Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

A bomba de saída da lavadoura de roupas suporta quanto tempo ligada sem água ?

Ir à solução Resolvido por W46n3r,

Posts recomendados

• Solução
Postado

Vai variar bomba para bomba, mas o ideal seria nunca funcionar sem... já que a água atua como fluido de arrefecimento.

Mesmo que a bomba não queime, no mínimo vai ocorrer uma diminuição da vida útil, então ter a premissa de falta de água num projeto que usa bomba de água já não é um bom começo.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Felipe Alves 2207 disse:

Bom pessoal pretendo adaptar uma bomba de máquina em um tanquinho, porém eu gostaria de saber se a mesma suporta algum tempo funcionando sem água.

Exatamente como o colega disse acima: a depender da qualidade e da resistência da bomba, vai de quanto tempo ela aguenta até superaquecer (quanto mais potente, menor esse tempo é, geralmente)...

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Felipe Alves 2207 disse:

adaptar uma bomba de máquina em um tanquinho

Eu adoro projeto deste tipo bem como apoiar pessoas com ideias semelhantes portanto mesmo que já se satisfez com a solução, permita-me opinar/somar algo... Acionando o modo minimalista, penso que você pode colocar um barato timer - pode ser o mesmo tipo que já tenha nele - na bomba. Depois de cheio verifique o tempo que leva pra esvaziar totalmente e programe o timer pra um tempo ligeiramente maior.

Caso sinta vontade anabolizar mais o projeto, considere um sensor de nível máximo pra p.ex. avisar que vai transbordar. Duas varetas na água, um mosfet e um sonalarme lhe são suficiente. Creia-me já fiz 1 disso.

Por fim, caso seu conhecimento (caro leitor) permita, com um mc, relés e poucos etc, você pode transformar seu tanquinho numa semi máquina de lavar

• Curtir 1
Postado
7 horas atrás, Felipe Alves 2207 disse:

pretendo adaptar uma bomba de máquina em um tanquinho

Já fiz isso no da minha mãe, e está funcionando há alguns anos. 

7 horas atrás, Felipe Alves 2207 disse:

porém eu gostaria de saber se a mesma suporta algum tempo funcionando sem água.

Sim. Mas não é só a questão do motor. Tem os anéis de vedação também, a água os lubrifica. 

4 horas atrás, .if disse:

Eu adoro projeto deste tipo bem como apoiar pessoas com ideias semelhantes portanto mesmo que já se satisfez com a solução, permita-me opinar/somar algo

Eu também. 

Acionando o modo minimalista, penso que você pode colocar um barato timer - pode ser o mesmo tipo que já tenha nele - na bomba

Foi o que fiz aqui, mas como gosto da eletrônica, fiz um timer com o famigerado 555 e um botão no painel, calculei + ou - o tempo que a água demora a esvaziar o tambor. 

Caso sinta vontade anabolizar mais o projeto, considere um sensor de nível máximo pra p.ex. avisar que vai transbordar

Até pensei nisso, visto que desmontei uma daquelas máquinas de lavar antiga um tempo depois e esse tipo de sensor ficou sobrando. 

Mas não com a ideia de avisar, e sim automatizar todo o sistema, inclusive a parte de encher de água, pois do jeito que está é um registro e as vezes minha mãe esquece de fechar na hora certa. 

Por isso, a ideia de.... 

... transformar seu tanquinho numa semi máquina de lavar

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...