Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Postado

Boa tarde. Comprei um PC novo que chegou em 21/10/2024. Peças:

AMD Ryzen 5 4600G

Placa-Mãe ASRock A520M-HVS

Placa de Vídeo GTX 1660 Ti 6GB MSI

memória RAM 16GB (2X8GB) Pichau

Fonte Pichau 550W 80 Plus

SSD 256GB ADATA M.2

Até então, o PC estava funcionando muito bem. Dia 01/11, teve uma queda de energia aqui em casa, e o PC estava ligado na hora. Horas depois liguei o PC, e ele ainda estava funcionando muito bem, sem nenhum problema aparente.  No dia seguinte, quando liguei, notei que o PC estava mais lento. E depois, parece que ficava ainda mais lento, a ponto de estar com uma velocidade pior do que se eu estivesse com um HD Convencional instalado. Tudo demorava pra abrir e funcionar, jogos então nem sequer consegui abrir mais. 

Fiz tudo o que era possível antes de ter que ir pra formatação de fato: passei antivírus, removi arquivos inúteis, desliguei tudo o que tava iniciando com o windows, e nada disso funcionou. Quando eu abria o gerenciador de tarefas, não tinha nada anormal: memória nem chegava a 30% de uso, SSD mal pegava 20%, tudo funcionando nos conformes, mesmo com o pc super arrastado. Troquei do Windows 11 pro 10 depois, não funcionou. Fiz a formatação limpa do PC, também não mudou nada, o pc mesmo limpo iniciou lento. 

Minha ideia era que meu SSD tivesse corrompido ou algo assim. Hoje eu comprei um SSD (não M.2.) novo, fiz a instalação dele e já na instalação do windows ele continua super lento, nada mudou, ou seja o problema não é o SSD. Cheguei num ponto que não sei mais o que pode ser, preciso de ajuda pra identificar o problema por favor. 

• Membro VIP
Postado

Boa tarde. Espero que pelo menos um destes passos resolva o seu problema:

1. Verifique o seu Windows Update. Veja se há atualizações pendentes no momento e instale todas, reiniciando o PC quantas vezes for necessário.
2. Verifique a integridade dos arquivos do Windows. Abrindo o CMD como Administrador, execute dois comandos de verificação, quais sejam: "sfc /scannow" e "dism /online /cleanup-image /restorehealth". Execute ambos sem aspas, reiniciando o computador quando terminar.

3. Pause as atualizações do Windows Update. Abrindo a tela de configurações de atualização do Windows Update, pelo Menu Iniciar mesmo, selecione um prazo qualquer no campo Pausar Atualizações (quanto maior, melhor). Isso vai evitar que o Windows instale atualizações durante a execução de tarefas exigentes, o que pode afetar o desempenho.

4. Para ter certeza de que seus componentes estão funcionando corretamente, estresse-os. Através do CPU-Z, você pode estressar seu processador por alguns minutos, e verificar como ficam as temperaturas e a estabilidade dele. Através do GPU-Z, ou do Aida64, pode estressar a placa de vídeo e outros componentes do seu PC.

5. Desligue temporariamente o Arquivo de Hibernação (que pode afetar a inicialização). Abra o CMD como Administrador, e execute o seguinte comando: "powercfg -h off", pressionando Enter.

6. Refaça o Arquivo de Paginação do seu Windows. No Menu Iniciar, digite "desempenho" e selecione a opção Ajustar a aparência e o desempenho do Windows. Clique em Avançado, acima, e depois no botão Alterar. Desmarque a caixa de seleção acima, e selecione Tamanho personalizado. O Tamanho inicial pode ser definido em 100, 400 ou 800 (mb), e o Tamanho final em até 16384 (metade do tamanho da sua RAM). Confirme as alterações e reinicie o computador.
7. Refaça o Arquivo de Indexação do seu Windows. No Menu Iniciar, digite "index" e selecione "Opções de Indexação". Clique no botão Modificar e selecione as seguintes pastas: Arquivos de Programas, Arquivos de Programas (x86), Usuários, Windows. Depois de confirmar, clicando em Ok, clique em Avançado, e depois no botão Recriar (vai apagar o arquivo, e recriá-lo do zero). Deixe a indexação trabalhar por cerca de 20 minutos, pelo menos.

Postado
2 horas atrás, Gabriel U disse:

Boa tarde. Espero que pelo menos um destes passos resolva o seu problema:

1. Verifique o seu Windows Update. Veja se há atualizações pendentes no momento e instale todas, reiniciando o PC quantas vezes for necessário.
2. Verifique a integridade dos arquivos do Windows. Abrindo o CMD como Administrador, execute dois comandos de verificação, quais sejam: "sfc /scannow" e "dism /online /cleanup-image /restorehealth". Execute ambos sem aspas, reiniciando o computador quando terminar.

