Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Postado

Olá colegas, preciso de uma ajuda, queria comprar um PC para rodar os programas AutoCad e Sketchup, e também para vetorização de imagens (CorelDraw), mas posso investir somente até R$3.500,00.

Entendo que é um orçamento limitado, porém o que eu preciso é somente para visualização/leitura, eventualmente uma edição bem simples.

Obs: 

-NÃO trabalho com renderização.

-NÃO há a necessidade de periféricos como Monitor, teclado e mouse.

Agradeço desde já!

Postado

Ryzen 5 5500

2 x 8gb Kingston 3200Mhz (Pegue dois pentes) ou 2 x 16gb Hikvision 3200Mhz ou ir nessa da Kingston 16gb 3200mhz(pegue duas)

GPU: RTX 3060 12gb ou RX 6650 XT ou RX 6600 ou RX 7600(Seu orçamento na GPU não pode passar de 1500 a 1600).

Msi b550m pro-vdh ou msi a520m-a pro(Básica, mas serve, bom é que sobra mais pra GPU podendo até ir numa RTX 4060, essa está em oferta por 1699, que seria a escolha ideal)

2 opções de fontes que eu acho interessante:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/15226/fonte-cooler-master-mwe-v2-600w-80-plus-bronze-pfc-ativo-mpe-6001-acaab-br

https://www.pichau.com.br/fonte-galax-omega-gl500s-500w-80-plus-bronze-preto-pgo50botnatb0(a minha ventoinhas faz muito barulho, mas é uma boa fonte).

SSD: https://www.kabum.com.br/produto/380745/SSD-1-tb-kingston-nv2-m-2-2280-pcie-NVMe-leitura-3500-mb-s-e-gravação-2100-mb-s-snv2s-1000g 1tb por bom preço ou esse daqui: https://www.terabyteshop.com.br/produto/23002/SSD-kingston-nv2-500gb-m2-NVMe-2280-leitura-3500mbs-e-gravação-2100mbs-snv2s500g?utm_source=live0111plan

Gabinete: se sobrar, tenta ir em um Montech Air Max ou Air Base ou então pesquisa algum modelo que você gostou e manda aq.

Acabei de ver aqui, a RTX 4060 esgotou na promoção, normal.

• Curtir 1
Postado

@Nelson Kheijy Yamashita Olá bom dia tudo bom? concordo com o que o @Calebe A Melo mencionou acima, a plataforma AM4 é uma ótima opção de custo x beneficio, eu gostaria de recomendar o Ryzen 5600 ao invés do 5500, pois tem um IPC e Cache maior, aplicativos como o autocad gostam disso 🙂, se você vai trabalhar com 3D, recomendo pelo menos 32gb de ram, pois quando se tem projetos muito complexos, 16gb pode ser um limitante, mas se for apenas 2D acredito que com 16gb não terá problemas, o mesmo serve para a placa de vídeo, projetos mais complexos em 3D vão usar muito mais da sua placa de vídeo.

Postado

@Nelson Kheijy Yamashita Opa bom dia! tudo bom? Olha, se tu for trabalhar apenas com projetos 2D, qualquer placa de vídeo iria aguentar, uma gt 1030, na verdade até uma gt 710.. pois 2D realmente quase não usa nada da placa de vídeo nesses aplicativos.. eu recomendaria então partir para uma GPU integrada da AMD, e daria pra ir para a plataforma AM5, como esse kit aqui com um Ryzen 8500G, 16gb DDR5 e a placa-mãe A620, a GPU integrada desse Ryzen já é suficiente para rodar projetos em 3D, nada muito complexo mas pelo menos não vai te deixar na mão e ainda por cima vai até rodar varios jogos.

Postado

@CaioLCamargo  beleza e contigo?

Ah sim, seria algo nesse sentido mesmo, gostaria de rodar bem projetos 2D e sem travamento para visualização em 3D, o meu atual PC não era para trabalhar nesse ramo e já tem 6 anos!! Eu mal consigo abrir 1 único projeto de AutoCad 2D e mexer no Corel ao mesmo tempo, lento de mais!

