Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Coordenador
Postado

Boa tarde, pessoal.

Comprei um Samsung Galaxy S23 FE recentemente. Ao explorar o menu de configurações, localizei esta opção de segurança, que está embutida no próprio sistema:

image.png

Vocês já ouviram falar desse recurso? McAfee não me passa muita confiança... Será que faz sentido ativar isso?

Desde já, obrigado.

• Curtir 1
Postado

Minha experiência com mais de 10 anos usando Android: nunca precisei de antivírus, e nem sei se realmente faz alguma diferença para um usuário comum além de gastar bateria em segundo plano e de vez em quando acusar alguns falsos-positivos. Eu diria que talvez até possa ser uma ajuda para usuários leigos que não tem muito cuidado com o que acessam, clicam em links suspeitos recebidos nas redes sociais e coisas assim.

• Curtir 5
  • Coordenador
Postado

Pois é. Eu também nunca usei antivírus no Android e nem tive interesse de usar. Sou usuário básico e nunca vi muito sentido (kernel Linux e aplicativos em contêineres, anyway).

Contudo, fiquei curioso quando vi essa opção... Parece ser algo específico da Samsung. Não sei se apenas na série S ou em todos os smartphones atuais deles. Nem sei até que ponto isso daí seria um antivírus também.

• Curtir 1
Postado

tem Vídeo no YouTube de gente falando que é indispensavel e recomendam ativar assim que usar o aparelho pela primeira vez, alguns dizem que é um dos melhores antivirus do mercado e realmente, de acordo com o ranking, McAfee é o 4° antivirus mais "confiavel" por assim dizer, meu samsung tambem tinha isso e eu sempre deixava ativado pois as vezes eu uso Wifi publico e posso estar suscetível a invasões, nunca achei necessario ou efetivo mas como dizem: segurança nunca é demais, melhor prevenir do que correr o risco, talvez para usuarios mais leigos que podem acessar sites duvidosos pode ser muito importante. espero que você use esse S23 FE por um bom tempo...

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Uso o Kaspersky no celular também, é mais pela VPN e tem o cofre para senhas. Mas eu não ativaria essa opção do McAfee.

Pelo que pesquisei o McAfee que vem no Samsung não oferece proteção em tempo real, então parece só mais algo para ficar pesando e fazendo verificação de arquivos.

• Curtir 4
  • Coordenador
Postado

Deve ser igual aos antivírus de terceiros que vêm instalados no Windows, apenas um acordo comercial entre McAfee e a Samsung como forma de marketing. Me parece irrelevante, caso contrário já viria ativado de fábrica.

• Curtir 3
  • Confuso 1
Postado

@mick 07 podemos descartar a ideia de ser irrelevante pois ele bloqueia sim algumas coisas. ele não vem ativado de fabrica pois pode diminuir a duração da bateria ou deixar o celular "lento" dependendo do modelo, tambem pode bloquear algum aplicativo mesmo que não seja danoso. 

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado
3 minutos atrás, Mascote01 disse:

@mick 07 podemos descartar a ideia de ser irrelevante pois ele bloqueia sim algumas coisas. ele não vem ativado de fabrica pois pode diminuir a duração da bateria ou deixar o celular "lento" dependendo do modelo, tambem pode bloquear algum aplicativo mesmo que não seja danoso. 

Concordo. Mudarei a opinião: parece pouco relevante. Vai de cada um entender que o programa atende suas necessidades ou não. Continuo achando que é mais jogada de marketing, da mesma forma que ocorre com os antivírus de PC, que já vêm com uma versão trial no Windows, fazendo com que sejam as marcas modinhas, mas que na vida real possuem pouca efetividade. E bem, cada um é livre pra escolher. 🙂 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Mascote01 disse:

pois ele bloqueia sim algumas coisas

Estranho, até onde sei ele não tinha proteção em tempo real. Talvez tenham atualizado para os novos modelos.

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, Pedroou disse:

Estranho, até onde sei ele não tinha proteção em tempo real. Talvez tenham atualizado para os novos modelos.

mano, nem sei se pode chamar McAFee de anti vírus hj em dia, muito menos de que ele vá proteger o aparelho. Isso é mais uma parceria com a Samsung pra tentar vender algum plano deles. É melhor usar o Kaspersky na versão gratuita disponível na Play Store, geralmente anti vírus não são muito efetivos em smartphones, não adianta um antivírus se você clica em link malicioso e disponibiliza todos seus dados e cai num golpe de WhatsApp ou SMS, o Antivírus do próprio celular só faz escaneamentos nos aplicativos, sem armazenamento, ele escaneia aplicativos a quais os sistema android não os detecta como suspeito e ele não oferece proteção em tempo real, então é a mesma coisa que nada.

