artificialmente pro "desconto" da black friday no final do mês parecer maior do que realmente é.

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, Shaman93 disse:

Início de novembro agora é fogo, todos os preços sendo inflados artificialmente pro "desconto" da black friday no final do mês parecer maior do que realmente é.

Realmente, os valores estão bem acima do que tinha visto ultimamente. Mas já me ocorreu de esperar black friday e o valor continuar o mesmo

Postado

@Mano.diego a maioria das "ofertas" da black friday são as mesmas "ofertas" que nós vemos todos os dias, só que com mais marketing. Existe sim uma ou outra promoção mais agressiva, mas essas promoções são relâmpago, pega quem for mais rápido, e você precisa acompanhar as lives das lojas pra ter alguma chance também.

• Curtir 2
Postado
41 minutos atrás, Shaman93 disse:

Com o ReBar ativado a perda é mínima, papo de 0, 1, 2% na grande maioria dos jogos.

Só pra finalizar, caso opte pela 4060TI a questão do PCIe não teria problemas? Esse ReBar ativo nas configurações da placa de Vídeo mesmo ?

• Solução
Postado
7 minutos atrás, Mano.diego disse:

Só pra finalizar, caso opte pela 4060TI a questão do PCIe não teria problemas? Esse ReBar ativo nas configurações da placa de Vídeo mesmo ?

Maioria dos jogos vai ficar com 5 fps ou menos de diferença, um que outro jogo chega na casa de uns 10 fps. O ReBar ativa na BIOS.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Mano.diego disse:

Fonte Cougar Atlas 600w

1 hora atrás, Imakuni disse:

O problema é essa fonte que eu não consegui confirmar a qualidade...

Salvo engano tem o teste da de 700w ou 750w no TecLab, não parecia muito boa.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...