Não quero nada sofisticado, não sou da área, mas preciso visualizar esses projetos e as vezes vetorizar alguns projetos, nada de mais eu nem fico à frente do PC durante o dia, é só para consulta mesmo.

Vou considerar a sua indicação também, muito obrigado!

Postado

@Nelson Kheijy Yamashita Beleza também 🙂 
Entendi cara, então nesse caso o kit AM5 que eu te passei será uma ótima pedida, tu já montou algum computador antes? não é nada complexo, com 20 minutos de tutorial no youtube qualquer um consegue, mas caso não queira montar também tem como comprar um PC pronto ou contratar alguém para fazer a montagem.
Vou listar abaixo as peças que eu compraria, com opções que o @Calebe A Melo mencionou mas com o kit AM5:

Processador Ryzen 8600G por 1000,00
placa-mãe ASUS Prime B650 por 700,00
memória RAM DDR5 5200mhz Pichau 1x8gb (comprar duas, 2x8gb) por 440,00
SSD NVMe Kingston 1tb por 370,00
Fonte Galax 500w por 300,00
Gabinete Rise Mode X5 por 190,00 (o gabinete tanto faz, escolhi esse pois é bonito e tem uma boa circulação de ar)

Total: 3.000,00 (sem contar os fretes)
acho que dá para garimpar um pouco mais para tentar economizar, mas com essa configuração dá e sobra para as suas tarefas, com certeza vai durar vaarios anos.

Postado

Eu acho que pra jogar não é o ideal, @CaioLCamargo.

Não é por que lançou(Já faz um tempo) que o AM4 ficou ultrapassado. Tem muita gente jogando, usando diariamente com tarefas básicas e até trabalhando em AM3 ou com computadores mais fracos do que esse. Se você quiser jogar, saiba que o 8600G vai ter limitar se você não por uma GPU dedicada. Agora se você acha não acha necessário, ai é com você mesmo, as duas escolha são boas, uma pensando em "futuro" upgrade(Muito provavelmente você vai preferir trocar de computador) ou pegar um AM4 com um pouco mais de poder usar também(Provavelmente também vai trocar de computador no futuro).

Postado

@Calebe A Melo Eu concordo contigo, para jogar não é o ideal, mas, como o @Nelson Kheijy Yamashita mencionou no título do tópico, é um PC para Arquitetura, rodar aplicações como AutoCad, Sketchup e CorelDraw, nestes casos não há necessidade de uma placa de vídeo dedicada, como eu disse, para rodar projetos em 2D, até uma GT 1030 roda e com os pés nas costas, o que essas aplicações "precisam" mesmo é de um CPU com bom IPC, RAM com altas frequências e opcionalmente uma unidade de armazenamento com altas velocidades de leitura e escrita para carregar os projetos de forma rápida.

• Curtir 1
Postado

Opa pessoal, muito obrigado pelas indicações, vou trabalhar em todas elas pra ver o que fica melhor.

Eu realmente não vou jogar nele, na verdade vou tentar deixar ele bem limpinho e dedicado somente pro trabalho, quero rodar suave sem travamento, pois o meu atual PC me estressa de mais.

• Curtir 1
Postado

Cara, tem certeza que você não quer placa de Vídeo ano AM5? Claro, a Config ta boa sim, mas saiba que o 5 8500G consideralmente inferior ao Ryzen 5 8600G. Mas quem decide é você. Mas você tamgbém pode fazer o seguinte, pode ir no AM5 e depois juntar dinheiro e pgar uma de Vídeo, também não é uma ideia ruim.

A propósito, eu recomendo a Fonte Rise Mode Zeus 550W para essa sua configuração dizem que esses modelos ACAAW não bons quanto deveriam ser.

Postado

@Nelson Kheijy Yamashita Olá bom dia, tudo bom? eu gostei dessa configuração, mas, a fonte eu trocaria por uma MSI MAG A650BN, que está com um custo x beneficio melhor, pois está mais barata e é um pouco melhor, também fique atento ao armazenamento, 500gb serão o suficiente para você? um SSD NVMe de 1tb  está um pouco mais caro, mas se tu precisar de bastante espaço no PC é uma boa.. talvez você possa também colocar um HD, é mais barato mas seus projetos não vão ser carregados tão rapidamente, de resto está tudo ok 🙂

@Calebe A Melo Cara, ele disse que não vai jogar nesse PC

Em 06/11/2024 às 17:07, Nelson Kheijy Yamashita disse:

Eu realmente não vou jogar nele, na verdade vou tentar deixar ele bem limpinho e dedicado somente pro trabalho

também não vai trabalhar com projetos complexos em 3D, então qual é a necessidade de uma placa de vídeo neste computador? nenhuma, é rasgar dinheiro...

