Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual processador Intel para suportar GeForce RTX 3060?

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Olá amigos, tudo bom? Venho até aqui pedir auxilio sobre alguns "problemas" de Hardware da minha máquina, sou bem leigo no assunto, então, nada melhor que perguntar pra quem entende né? 😅

Recentemente, obtive uma RTX 3060 8GB de um amigo, porém acredito que o setup atual que tenho não suporta a Placa de Vídeo e estou tendo problemas de Gargalhos e Superaquecimento.

Então o intuito desse post é pedir ajuda pra identificar o possível problema, que eu acredito ser o processador, e aproveitando o tópico, pedir recomendações pra substituir outra peças, levando em conta que esse mês teremos Black Fraude.

Configurações do meu Pc:

placa-mãe:ASRock H510M-HVS R2.0, Chipset H510, Intel LGA 1200, mATX, DDR4

Processador: Intel Core i3-10100F, Cache 6MB, 4.30 GHz, LGA 1200 

memória RAM: 2x XPG Gammix D45, 8GB, 3200MHz, DDR4, CL16, Preta

Placa de Vídeo: RTX 3060 8GB

Fonte:

WaterCooler: Water Cooler Rise Mode Gamer Black, RGB, 240mm

Bom, agora explicando os "problemas. Adquiri o WaterCooler, justamente pra resfriar o Setup por achar que a placa faria tudo esquentar muito, mas parece que não tem resolvido, a placa de vídeo fica constantemente na casa dos 76°~90° quando estou em algum jogo que requisita um pouco mais de força, e o grande problema, além desse, é o processador, que constantemente se mantém em 100% de uso, acredito que por não ter capacidade de aguentar toda a potência da Placa de vídeo. Como disse no começo, eu sou bem leigo com isso, então gostaria de saber se de fato, esses problemas são de fato pelos motivos que citei; o CPU não aguenta a GPU e por isso fica em 100% de uso, até em jogos mais simples (Need For Speed Heat, por exemplo), o Superaquecimento se deve ao mesmo motivo, processador.

Por fim, se o caso for realmente processador, fazer a substituição por outro, poderia resolver o problema? Por qual?

Gostaria de me manter dentro dos padrões que tenho na minha maquina, se possível, nem queria estar mais nessa vida, só voltei por causa da RTX3060, e agora meu maior medo é danificar tudo pelo aquecimento 😅.

Mas estou aberto a todas as opções, sintam-se a vontade para recomendar as soluções que acharem melhor, envolvendo qualquer Hardware do meu setup, eu de fato precisaria de um SSD, só tenho um de 120GB pro windows, e talvez trocar essas memórias RAM.

Obrigado por todos que lerem e gastarem um pouquinho do seu tempo ajudando o abestalhado aqui, de coração ❤️.

• J.Augusto F alterou o título para Qual processador Intel para suportar GeForce RTX 3060?
Postado
1 hora atrás, LeoziinG0D disse:

... Adquiri o WaterCooler, justamente pra resfriar o Setup...

WC resfria é o CPU, e dependendo de como esta instalado o WC piora a temperatura da placa de vídeo e do VRM da placa-mãe.

Como esta tudo quente muito provavelmente usa um gabinete bem ruim de airflow (fluxo de ar).

• Qual a marca e modelo de gabinete, tem fans instalados?
  • São fans "de enfeite" - de baixo CFM, pressão com LED "RGB"; ou fans com CMF >60, pressão >1.5?
  • Onde colocou o radiador do WC, na frente ou no teto?

Não compensa comprar CPU Intel LGA1200, principalmente da 11ª geração. O correto é vender o seu conjunto CPU+placa-mãe e comprar um novo, o mais "custo beneficio"/performance é o AMD Ryzen 5700X3D.

Postado

Uso um ''Gabinete Gamer Redragon BlackBird, Mid Tower, RGB, ATX, Lateral Vidro Temperado, Branco'' e acabei não instalando nenhum Fan pra fazer o AirFlow, apenas tirei o vidro temperado da lateral.

Já o Water Cooler, foi instalado na frente, onde era o único local que ficava bom, por causa da placa-mãe e processador que estavam pegando o espaço da parte de cima.

A questão do CPU entendo que é um "processador ruim", mas utilizava ele com uma GT 1030, então nunca tive problema com ele, afinal, a placa não rodava nada KKKKK.

E no caso da sugestão, seria um Ryzen 7 5700X? e qual placa-mãe?

• Solução
Postado

Realmente o Black Bird é ruim de airflow, a frente não tem entrada de ar.

Experimente remover o painel frontal ao invés do vidro lateral e veja a diferença que dá.

38 minutos atrás, LeoziinG0D disse:

E no caso da sugestão, seria um Ryzen 7 5700X? e qual placa-mãe?

Não,  Ryzen 5700X é pouco interessante num PC Gamer, pois oferece pouco ganho de FPS relativo ao Ryzen 5600 por um custo maior.

O Ryzen 5700X3D é que faz boa diferença, pois é otimizado para jogos com o cache de 96MB.

placa-mãe para o Ryzen pode ser:

ASUS TUF A520M PLUS II - R$ 520,00 na Kabum - preço promocional, o normal é na faixa dos R$ 600,00. Tinha um cupom de desconto extra que deixava por menos de R$ 500,00.

MSI B550M PRO-VDH - R$ 670,00 (Pichau).

Em todo caso tem a opção de  colocar um i5-11400F na H510M-HVS R2.0 mas o preço deste CPU é bem ruim, esta por R$ 670,00 que é mesmo preço do i5-12400F que é melhor, mas precisa de placa-mãe LGA1700, e o i5-11400F será limitado pelo VRM simples desta ASRock, não atingindo o clock Turbo anunciado.

Ficara razoavelmente equilibrado com a RTX 3060, em alguns jogos empurrando a GPU a quase todo seu potencial.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...