Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Postado

Atualmente, tenho 4 fans da aigo, e também comprei a controladora pois minha placa-mãe não suporta RGB. Gostaria de saber se eu comprar um water cooler de 240mm, ou seja, 2 fans, terei que comprar uma nova controladora? Ou cabe mais 2 fans nesta? A nova controladora pode ser alguma padrão ou necessita ser da aigo também?

Resumidamente, basta apenas comprar o water cooler e colocar na controladora que já possuo ou necessito comprar uma nova controladora?

Screenshot_20241112_123530_Chrome.png

Postado

Não necessita de uma nova controladora, a controladora que você já possui vai fazer a comunicação normalmente com o RGB do Water Cooler e vai syncar com as fans já existentes!

Lembrando que tem que ter os espaços para as fans novas e a entrada ser a mesma entre controladora e ventoinha do water cooler!

• guilherme_dr alterou o título para A Controladora RGB Aigo APC1 suporta 4 fans e um Water Cooler 240mm?
Postado

@Pedro Kazoii MInha preocupação é que já coloquei 4 fans na controladora, será que irão caber mais 2 nela? Ou seja, 6 no total. Tem portas suficientes para colocar mais essas 2 além das 4 que já estão?

Seria esse modelo AQUI

• Solução
Postado

Essa controladora Aigo tem 6 portas - conectores ARGB (5V, 3 pinos) e PWM individuais.

Então pode conectar nela o cabo de LED ARGB (5V, 3 pinos) dos fans de um radiador de WC - se forem 2 ou 3 estearão ligados num cabo splitter resumindo em um conector, e o cabo de LED ARGB (5V , 3 pinos) da bomba. Ou seja, os 6 conectores são suficientes.

ATENÇÃO: Do WC ligue apenas os cabos de LED na controladora, os cabo PWM (alimentação dos motores) das ventoinhas do radiador e da bomba ligue na placa-mãe:

Connector CPU-FAN - o cabo de alimentação das ventoinhas do radiador.

Conector SYS-FAN ou CHA-FAN - o cabo de alimentação da bomba, tem 3 pinos, mas encaixa corretamente no conector de 4 pinos.

5 horas atrás, eopdrx disse:

minha placa-mãe não suporta RGB.

4 horas atrás, Pedro Kazoii disse:

.. com o RGB do water cooler..

Cuidado com o termo "RGB", que virou um termo genérico que engloba 3 tipos de LED com 3 tipos de conectores, que não são compatíveis entre si.

ARGB (5v, 3 pinos) - é o padrão moderno de LED iluminação, só compre desse tipo.

RGB (12V, 4 pinos) - padrão antigo, obsoleto, mas ainda aparece em WC e coolers baratos, cuidado para não errar na compra do WC.

RGB Rainbow (12v) - LED em cores fixas, sem efeitos, sem controle - não pode sequer desligar, alimentado pelo cabo da ventoinha.

Tem também fans e controladoras ARGB (5V) com conectores de 6 pinos, não compre nada desse tipo, é "garbage" (lixo), fans fracos que só servem de "enfeite".

WC de boa marca (Arctic, ASUS ROG, Cooler Master, Corsair,  DeepCool, Gigabyte, MSI, NZXT, Thermalright) com mais de 1 ano de garantia custam de R$ 350,00 para cima. Um dos mais barato que encontra é:

Thermalright Aqua Elite V3 ARGB (5V, 3 pinos) - R$ 399,90 - ontem era R$ 360,00.

• 3 anos de garantia.

Tem os genéricos - OEM de baixo custo de fabricação; com marcas gamer ou de lojas que são vendidos mais baratos, mas a durabilidade é menor e a garantia apenas 1 ano.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...