3. Pause as atualizações do Windows Update. Abrindo a tela de configurações de atualização do Windows Update, pelo Menu Iniciar mesmo, selecione um prazo qualquer no campo Pausar Atualizações (quanto maior, melhor). Isso vai evitar que o Windows instale atualizações durante a execução de tarefas exigentes, o que pode afetar o desempenho.

4. Para ter certeza de que seus componentes estão funcionando corretamente, estresse-os. Através do CPU-Z, você pode estressar seu processador por alguns minutos, e verificar como ficam as temperaturas e a estabilidade dele. Através do GPU-Z, ou do Aida64, pode estressar a placa de vídeo e outros componentes do seu PC.

5. Desligue temporariamente o Arquivo de Hibernação (que pode afetar a inicialização). Abra o CMD como Administrador, e execute o seguinte comando: "powercfg -h off", pressionando Enter.

6. Refaça o Arquivo de Paginação do seu Windows. No Menu Iniciar, digite "desempenho" e selecione a opção Ajustar a aparência e o desempenho do Windows. Clique em Avançado, acima, e depois no botão Alterar. Desmarque a caixa de seleção acima, e selecione Tamanho personalizado. O Tamanho inicial pode ser definido em 100, 400 ou 800 (mb), e o Tamanho final em até 16384 (metade do tamanho da sua RAM). Confirme as alterações e reinicie o computador.
7. Refaça o Arquivo de Indexação do seu Windows. No Menu Iniciar, digite "index" e selecione "Opções de Indexação". Clique no botão Modificar e selecione as seguintes pastas: Arquivos de Programas, Arquivos de Programas (x86), Usuários, Windows. Depois de confirmar, clicando em Ok, clique em Avançado, e depois no botão Recriar (vai apagar o arquivo, e recriá-lo do zero). Deixe a indexação trabalhar por cerca de 20 minutos, pelo menos.

Passei o dia fazendo testes, e agora acho que descobri mas não tenho certeza.

Fiz um benchmark no CPU-Z do meu Ryzen 5 4600 contra um Ryzen 5 1600, e simplesmente o meu processador levou uma surra. A Velocidade do processador também não passa de 0,37ghz. Tem alguma resolução pra isso ou o processador tá condenado mesmo?

c3e28456-4f93-4a88-8d6c-f1b626f77b4b.jpg

• Membro VIP
Postado
13 horas atrás, LSH disse:

Passei o dia fazendo testes, e agora acho que descobri mas não tenho certeza.

Fiz um benchmark no CPU-Z do meu Ryzen 5 4600 contra um Ryzen 5 1600, e simplesmente o meu processador levou uma surra. A Velocidade do processador também não passa de 0,37ghz. Tem alguma resolução pra isso ou o processador tá condenado mesmo?

c3e28456-4f93-4a88-8d6c-f1b626f77b4b.jpg

Bom dia.

Seu processador não passa de 370mhz de frequência? Ué. Fez alguma mudança nas configurações de energia do seu PC? Que modelo de fonte você tem?

Postado
6 horas atrás, Gabriel U disse:

Bom dia.

Seu processador não passa de 370mhz de frequência? Ué. Fez alguma mudança nas configurações de energia do seu PC? Que modelo de fonte você tem?

Sim, isso foi muito repentino, provavelmente aconteceu quando teve a queda de luz. Mas não consigo fazer com que a frequência do processador volte ao normal, nem botando os planos de energia no máximo. Minha fonte é uma Pichau Nidus de 550W.

• Membro VIP
Postado
28 minutos atrás, LSH disse:

Sim, isso foi muito repentino, provavelmente aconteceu quando teve a queda de luz. Mas não consigo fazer com que a frequência do processador volte ao normal, nem botando os planos de energia no máximo. Minha fonte é uma Pichau Nidus de 550W.

Pode me mostrar a tela de informações do processador no CPU-Z? (aba CPU).

Postado
32 minutos atrás, Gabriel U disse:

Pode me mostrar a tela de informações do processador no CPU-Z? (aba CPU).

5009718d-2395-4bd5-8cf0-b4db649143a8.jpg

Postado

Depois de buscar soluções, acho que o problema pode ser a questão do BD_PROCHOT, mas meu processador é imcompatível com o programa ThrottleStop, então não sei mais o que fazer.

Não sei como alterar a tensão do processador na BIOS também. Reparei que a tensão está bem baixa, pode ser isso.

• Membro VIP
Postado
21 horas atrás, LSH disse:

5009718d-2395-4bd5-8cf0-b4db649143a8.jpg

Muito bom. Todos os 6 núcleos e 12 threads ativos. Você disse que tinha ocorrido uma queda brusca de energia. Pelo CPU-Z, nenhum dos núcleos foi fisicamente danificado. Isso pode ser regulador de tensão da placa-mãe com defeito, nesse caso...

• Vitoria Gabriela alterou o título para PC Ryzen 5 4600G, GTX 1660 Ti e 16Gb de RAM está lento após queda de energia.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...