• Curtir 1
Postado

A necessidade surge com o tempo. O cara vai ver que desempenho não vai ser aquilo que ele esperava e vai se frustar. O recomendado é sempre pensar um pouco, se vale realmente a pena. O que eu lhe digo, hoje ele não quer, mas e amanhã? Nem mesmo ele sabe. Eu acho interessante sim, ele colocar na máquina uma placa de Vídeo decente, por que gera uma folga e ele não precisa se preocupar tanto com desempenho.

• Haha 1
Postado

@Calebe A Melo  Eu não manjo muito dessas coisas não rsrsrs. Por exemplo eu queria ficar com esse PC por um bom tempo, é algo para longo prazo, mas não estou podendo gastar muito agora.

Eu trabalho com maquetes físicas, essas para empreendimentos, portanto eu fico mais tempo trabalhando com marcenaria e tudo mais, não fico no PC, só olho para consultar os projetos e as imagens que nos enviam e as vezes arquivos em 3D do sketchup. Acontece que meu PC é muito velho, era para outro tipo de trabalho também, nada com relação a imagens por exemplo e então eu fico chateado, porque só para abrir um arquivo em cad 2D chega a levar minutos, SÓ PARA ABRIR, aí o resto dos programas ficam lentos também, abrir um navegador então...

Eu só não quero passar mais nervoso com isso... ano que vem vou investir em um outro PC para editar arquivos em 3D, porque vou querer modelar peças para as maquetes na impressora 3D que também quero investir, vou utilizar o Blender no caso, aí sim vou tentar uma máquina melhor... mas este de agora é só uma configuração pra poder mexer tranquilo sem travamento e que dure um bom tempo... eu sei que é pedir de mais nesse orçamento, mas vou tentar encaixar hahahaha

Eu vou mexer na configuração, conforme as dicas de vcs, e ver o custo.

@CaioLCamargo Então, eu estava pensando em pegar um SSD de 500GB mesmo por ora, uso muito a nuvem, eu não penso em armazenamento, penso mais em agilidade, um HD normal está fora de cogitação, então vou fazer um up se necessário mais pra frente.

Sobre placa-mãe e fontes eu não manjo nada rsrsrs

• Curtir 1
Postado

Tudo bem então, a sua maquina vai servir bem para esse propósito, se for usada para isso mesmo. No futuro, daqui a 1 ou 2 anos, caso queira, você pode comprar uma placa de Vídeo usada, para conseguir usar aplicações mais pesadas. Eu pensei que seria para um uso + doméstico. Sendo assim, ela lhe servirá bem.

Desculpem-me por parecer grosseiro no comentário acima que eu fiz @CaioLCamargo e @Nelson Kheijy Yamashita

Se você quiser economizar, eu recomendo que você pegue a Rise Mode Zeus 550W, ela vai sobrar pra você. 

Postado

@Calebe A Melo Noossa cara kkkkkkkkkkk beleza então

5 minutos atrás, Calebe A Melo disse:

mas e amanhã? Nem mesmo ele sabe

Depois do Nelson colocar no Título do tópico que é um PC para arquitetura e ainda comentar que não será para jogos tu manda essa kkkkkkkk depois pesquisa um pouco sobre o autocad em projetos 3D, um gráfico integrado dos Ryzen não é bom o suficiente??

@Nelson Kheijy Yamashita Com esse processador 8500G será sim possível trabalhar com projetos 3D, e vai durar muuuitos anos, pode ficar tranquilo, com um SSD NVMe os projetos e qualquer outro aplicativo vai abrir num pistar de olhos, mas, se tu for trabalhar com projetos grandes em autocad, tipo uma casa com varios andares, muitas texturas de alta resolução, cheia de objetos e tal, aí uma placa de vídeo realmente pode te ajudar, mas mesmo assim a placa integrada desse 8500G vai segurar esses projetos mais pesados, só vai demorar um pouco mais para texturizar e carregar, no futuro provavelmente os preços das placas vão abaixar, vão lançar placas novas tanto da nvidia quanto da amd.

