Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

sensor de vibração para afixar no interfone

Ir à solução Resolvido por Luisa B,

Posts recomendados

Postado

ola, sou surda e preciso de  sensor de vibração para afixar  no interfone com sensibilidade suficiente para detectar a  vibração   gerada na hora do som do toque  dele . Ouvi  falar  do tuya  zigbee , mas não   o conheço.

não quero Arduíno, não quero mexer na fiação do meu prédio, quero algo  simples e  automático para leigo e  que  seja  integrado com app de smartphone - que me  avise  que está   tendo alguma  vibração no corpo do interfone, eu   NÃO ESCUTO INTERFONE, não quero interfone de surdos porque não  vou mexer na  fiação do prédio.

e que  seja   abaixo de 200 reais.

não quero campainha de   surdos porque nem adiantaria.

aproveitando a questão, pergunto  se   um abajur  que liga  com palmas  seria  capaz de acender só com o toque  de interfone,  se eu   literalmente  colasse ele no  interfone. parece uma pergunta  boba, mas avalio todas possibilidades aqui.

• Membro VIP
Postado

Pelo teor da pergunta suponho que queres algo pronto que infelizmente desconheço. No entanto a opção de se usar a imaginação/criatividade pra criar algo, vejamos...

O mais correto é ter acesso aos fios que vão pro alarme ou alto-falante do interfone e usar o sinal pra acionar p.ex. uma lâmpada ou lâmpadas nos cômodos onde você possa estar. Um sensor de vibração ou um microfone adaptado por fora até que daria mas penso lhe ser mais complexo o projeto. Pois se não implementadas seguranças, filtros e etc pode p.ex. gerar falso acionamento

Obs: a ideia não é solucionar seu problema de imediato mas sim espalhar sementes... vai que cai em terra fértil...

Postado

@Luisa B Esse kit fica acima do seu orçamento... mas promete fazer exatamente o que você pediu, e a sinaleira luminosa é sem fio e pode ficar em outro cômodo...

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1667111036-kit-sinalizador-pisca-interfone-predio-surdosdef-auditivo-_JM#

A maioria dos sistemas se concentra em pegar o sinal de "ring" que chega para o interfone, um aumento na tensão da linha, e ai mandam um sinal pra sinaleira acender... 

Soluções que "escutem" o toque do interfone exigiriam mais processamento... acredito que com um filtro passa faixa com op amp, ate daria pra "sintonizar" um circuito pra escutar uma campainha, mas esse circuito poderia ser acionado por sons na mesma frequência, como o toque de um telefone em uma TV, ou dependendo da sensibilidade, do interfone do vizinho...

A opção mais simples que eu consigo pensar que detecte com boa precisão um som, seria um app de celular, mas não achei nenhum app com essa função, fora que deixar o app rodando e escutando direto drenaria a bateria...

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Luisa B disse:

um abajur  que liga  com palmas

Parece simples e eficiente, grandes chances de funcionar. Nos sites internacionais de bugigangas eletrônicas, tipo Shopee, Aliexpress etc., deve ter desses abajurzinhos, e não creio que sejam caros.

Agora, se você (ou algum amigo, parente aí...) se arrisca um pouquinho na eletrônica, dá para fazer, com conhecimentos básicos. O comuníssimo sensor de palma para Arduíno não precisa de um Arduíno para funcionar. Ele é totalmente analógico.

Há muitas outras possibilidades, inclusive a de montar um circuito que acenda um led e... deixe aceso até alguém ir lá a desligá-lo? Desligar sózinho depois de um tempo? Fazer o led brilhar enquanto estiver saindo som do interfone (o led acende a apaga na mesma medida em que o interfone produz som ou silencia)... Dá para fazer acender a luz da cozinha (ou do lugar onde está o interfone, se estiver perto de um interruptor)... ou fazer a luz da cozinha piscar... são muitas as possibilidades.

Daqui imaginei um microfone acionando um sensor de toque tipo TTP223... Um circuitinho básico, alimentado por 3 ou quatro pilhas palito ou AA ou mesmo ligado num carregador de celular. Bem menos que R$200...

Se quiser uma orientação na construção de um dispositivo assim, fique à vontade. Agora, se encontrar aquele abajurzinho pronto... vê o que você acha melhor.

Postado

Resolvi o meu problema, mas adianto que não foi simples.

Acabei tendo que fazer um aparelho para mim. O custo total deve ter chegado a uns R$ 100,00, mais algumas peças que eu tinha. Acredito que se comprar as peças deve ficar em torno dos R$ 200,00.

Coloquei um pequeno circuito para identificação do som da campainha na cozinha, onde fica o interfone. Dois fios ligados nos dois fios que chegam ao interfone.

Este circuito aciona um transmissor de campainha daqueles conjuntos de campainha sem fio. Coloquei o transmissor na caixa 4x2 do interfone. 

Com isso, o receptor pôde ficar a uma boa distância do interfone.

Junto com o receptor, fiz um pequeno circuito, que aciona uma sirene piezoelétrica. Até tive que reduzir a tensão de alimentação, pois o som era alto demais. Incluí uma fonte de alimentação para o receptor, aquelas de carga de celular, pois o consumo, quando atuando era menos de 100mA.

Sei que você pediu algo simples, mas limitou bastante as suas diretivas.

O circuito que fiz se encontra no link do Clube do Hardware a seguir. 

Caso você não tenha aptidão para fazer um semelhante, pode solicitar que um técnico faça para você.

Desejo que você resolva o seu problema.

MOR_AL

• Curtir 1
  • 4 semanas depois...
  • Solução
Postado

para ciência de todos, uma  solução provisória até achar outra melhor: karaokê sem fio K12 foi a solução o que encontrei, microfone colado no interfone, emite som na caixa noutra sala onde estou, via  bluetooth.

• Curtir 2
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...