Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Postado

Levei meu notebook (modelo Dell G15 i5 12°, RTX 3050, 512gb SSD 16GB RAM) ontem para uma manutenção preventiva e ele voltou com problema de desempenho. Um exemplo, no CS eu sempre limitava o fps em 144 e ele variava dependendo dos mapas, porém sempre acima de 100 fps. Também jogava o Fifa 24 tranquilamente, porém desde ontem o notebook está ficando com 40-50 de fps no CS e o Fifa 24 nem abre. Alguém pode me ajudar? 

Postado

@YoungLord já olhou se é realmente seu notebook? as vezes trocaram sem querer, se as configs estiverem iguais, acredito q possa ser o tecnico esqueceu de colocar pasta termica

acontece, muita maquina pra mexer, foi mexer na sua e acabou esquecendo de colocar um pente de ram, trocou o SSD por um mais lento e menor, coisa normal de assistência pow, muito aperto de mente XD

Postado

@G4R0D Conferi. Sobre a pasta térmica, n sei se esse é o problema, o notebook não está esquentando muito. Acredito (sou bem leigo) q possa ser algo relacionado a placa de vídeo, parece q ela n está rodando direito 

Postado

se está aquecendo muito então ele n vai funcionar direito, as ventoinhas estão girando normal, as vezes n conectaram ou tem alguma obstrução tb, mas a todo modo, porque n voltar logo na assistência pra reparem o defeito q causaram?

• Membro VIP
Postado
24 minutos atrás, YoungLord disse:

Levei meu notebook (modelo Dell G15 i5 12°, RTX 3050, 512gb SSD 16GB RAM) ontem para uma manutenção preventiva e ele voltou com problema de desempenho. Um exemplo, no CS eu sempre limitava o fps em 144 e ele variava dependendo dos mapas, porém sempre acima de 100 fps. Também jogava o Fifa 24 tranquilamente, porém desde ontem o notebook está ficando com 40-50 de fps no CS e o Fifa 24 nem abre. Alguém pode me ajudar? 

Bom dia. Seja muito bem-vindo ao Clube.

Você recebeu um relatório detalhado do que foi feito com seu notebook? Se não pediu isso ao técnico, sugiro que faça isso.

• Curtir 1
Postado

@G4R0D Irei voltar lá na segunda, estou tentando ver o q pode estar causando esse problema

@Gabriel U Bom dia, muito obrigado. Eu entrei em contato hoje com o técnico e ele disse que só foi feito a limpeza, troca de pasta etc.. De qualquer forma, irei levar lá na segunda 

• Membro VIP
Postado
3 minutos atrás, YoungLord disse:

Bom dia, muito obrigado. Eu entrei em contato hoje com o técnico e ele disse que só foi feito a limpeza, troca de pasta etc.. De qualquer forma, irei levar lá na segunda 

Entendi. Bom, já que foi feita a limpeza, às vezes o técnico pode ter esquecido de encaixar bem alguma coisa. Mas, se quiser verificar sua performance no sistema em geral:

Abra o Gerenciador de Tarefas e observe por uns minutos. Na aba Processos, ou Desempenho, verifique se algum dos gráficos atinge o pico, depois de alguns minutos.

Abra o CMD como Administrador e verifique a integridade dos arquivos do Windows. Execute os comandos "sfc /scannow" e "dism /online /cleanup-image /restorehealth", sem aspas, e veja se resolve. 

• Curtir 1
Postado

@Gabriel U  Fiz esses procedimentos. No primeiro, nenhum atingiu o pico, tentei observar o desempenho com o CS rodando, continuo tendo uma média de 40-50 fps, a placa ficou com uns 40% e a temperatura ficou em 64° mais ou menos

• Membro VIP
Postado
31 minutos atrás, YoungLord disse:

@Gabriel U  Fiz esses procedimentos. No primeiro, nenhum atingiu o pico, tentei observar o desempenho com o CS rodando, continuo tendo uma média de 40-50 fps, a placa ficou com uns 40% e a temperatura ficou em 64° mais ou menos

Nível de uso normal, mas os FPS ainda estão baixos para uma placa do seu nível (a não ser que esteja falando de CS 2). Talvez, precisemos de mais diagnósticos. Por gentileza, faça o seguinte...

