Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Postado

Tenho um pc com um Ryzen 5 5600g uma 4060 e 16 gbs 3200, mesmo sendo um pc com peças boas, na maioria dos jogos ainda fica dando pequenos travamentos, ja formatei o pc pra limpar, atualizei BIOS e mesmo assim ainda acontece as vezes. Isso é normal de acontecer algumas vezes ou meu pc pode estar com algum problema? 

• Membro VIP
Postado
2 minutos atrás, InforGamer disse:

Tenho um pc com um Ryzen 5 5600g uma 4060 e 16 gbs 3200, mesmo sendo um pc com peças boas, na maioria dos jogos ainda fica dando pequenos travamentos, ja formatei o pc pra limpar, atualizei BIOS e mesmo assim ainda acontece as vezes. Isso é normal de acontecer algumas vezes ou meu pc pode estar com algum problema?

Bom dia.

Uma série de fatores pode causar engasgos ou perca de performance nos jogos. Como o seu sistema é recém-formatado, creio que os principais suspeitos, no seu caso, sejam o Windows Update e o gerenciamento dos seus drivers. Por favor, execute os seguintes ajustes e depois me diga se ajudou:

1. Verifique o seu Windows Update. Veja se há atualizações pendentes no momento e instale todas, reiniciando o PC quantas vezes for necessário.
2. Verifique a integridade dos arquivos do Windows. Abrindo o CMD como Administrador, execute dois comandos de verificação, quais sejam: "sfc /scannow" e "dism /online /cleanup-image /restorehealth". Execute ambos sem aspas, reiniciando o computador quando terminar.

3. Pause as atualizações do Windows Update. Abrindo a tela de configurações de atualização do Windows Update, pelo Menu Iniciar mesmo, selecione um prazo qualquer no campo Pausar Atualizações (quanto maior, melhor). Isso vai evitar que o Windows instale atualizações durante a execução de tarefas exigentes, o que pode afetar o desempenho.

4. Para ter certeza de que seus componentes estão funcionando corretamente, estresse-os. Através do CPU-Z, você pode estressar seu processador por alguns minutos, e verificar como ficam as temperaturas e a estabilidade dele. Através do GPU-Z, ou do Aida64, pode estressar a placa de vídeo e outros componentes do seu PC.

5. Desligue temporariamente o Arquivo de Hibernação (que pode afetar a inicialização). Abra o CMD como Administrador, e execute o seguinte comando: "powercfg -h off", pressionando Enter.

6. Refaça o Arquivo de Paginação do seu Windows. No Menu Iniciar, digite "desempenho" e selecione a opção Ajustar a aparência e o desempenho do Windows. Clique em Avançado, acima, e depois no botão Alterar. Desmarque a caixa de seleção acima, e selecione Tamanho personalizado. O Tamanho inicial pode ser definido em 100, 400 ou 800 (mb), e o Tamanho final em até 16384 (metade do tamanho da sua RAM). Confirme as alterações e reinicie o computador.
7. Refaça o Arquivo de Indexação do seu Windows. No Menu Iniciar, digite "index" e selecione "Opções de Indexação". Clique no botão Modificar e selecione as seguintes pastas: Arquivos de Programas, Arquivos de Programas (x86), Usuários, Windows. Depois de confirmar, clicando em Ok, clique em Avançado, e depois no botão Recriar (vai apagar o arquivo, e recriá-lo do zero). Deixe a indexação trabalhar por cerca de 20 minutos, pelo menos.

• Membro VIP
Postado
4 minutos atrás, InforGamer disse:

@Gabriel U Testei tudo que voce falou mas mesmo assim ainda fica dando algumas quedas, principalmente em jogos

Consegue me mandar um print da sua tela de opções de indexação?