Se voce tem a função de proteção inclusa no seu aparelho, fica a seu criterio ativar e aumentar sua segurança, mesmo que seja uma porcentagem irrisoria, que com certeza é melhor do que nada, se voce tem medo de virus etc, recomendo um dispositivo da Apple pois é considerado um dos mais seguros atualmente, pois não precisam de "antivirus", 

a própria Apple impede que programas para este fim sejam oferecidos na sua loja de aplicativos para o iPhone e para o iPad.

Há limitações no desenvolvimento de aplicativos que impedem um antivírus de ser criado para iOS. Qualquer solução antivírus faz o scanner de todos os arquivos do sistema operacional e precisa ser capaz de verificar o que outros aplicativos estão fazendo e intervir ao detectar um comportamento suspeito. No iPhone, não é possível fazer isso. Por que? Porque todos os aplicativos são executados em sandboxes próprias. No contexto de cybersecurity, uma caixa de proteção (sandbox) fornece um ambiente rigidamente controlado no qual programas ou scripts podem ser executados com acesso limitado ao disco rígido. As sandboxes isolam os aplicativos mantendo-os distantes dos dados de outros e evitando a adulteração de arquivos do próprio sistema operacional. No iOS, mesmo um aplicativo mal-intencionado não poderá roubar dados ou comprometer o sistema, já que não poderá sair da sua própria sandbox. E um antivírus também não vai conseguir oferecer a proteção necessária porque será limitado do mesmo jeito. E, se um aplicativo não pode interferir no outro, o resumo é que “não existe vírus para iOS”, pode ate existir mas como eu ja disse, vai ser a mesma coisa que nada, se não gosta de Iphone, então use o Karspersky, não frequente sites duvidosos ou abra links de mensagens SMS suspeitos etc... De qualquer maneira, voce ainda fica suscetível a ataques de phishing, tanto no iphone como no Android, o jeito mesmo é se cuidar!

Postado

Acredito que antivirus não empresariais hoje me dia não passam de Bloatware, com meus 14 anos de experiência com android, sei que é mais viável você ter um proxy/firewall no celular e na rede interna para filtrar e controlar tudo que sai, do que um antivirus que se não sabe o que faz.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

Obrigado pelas respostas, pessoal. Como sou usuário básico, não ativei essa opção e não pretendo instalar um antivírus.

Em 13/11/2024 às 16:41, Mascote01 disse:

espero que você use esse S23 FE por um bom tempo...

A ideia é essa. O meu anterior, Zenfone Max Shot, foi usado por quase 6 anos. E só troquei porque precisava de um Android mais atualizado para testar os aplicativos que estou desenvolvendo, além de ter uma alternativa ao laptop para conectar a projetores. O Galaxy S23FE é o celular novo mais barato com capacidade de exibir vídeo usando o conector USB-C. Vou usar um hub para HDMI.

Se o anterior durou 6 anos, e isso porque era um intermediário que só recebeu uma atualização do Android, a minha expectativa é que esse Samsung dure bem mais.

Em 13/11/2024 às 21:23, Mascote01 disse:

Porque todos os aplicativos são executados em sandboxes próprias. No contexto de cybersecurity, uma caixa de proteção (sandbox) fornece um ambiente rigidamente controlado no qual programas ou scripts podem ser executados com acesso limitado ao disco rígido.

O Android também funciona dessa forma. Assim como os sistemas de Flatpak e Snap no Linux. E em todos os casos, inclusive para iOS, existe sim malware, embora com menor frequência e, muitas vezes, menor gravidade.

• Curtir 1
Postado
7 minutos atrás, KairanD disse:

O Galaxy S23FE é o celular novo mais barato com capacidade de exibir vídeo usando o conector USB-C. Vou usar um hub para HDMI.

Esse é um diferencial muito interessante da Samsung, não só enviar vídeo pelo USB, como também o modo DEX. Eu já experimentei no S20 FE, e achei bem bacana. Pena que muitas marcas (como a Xiaomi) economizam colocando USB 2.0 em vez de USB 3.0 até nos seus intermediários premium (concorrentes da linha S2x FE), o que se quer permite espelhar a tela via HDMI.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

Pois é. Um fator decisivo para eu escolher ele foi justamente isso. É um intermediário premium com os mesmos recursos da linha principal (toda a parafernália de IA e coisas como o modo DeX), além do mesmo ciclo de atualizações. São poucos os celulares assim.

A Motorola também tem um modo muito semelhante ao DeX agora (Ready For / Smart Connect, que inclusive ouvi que está melhor que o DeX em alguns aspectos), mas também são poucos os celulares que o suportam via USB-C e a lista é confusa: https://en-emea.support.motorola.com/app/answers/detail/a_id/160550/~/smart-connect-compatibility-chart

Eu estava entre o Samsung Galaxy S23 / S23FE e o Motorola Edge 50 Pro:

• Curtir 1
Postado

@KairanD sim, Motorola também é outra marca que tem oferecido smartphones bem completos na linha premium. Um colega meu tinha um Edge 20 Pro e ele tem suporte ao Ready For. Ele não tem PC nem console, então usava o celular dele pra jogar emuladores no monitor ou na TV.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...