1. Verifique o seu Windows Update. Veja se há atualizações pendentes no momento e instale todas, reiniciando o PC quantas vezes for necessário.

2. Pause as atualizações do Windows Update. Abrindo a tela de configurações de atualização do Windows Update, pelo Menu Iniciar mesmo, selecione um prazo qualquer no campo Pausar Atualizações (quanto maior, melhor). Isso vai evitar que o Windows instale atualizações durante a execução de tarefas exigentes, o que pode afetar o desempenho.

3. Para ter certeza de que seus componentes estão funcionando corretamente, estresse-os. Através do CPU-Z, você pode estressar seu processador por alguns minutos, e verificar como ficam as temperaturas e a estabilidade dele. Através do GPU-Z, ou do Aida64, pode estressar a placa de vídeo e outros componentes do seu PC.

4. Desligue temporariamente o Arquivo de Hibernação (que pode afetar a inicialização). Abra o CMD como Administrador, e execute o seguinte comando: "powercfg -h off", pressionando Enter.

5. Refaça o Arquivo de Paginação do seu Windows. No Menu Iniciar, digite "desempenho" e selecione a opção Ajustar a aparência e o desempenho do Windows. Clique em Avançado, acima, e depois no botão Alterar. Desmarque a caixa de seleção acima, e selecione Tamanho personalizado. O Tamanho inicial pode ser definido em 100, 400 ou 800 (mb), e o Tamanho final em até 16384 (o tamanho da sua RAM). Confirme as alterações e reinicie o computador.
6. Refaça o Arquivo de Indexação do seu Windows. No Menu Iniciar, digite "index" e selecione "Opções de Indexação". Clique no botão Modificar e selecione as seguintes pastas: Arquivos de Programas, Arquivos de Programas (x86), Usuários, Windows. Depois de confirmar, clicando em Ok, clique em Avançado, e depois no botão Recriar (vai apagar o arquivo, e recriá-lo do zero). Deixe a indexação trabalhar por cerca de 20 minutos, pelo menos.

7. Pesquise pelas versões mais recentes dos drivers da sua placa de vídeo e processador diretamente nos sites dos fabricantes (pode ser que o Windows Update os tenha desatualizado, acidentalmente).

• Curtir 1
Postado

@Gabriel U Irei testar isso agora e volto para falar do resultado. Sim, é o CS2, porém antes da manutenção eu estava jogando com +100 fps, a única diferença é que eu sentia o Note esquentar um pouco mais.

Postado

@Gabriel U Uma dúvida sobre as dicas 5 e 6, tem algum risco delas apagarem os arquivos do meu computador? Tipo formatar? porque estou em fase final de entrega de TCC kkkk

• Membro VIP
Postado
17 horas atrás, YoungLord disse:

@Gabriel U Uma dúvida sobre as dicas 5 e 6, tem algum risco delas apagarem os arquivos do meu computador? Tipo formatar? porque estou em fase final de entrega de TCC kkkk

Não. Nenhuma delas mexe em seus arquivos pessoais. Pode implementar sem medo...

Postado

valeu pelas dicas rapaziada. Aparentemente é a minha placa de vídeo que está esquentando, o clima da minha cidade acaba piorando a situação kkkk

Postado

@YoungLord Esse modelo da Dell têm um problema crônico onde a RTX 3050 fica limitada a 15w e pode ocorrer de várias formas diferentes, o normal de consumo da 3050 nesse modelo é na casa de 60w a 80w, é fácil de identificar se esse é o problema, ative a opção "Energia da GPU" no MSI Afterburner e também a "Frequência da GPU", se estiver abaixo de 1000mhz pode ser esse problema. Pra corrigir a Dell soltou uma atualização de BIOS e uma atualização de vBIOS (BIOS da placa de vídeo dedicada), o ideal é entrar no site da Dell, colocar o service tag relacionado a compra do seu notebook, vai baixar os arquivos de atualização de BIOS e vBIOS e isso vai ser resolvido se caso for o problema.

image.png.3b71fba4e9a11684e01c1db15adf7dae.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...