• Membro VIP
Postado
5 minutos atrás, InforGamer disse:

@Gabriel U Fiz tudo que voce me recomendou e reiniciei depois

Certo. Por gentileza, baixe e instale os seguintes pacotes de Tempo de Execução:
https://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=35
https://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=20914

https://www.techpowerup.com/download/visual-c-redistributable-runtime-package-all-in-one/

• Vitoria Gabriela alterou o título para computador com Ryzen 5 5600G, RTX 4060 e 16Gb de RAM, tendo travamentos em jogos
  • Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, InforGamer disse:

@Gabriel U esta sendo esses que estou jogando mais ultimamente e estou percebendo mais travamentos, principalmente o cyberpunk D2C5569E-75EB-4786-96F7-9FBBA9761E67.thumb.png.5b4489095a7e2b63450d004fb49fe49e.png

Tá legal. São jogos grandes, em sua maioria. E não me refiro à popularidade, mas sim ao tamanho mesmo, em disco.

Se ainda ocorrem microtravamentos no carregamento desses jogos, você talvez precise verificar o seu disco (SSD, imagjno). Baixe e instale um programa gratuito chamado Defraggler (selecione o idioma Português na tela do instalador, na parte de cima).

Depois de instalar, clique no botão Analisar (ou Analyze) para verificar seu SSD. Me mande um print do resultado depois, ou simplesmente escreva quantos fragmentos existem...

• Membro VIP
Postado

@Gabriel U 7DAEFFF4-8A06-4AD9-856A-B892712EE31B.png.ddfa391cdbcddd6e373dab2172cbe661.pngquer que te mande dos hds também?

Minha nossa...

quer que te mande dos hds também?

Não precisa. Seus jogos provavelmente estão no SSD. Certo?

• Membro VIP
Postado
15 minutos atrás, InforGamer disse:

7DAEFFF4-8A06-4AD9-856A-B892712EE31B.png.ddfa391cdbcddd6e373dab2172cbe661.png

Tá legal. Esse nível de fragmentação provavelmente é alto o suficiente pra causar aumento de latência do acesso aos arquivos, pela controladora do seu SSD. Ela é o gargalo de desempenho do seu sistema agora.

Se clicar na seta para baixo ao lado do botão Optimize, vai encontrar a opção Defrag. Sugiro que clique nela e deixe o programa reorganizar todos os arquivos do seu SSD (isso pode levar algum tempo, dependendo da velocidade de escrita atual do seu SSD). Se quiser, pode fazer isso com os HDs depois.

Sugiro que inicie o processo de desfragmentação, e depois, abra as configurações de "Editar plano de energia" no Menu Iniciar. Configure o seu computador para nunca desligar o vídeo e nunca suspender. Depois disso, deixe o Defraggler trabalhar (e feche o máximo de aplicativos abertos que conseguir).

Caso precise usar seu PC durante o dia, pode continuar o uso normal, ou deixar para desfragmentar seu SSD à noite, se preferir (você pode configurar o Defraggler para desligar seu computador quando ele terminar).

E aí, o que vai querer fazer?

Postado

@Gabriel U Boa Tarde, vi que você é bem experiente sobre o assunto, se puder passar no meu perfil pra tirar umas dúvidas minhas sobre o meu gargalo no PC eu agradeceria muito.

• Membro VIP
Postado
15 minutos atrás, InforGamer disse:

@Gabriel U deixei passando a tarde toda ontem mas não ficou 100%. Realmente não fica ou tenho que passar de novo?

{C5080E9B-A521-4BF1-8149-3F48203BE48C}.png

Bom dia. 3 mil fragmentos são bem menos do que 300 mil. Agora já deve estar melhor pra sua controladora. Vejo que o tamanho total dos fragmentos diminuiu quase 100GB. Isso é muito bom...

• Membro VIP
Postado
5 minutos atrás, InforGamer disse:

@Gabriel Ufiz uns testes ontem e a frequência manteve e aumentou o "força dos travamentos", alguma outra solução que posso esta fazendo?

Os travamentos estão mais perceptíveis, na sua opinião?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...