5 minutos atrás, Calebe A Melo disse:

Desculpem-me por parecer grosseiro no comentário acima que eu fiz @CaioLCamargo

Opaa tranquilo então kkkkkkkk desculpe também, agora mesmo que postei isso pude parecer um pouco grosseiro também.

• Curtir 1
Postado

@Calebe A Melo  amigo, como eu respondi agora à pouco, o PC de desempenho é outro pro ano que vem, o que eu quero agora que este referente ao tópico é para digamos trabalhar na parte administrativa, mas que usarei para consultas na parte técnica eventualmente, cara é sério, qualquer coisa é melhor do que os PCs que utilizo hj, mesmo sendo muuuuuito ultrapassados eu estou conseguindo levar o trabalho.

Sou o proprietário da empresa, e te garanto que é complicado de mais fechar a conta tenho muitas outras prioridades, eu quero um bom PC, mas não tenho como investir agora... Hoje não tenho funcionários, trabalho com minha esposa somente e o mais importante pro meu ramo é ali na mão na massa, a parte de informática é apenas para apoio, não me importo com desempenho, apenas quero utilizar tranquilamente.

Eu entendo perfeitamente o que você quer dizer, por isso quando for montar o outro PC, aí sim o investimento será maior e com certeza desempenho virá em primeiro lugar.

De qualquer maneira agradeço de mais, desculpe se não fui claro no começo, mas a minha linha de pensamento hj, é custo mesmo...

• Curtir 2
Postado
10 minutos atrás, Calebe A Melo disse:

Se você quiser economizar, eu recomendo que você pegue a Rise Mode Zeus 550W, ela vai sobrar pra você. 

É uma fonte boa mesmo, mas eu prefiro recomendar a MSI MAG que postei acima, pois possui 5 anos de garantia, contra os 3 anos da rise mode, além de que a fonte da rise mode ainda não foi validada pela Cybenetics, a MSI 650 também tem mais sobra de watts, o que gera mais eficiência com altas cargas.

• Curtir 1
Postado

@Calebe A Melo Não foi grosseiro em momento algum, eu não fui claro quando abri o post, pelo contrário amigo, você só me esclareceu mais sobre o assunto do qual eu não manjo quase nada...

A sua linha de raciocínio está correta, o problema sou eu ser pobre kkkkk

Mas como disse antes, a empresa está melhorando e com certeza vou investir em outra máquina futuramente, e esta sim voltada pro desempenho.

• Curtir 2
Postado

@Nelson Kheijy Yamashita Desejo toda sorte do mundo para ti e tua empresa, no Brasil não é fácil empreender, tem que ter garra e muita paciencia, eu mesmo já tive uma empresa, hoje voltei a ser CLT mas foi uma experiencia única kkkkkkk, quando estiver precisando de um PC com desempenho suficiente para projetos grandiosos, pode voltar no fórum que com certeza nós vamos fazer de tudo para te ajudar nas configurações e qualquer outro problema relacionado 🙂 

• Amei 1
Postado

@CaioLCamargo Obrigado amigo, continuo na luta!

O que acham desta configuração? Ficou 3k

- Processador AMD Ryzen 7 5700G
- placa-mãe ASUS Prime A520M-E, Chipset A520, AMD
AM4, mATX, DDR4 (x1)
- Memória DDR4 Kingston Fury Beast, 16GB, 3200Mhz,,
Preto (x2)
- SSD Kingston NV2, 500GB, M.2 NVMe, 2280, Leitura
3500MBs e Gravação 2100MBs (x1)
- Fonte MSI MAG A650BN, 650W, 80 Plus Bronze, PFC
Ativo, Black (x1)
- Gabinete Gamer Galax Revolution-05, Mid Tower, Vidro
Temperado, ATX, Black, Sem Fonte, Com 4 Fans (x1)

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...